sábado, 16 de abril de 2022

Grêmio 0x1 Chapecoense (Brasileirão Série B 2022, 2.ª rodada, Arena do Grêmio, 15.04.2022, 19:00)


 Para o início da Série B houve mudanças no elenco: saíram Orejuela (devolvido para São Paulo, que já repassou), Churin (para Atlético-GO), Jean Pierre (emprestado para time da Turquia, descobriu-se um tumor no testículo, fez tratamento, voltou, e se encaminhou para o Avaí), Rildo (Bahia). Vieram ex-gremistas Edilson (ex-Avaí, estava sem clube), Ricardinho, Thaciano (ainda pendente), Elkeson (parado desde novembro de 2021, vindo da China), Natã (um dos melhores zagueiros do Gauchão 2022, estava emprestado para Aimoré). Veio ainda Gabriel Teixeira, atacante de velocidade, do Fluminense (pedida do Roger). Tetê não veio (saiu do Shacktar para o Lyon, que não aceitou emprestá-lo por três meses para o Grêmio).

A estreia foi fora de casa, contra a Ponte Preta. Esperava um jogo difícil, mas acreditava em vitória, pois o time está com moral alta pelo título no Gauchão 2022. Mas o resultado foi um empate sem gols, pênalti perdido por Lucas Silva, e muitas críticas pelas chances desperdiçadas. Opiniões unânimes de que deixou dois pontos perdidos.

Série B - 1ª rodada - 9/4/2022

Ponte Preta 0x0 Grêmio

PONTE PRETA: Caíque França; Bernardo, Thiago Oliveira, Fabrício e Artur; Felipe Amaral (Moisés Ribeiro, 24’/2ºT), Léo Naldi, Wesley (Igor Formiga, 24’/2ºT), Matheus Anjos e Fessin (Nicolas, 16’/2ºT); Danilo Gomes (Echaporã, 21’/2ºT). Técnico: Hélio dos Anjos.

GRÊMIO: Brenno; Rodrigues, Geromel, Bruno Alves, Diogo Barbosa; Villasanti, Lucas Silva e Bitello (Gabriel Silva, 33’/2ºT); Campaz (Gabriel Teixeira, 22’/2ºT), Ferreira (Janderson, 33’/2ºT) e Elias  (Ricardinho, 23’/2ºT). Técnico: Roger Machado.

Cartões amarelos: Wesley e Bernardo (P); Gabriel Teixeira, Diogo Barbosa e Rodrigues (G).

Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.

Público e Renda: 5.205 (4.655 pagantes). R$ 130.400,00.

Arbitragem: Paulo Roberto Alves Junior, Ivan Carlos Bohn e Victor Hugo Imazu dos Santos (trio paranaense); VAR: Rodrigo de Miranda (Rio de Janeiro).


Roger manteve o time mais uma vez para o primeiro jogo na Arena, contra a Chapecoense, em 15.04.2022 (feriado de Páscoa). Durante a semana ficou-se debatendo o tipo de jogo do time do Roger, que geralmente deixa o adversário jogar com a bola (ter mais posse), e aproveitar os espaços e fazer gols nos erros e nos contra-ataques. Mas como seria no caso de times que não vão propor o jogo, nem ficar com posse de bola? Times que vem para se retrancar?  Bitello foi um grande valor revelado esse ano, e Villasanti parece que encontrou seu lugar como primeiro volante, então o dilema é manter Lucas Silva ou escalar um jogador mais jovem, ainda sem experiência, mas com aptidão melhor para o jogo, como Gabriel Silva. Roger tem mantido Lucas Silva, e pelo que entendi, ele está preparando o Gabriel Silva para amadurecê-lo no decorrer da competição.

Sai para a Arena depois de 18:15, me desloquei rápido até perto do Estádio, quando me surpreendi com as filas na rampa da Gremiomania, e sobretudo, as filas enormes de carros para o E2 (não tinha visto nenhuma fila esse ano, nem no Grenal, nem na final contra o Ypiranga). Pelo menos a fila na rampa oeste já estava tranquila e encontrei um lugar para acompanhar o jogo pouco depois do Hino Nacional.

Lucas Silva continua sendo um dos jogadores mais acionados. Villasanti apareceu bem, e pensei se não devia ele ocupar o lugar de Lucas Silva, e algum outro ser o primeiro volante. O cara tem mais pique. Rodrigues deu contribuição defensiva, mas tanto acertou cruzamento, como errou dominada de bola (e chutou longe para a torcida, o que pegou mal para os que estavam perto de mim). Campaz também deu uma roubada de bola importante numa saída de ataque da Chapecoense. Mas nas cobranças de escanteio ele é irregular, e é sempre acionado para a cobrança do lado direito, para cobrar com o pé esquerdo. A primeira cobrança foi fraca, no meio das pernas da defesa do time visitante. Parece sem força, muitas vezes, e aí entendo a irritação de parte da torcida com o cara. Mas ao mesmo tempo, ele quase acertou um chute de sem pulo no meio da área, e cobrou uma falta que exigiu grande defesa do goleiro adversário. Ferreira mostra muita energia, sempre tenta a jogada individual, mas não está em boa fase. No primeiro tempo, o Grêmio dominou, mas não conseguiu concluir com competência que a gente gostaria. Fiquei com a impressão de que a Chapecoense estava bem preparada para neutralizar o esquema do Roger. E que o time não tinha repertório para sair dessa retranca.

A esperança era o segundo tempo, e Roger começou as alterações aos 10min, com as estreias de Ricardinho e Edilson nos lugares de Elias (lutou muito, mas não foi efetivo) e Rodrigues. Mais 10min e entraram Biel (no lugar de Campaz) e Gabriel Silva (saindo Lucas Silva). Parecia que as coisas iam engrenar, mas foi a Chapecoense quem fez o gol, aos 30min do segundo tempo. Não vi nada do gol, pela minha visão de jogo, mas o Diogo Barbosa passou a ser vaiado cada vez que tocava na bola, então pode ser que ele tenha falhado no lance.

O jogo se arrastou até o final. Ricardinho não teve pênalti assinalado (o Var nem chamou), apesar do cara ter sido atingido no rosto e teve o sangramento estancado com uma bandagem na testa. Final de jogo teve vaias, aplausos, e os caras da Chapecoense agradecendo ajoelhados com as mãos para o céu.

SÉRIE B — 2ª RODADA — 15/04/2022

GRÊMIO: Brenno; Rodrigues (Edilson, 13’/2ºT), Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti, Bitello (Kevin Quejada, 33’/2ºT) e Lucas Silva (Gabriel Silva, 21’/2ºT); Campaz (Biel, 20’/2ºT), Ferreira e Elias (Ricardinho, 13’/2ºT). Técnico: Roger Machado

CHAPECOENSE: Vagner; Ronei, Léo, Victor Ramos e Fernando; Marcelo Freitas, Betinho (Matheus Bianqui, 10’/2ºT), Luizinho (Orejuela, INT), Lima (Derek, 21’/2ºT) e Maranhão (Claudinho, 21’/2ºT); Perotti (Xandão, 36’/2ºT). Técnico: Gilson Kleina

GOLS: Matheus Bianqui (C), aos 30 do 2º tempo

CARTÕES AMARELOS: Luizinho, Victor Ramos (C)

PÚBLICO E RENDA:23.500 (22021 pagantes). R$ 975.461,00

ARBITRAGEM: Edina Alves Batista, auxiliada por Marcelo Van Gasse e Alex Ang Ribeiro VAR:José Cláudio Rocha Filho (quarteto de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...