domingo, 19 de fevereiro de 2006

Grêmio 3x1 Veranópolis (Gauchão, 1.ª fase, Estádio Olímpico, 19/02/2006, 16h)

Dirigimo-nos ao Olímpico perto das 15h45min, e lá chegando, nos posicionamos no lado da social da goleira da Cascatinha, de modo que assistimos, no 1.º tempo, ao Grêmio atacando do lado oposto. Com a classificação garantida, a disputa dessa última rodada da 1.ª fase era para ver quem ficaria com a melhor campanha nos 3 grupos, a fim de levar a vantagem de decidir o campeonato em casa. Assim, todos os jogos da rodada foram realizados no mesmo horário (só um que foi realizado no sábado, entre duas equipes que já não disputavam mais nada).

O Grêmio foi a campo desfalcado de Tcheco; mas contou com o retorno de Maidana e, especialmente, Galatto, recuperado de lesão no cotovelo que o afastou dos campos por mais de um mês (fato que promoveu a escalação dos dois goleiros reservas, Marcelo Grohe e Cássio, ambos com boa participação). Para nossa surpresa, Nunes compôs a zaga pelo lado esquerdo – e foi razoavelmente bem (no mínimo, melhor que Marcelo Oliveira). Pedro Júnior e Lipatin compuseram o ataque; Lucas, Sandro, Marcelo Costa e Paulo Ramos formaram o meio-campo. Patrício iniciou a partida pela primeira vez após a suspensão; Bruno Coutinho foi improvisado, mais uma vez, na lateral-esquerda.

Desde o início do jogo o Grêmio se impôs frente ao Veranópolis, desperdiçando muitas chances de gol. Pedro Júnior desencantou e marcou o primeiro gol da tarde, apanhando dentro da área um rebote, após chutes a gol de Lipatin ou algum outro que estava no ataque. Não demorou nenhum minuto a comemoração, pois o Veranópolis avançou e, num cruzamento lá da esquerda, Guilherme aparou de cabeça (falha de Nunes, que não pulou junto com o atacante). Mas o empate não tinha nada a ver com o jogo; o Grêmio era muito melhor. Curiosamente, a torcida comemorou o gol da Ulbra – marcado pelo velho Fabiano – e a alma castelhana, inclusive, fez a avalanche (na verdade eu acho que a avalanche se deu em virtude de um gol anulado do Grêmio, feito naquele instante). De qualquer maneira, Pedro Júnior foi bem, participando bastante. Lucas marcou bastante e fez poucas faltas. Bruno Coutinho, desimpedido, esteve tranqüilo. Maidana mostrou-se firme e competente a partida toda. E Galatto, mesmo pouco exigido, mostrou que é o goleiro titular. No decorrer da etapa inicial o tricolor diminuiu o ritmo, que só melhorou, e muito, no 2.º tempo.


Após o intervalo, o Grêmio voltou elétrico: Lipatin desperdiçou grande jogada, de fora da área. Sandro Goiano e Paulo Ramos (este machucado), deram lugar a Jeovânio e William. Este apareceu pela 1.ª vez, nunca ouvi falar dele pela imprensa. Mas o garoto teve participação muito boa, fazendo até umas dispensáveis pedaladas estilo Robinho (pelo menos o cara não perdia a bola, como acontece com alguns caras que só se acham).


O Grêmio insistiu bastante nos chutes de longa distância. Até que Marcelo Costa, aos 17 min, acertou um belo chute e desempatou a partida. Lipatin, por sua vez, continuou com dificuldades nas conclusões, no que passou a ser seguido por Pedro Júnior. A social passou a chamar por Herrera, e antes que ficasse tarde demais, após os 30 min, Mano colocou o atacante argentino no lugar do uruguaio. Logo no primeiro lance, Herrera mostrou-se muito mais competente e objetivo no ataque. Não por acaso, aos 40min, numa bola alta que sobrou na grande área, Herrera caprichou e marcou o 3.º gol (se fosse o Lipatin a bola teria ido parar nas cadeiras).


O resultado foi muito satisfatório, mas não foi suficiente para a obtenção da melhor campanha da 1.ª fase. Resta agora o sorteio que se dará nesta 2.ª feira, para a formação dos grupos da fase seguinte.

GRÊMIO: Galatto; Patrício, Maidana, Nunes e Bruno Coutinho; Lucas, Sandro (Jeovânio, int.), Marcelo Costa e Paulo Ramos (William, int); Pedro Jr. e Lipatin (Herrera, 36' 2º t). Técnico: Mano Menezes

VERANÓPOLIS: Marcão; Elizeu, Fábio Vidal e Renato Tilão; Peter, Bagnara, Ricardo, Alexandre (Elivélton, 36' 2º t), Vandré (Gilvan 21' 2º t) e Xavier; Ricardo e Guilherme (Marinho, 37' 2º t). Técnico: Paulo Henrique

Arbitragem: Vinícius Costa da Costa, auxiliado por Paulo Ricardo Conceição e Marcelo Oliveira e Silva.
Renda: R$ 62.250.
Público: 10.859 (9.048 pagantes)

Um comentário:

  1. boa tarde, sabe onde posso conseguir os gols deste jogo. abraço

    ResponderExcluir

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...