domingo, 3 de abril de 2022

Grêmio 2x1 Ypiranga (Gauchão 2022, final, Arena do Grêmio, 02.04.2022, 16:30 - Grêmio pentacampeão gaúcho)

Depois da derrota de 0x1 para o Inter na Arena, inevitavelmente, todo mundo pegou no pé do Thiago Santos: com ele em campo, o time de Roger perde e toma gols; com ele fora do time, o Grêmio joga bem, faz gols e sai vencedor. Pode não ser culpa do cara, mas essa estatística implacável foi muito comentada.

Mas para o primeiro jogo da final, contra o Ypiranga, no sábado, em Erechim, não havia essa preocupação: Villasanti, a serviço da seleção do Paraguai, entrou no segundo tempo e tomou cartão amarelo no final do jogo, e assim ficou suspenso para o jogo seguinte da seleção. Com isso, ele já voltou do compromisso das Eliminatórias e estava em condições de voltar ao time do Roger.

O jogo foi às 16:30, e não acompanhei. Soube que o gol de Lucas Silva, de pênalti (sofrido por Churin), saiu nos acréscimos. Além disso, muitos elogiaram Campaz, e Diego Souza, por outro lado, começa a ser criticado por imobilidade em campo. Seja como for, o placar dá uma boa vantagem ao Grêmio, que decide no próximo sábado, o título do Gauchão 2022 contra o Ypiranga, que teve a melhor campanha na fase classificatória.


GAUCHÃO - FINAL (IDA) - 26/03/2022

YPIRANGA 0X1 GRÊMIO

YPIRANGA: Edson; Gedeílson (Guilherme Amorim, 34'/2ºT), Carlos Alexandre, Bispo e Diego Porfirio; Lorran (Robson, INT), Falcão, Luiz Felipe (Cesinha, INT), Marcelinho (Jefferson, 38'/2ºT) e Erick; Hugo Almeida (Gabriel Rossetto, 47'/2ºT). Técnico: Luizinho Vieira.

GRÊMIO: Brenno; Rodrigues, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti, Lucas Silva, Bitello (Vini Paulista, 34'/2ºT), Elias (Janderson, 24'/2ºT) e Campaz (Gabriel Silva, 24'/2ºT); Diego Souza (Diego Churín, 34'/2ºT). Técnico: Roger Machado.

Gols: Lucas Silva (G) aos 47 minutos do segundo tempo.Cartões amarelos: Bispo, Edson e Marcão (Y); Bitello e Geromel (G)Local: Estádio Colosso da Lagoa, em ErechimPúblico e renda: não divulgado.Arbitragem: Anderson Daronco, auxiliado por Jorge Eduardo Bernardi e Maíra Matella Moreira. VAR: Bráulio da Silva Machado (SC).


Agitou bastante a torcida a expectativa pela contratação de Tetê. O cara, que foi revelado na base gremista, mas vendido sem atuar no time principal para o Shaktar Donetsk, está com contrato suspenso e pode mudar de time, devido à guerra na Ucrânia (invasão da Rússia). A ideia é que ele se transfira pra outro clube europeu, e atue no Grêmio por três meses (ou 15 rodadas da Série B), sem custo, nem de salários.

Churín está de saída para o Atlético-GO, e houve negociações para a vinda de Elkeson, atualmente sem time, que está há muitos anos na China, e Gabriel Teixeira, atacante de velocidade do Fluminense.

A vantagem no primeiro jogo da final meio que antecipou um clima de já ganhou, que a imprensa não disfarçou. E eu também estava de sangue doce, e só em alguns instantes pensei na possibilidade do Ypiranga virar o jogo e sair vencedor, o que era improvável, mas nada impossível.

A mobilização para o jogo foi grande. Saí pouco mais de uma hora antes das 16:30, e o Waze indicava bastante trânsito perto da Arena. E quando vi uma fila de carros na Dona Teodora, resolvi seguir os caminhos alternativos do Waze, e aí que passei pelas ruas estreitas com pessoas caminhando, e nas proximidades da Arena, aí sim, a galera concentrando para o jogo, os vendedores ambulantes (fiquei de olho no cavalinho gremista, que há muito não via pra vender, e queria trazer pra minha filha), e as coisas pareciam ter realmente ficado complicadas para estacionar. De algum jeito o fluxo foi indo, e consegui chegar na rótula e entrei no E2 pela entrada da Brentano mesmo, e estacionei mais ou menos perto, antecipando que na volta pra casa eu pegaria essa mesma entrada para sair.

A pé por todo o E2, finalmente cheguei perto da rampa que geralmente entro, da arquibancada norte, mas a fila era enorme. Resolvi apostar, e segui até a rampa seguinte. A fila era muito menor e em seguida eu tava na esplanada. Aí encontrei filas enormes nos portões. Segui até o meu, apressando o passo, pois tinha menos de 10min pra bola rolar, e entrei rápido.

Consegui um lugar na última cadeira da última fileira pra direita do ataque gremista no primeiro tempo. Acompanhei os times entrando em campo, o hino do Rio Grande do Sul, e todo o primeiro tempo ali.

O jogo foi muito difícil. O Ypiranga estava preparado e muito firme na marcação, e nas tentativas de saída para o jogo. Vi Lucas Silva, Elias, e Villasanti muito combativos. Não reparei no Bitelo, apesar do cara ter sido elogiado a ponto de ser escolhido melhor em campo, e melhor do Gauchão. Acho que eu ainda confundo ele com outros jogadores (possivelmente pelo local onde assisto, não enxergo os números nas camisetas - e todos os caras têm duplos dígitos nas costas, é difícil distinguir). O Rodrigues é combativo na marcação e tem energia, mas em alguns passes que ele tentou dar, ou dominadas de passes recebidos, aí entendi parte das críticas que vi nas redes sociais. Seja como for, o cara não compromete na defesa, e foi um baita acréscimo no time, considerado o titular anterior da posição (Orejuela já saiu).

Ferreira tentou jogadas agudas o tempo todo, mas me parece que ainda sente ritmo de jogo. O cara tem que ter pique pra fazer toda a jogada de drible e arrancada sobre o adversário, e chegar inteiro pra concluir. Reparei que ele é o alvo preferido para provocações. Já tinha sido assim com o Inter, e agora o camisa 6 do Ypiranga pegou no pé do Ferreira e os dois ficaram um tempão se empurrando, com provocações, e a coisa realmente estava esquentando, até que o Vuaden foi avisado e deu cartão amarelo pros dois. Como o Ferreira joga do lado esquerdo, e estava no direito só por um momento, não teve mais confusão. Alguma coisa deve ter que os times ficam querendo provocar o Ferreira, e penso que pode ser coisa local, dos times gaúchos, e que na Série B não deve rolar. O nível de rivalidade do Grêmio para os demais times da Série B é em outro patamar, então me parece que não tem razão esse tipo de provocação direcionada para um jogador destacado e talentoso, como é o Ferreira.

O gol saiu no final do primeiro tempo, com cobrança de falta na trave, e Bruno Alves estava esperto para pegar o rebote.

O 1x0 deu tranquilidade, pois consolidava a vantagem. O segundo tempo também foi de jogo difícil. O 2x0 veio num lance que o Rodrigues concluiu, mas o Vuaden anulou o gol. O jogo ficou interrompido por longos minutos par análise do VAR. Eu estava conformado com o gol anulado, mas com a demora, comecei a achar que deveria ter sido gol mesmo. Estranhamente o Vuaden apontou o centro do campo e deu o gol - eu achei que ele seria chamado para ver o gol na televisão, e por conta própria decidir que o gol tinha valido, ainda mais que na hora do lance ele tinha anulado o gol. Então ficou estranho, o jogo parado, aí o cara ouve o VAR dizer que foi gol, e aí ele aponta pro centro do campo e dá o gol. Enfim, Arena e o time comemoraram muito. 

Foi bonito a torcida cantando “é campeãaaaaao˜, ou “o Grêmio vai sair campeãaaaaao”, mas logo em seguida o Ypiranga descontou e ficou 2x1 (não vi o gol, estava curtindo a vibe do estádio).

A partir daí o relógio andou, e o jogo parou bastante. A torcida respeitou o Ypiranga, pois o jogo ainda não estava decidido. Mas quando o fim do jogo se aproximou, o placar parecia irreversível, e aí veio a festa da torcida: galera ligou a lanterna do celular, e cantou “já chegou a hora”.

Fim de jogo, hino do Grêmio, e fiquei até o Geromel levantar a taça do Gauchão. O cara teve mais uma atuação segura, dando carrinho na bola, se antecipando daquele jeito clássico dele.

Rapidamente cheguei no carro, ia sair por onde entrei, mas fui avisado que pela Brentano já tinha muita gente na rua. Então saí pela outra entrada, e dessa vez a EPTC fez o certo e liberou a saída dos carros pela Voluntários. Tinha bem pouca gente na rua, então os carros rapidamente saíram pela Voluntários. Foi o jogo de 40mil que fiquei até o final e saí mais rápido do estacionamento.

O título do Gauchão foi muito comemorado e celebrado, principalmente pelo ano decepcionante de 2021 (após o Gauchão 2021 parece que o Grêmio só perdeu). É animador ver que o time tem jogadores empolgados (Lucas Silva, Villasanti, Geromel) e novatos dando resposta positiva (Bitelo, Elias), e percebo que os caras têm usado as redes sociais para interagir com a torcida,

Roger Machado teve muito mérito na conquista. O cara teve praticamente o mesmo elenco do Wagner Mancini, mas fez alterações importantes, como arrumar o meio-campo (a dupla Thiago Santos e Lucas Silva deu lugar ao trio Villasanti, Lucas Silva e Bitelo), com duas grandes sacadas: a partir da dica do Arce, escalou Villasanti como primeiro volante, e ao observar o jogo fora de casa contra o União Frederiquense, apostou em Bitelo e Gabriel Silva (esse ainda se adaptando ao time titular), tendo notado que os guris mostraram o seu futebol, sem se intimidar com a escalação do time, ou a posição na tabela. Tenho a impressão de que com o Mancini ainda estaríamos remando naquelas escalações, com resultados suados, e evolução lenta. É difícil estar na posição do cara, pois ele estava dirigindo o time durante o rebaixamento, e com pressão para acertar na largada de 2022, e com grande compromisso de voltar para a Série A, é possível que o cara não tivesse a cabeça limpa o suficiente da pressão para poder pensar nas coisas que poderiam dar certo com o time. Veio o Roger, sem nada com o rebaixamento, e na primeira partida o cara se deu bem com a nova escalação, e pode refinar o esquema até a final do Gauchão.

Tenho expectativa de que para a Série B o Grêmio faça boa campanha, independente dos reforços. Mas reforços virão, e agora já se especula sobre a janela de julho, de maneira que o time que vai começar a competição já está por aí, e os reforços de maior calibre pode ser que cheguem na metade do ano.

A competição já começa na semana que vem, fora de casa, contra a Ponte Preta.


GAUCHÃO — FINAL (VOLTA) — 2/4/2022

GRÊMIO: Brenno; Rodrigues, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti, Lucas Silva (Thiago Santos, 49’/2ºT) e Bitello (Benítez, 49’/2ºT); Campaz (Janderson, 35’/2ºT), Elias (Churín, 35’/2ºT) e Ferreira (Gabriel Silva, 38’/2ºT). Técnico: Roger Machado

YPIRANGA : Edson; Gedeílson, Carlos Alexandre, Bruno Bispo e Diego Porfírio; Lorran (Robson, 18/2ºT, depoisJefferson, 35’/2ºT) e Falcão; Matheus Santos Gabriel Rossetto, 35’/2ºT), Marcelinho (Cesinha, INT) e Erick; Hugo Almeida (Rodrigo Carioca, 13’/2ºT). Técnico: Luizinho Vieira

GOLS: Bruno Alves (G), aos 45min do 1º tempo; Rodrigues (G), aos 29min, Erick (Y), aos 33min do 2º tempo

CARTÕES AMARELOS: Ferreira (G); Diego Porfírio, Falcão (Y)

PÚBLICO PAGANTE: 41.913

PÚBLICO TOTAL: 43.889

RENDA: R$ 3.244.443,00

ARBITRAGEM: Leandro Pedro Vuaden, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Tiago Augusto Kappes Diel. VAR: Adriano Milczvski (PR). 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...