segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006

Grêmio 2x1 Santa Cruz (Gauchão, 1.ª fase, Estádio Olímpico, 12/02/2006, 20h30min)

O Grêmio enfrentou uma má-fase nos últimos jogos: empatou fora (0x0) e perdeu no Olímpico (01/02) por 2x1 para o Farroupilha, empatou em Bento Gonçalves com o Esportivo (2x2), e ganhou chorado do lanterna São Luiz, em casa, por 1x0 (08/02 – não foi por causa da aula no Goethe).

Em todos os jogos do Gauchão, a equipe entrou com uma formação diferente. Desta vez, promoveu-se a estréia do terceiro goleiro, Cássio, no lugar de Marcelo Grohe, machucado. Bruno Coutinho foi escalado improvisado na lateral-esquerda. A zaga seria formada por Evaldo e Marcelo Oliveira (Maidana suspenso pelo terceiro cartão amarelo). Herrera se contundiu em treinamento durante a semana e cedeu lugar para Pedro Júnior. O meio-campo formou com Jeovânio, Lucas, Tcheco e Marcelo Oliveira, com Pedro Júnior e Reinaldo no ataque. Alessandro ocupou a lateral-direita.

Sozinho em Porto Alegre, após um massacrante concurso de 15h no Colégio Dom Bosco (5 horas no sábado de tarde, 5 horas no domingo pela manhã, e 5 horas no domingo pela tarde), programei-me para assistir pelo menos ao 1.º tempo deste jogo. Cheguei perto das 19h50min e fui na Gremiomania (que está no Liquida Porto Alegre, mas a lotação do local impediu qualquer movimentação). Posicionei-me bem na linha do centro do gramado, antepenúltimo assento.

O Grêmio jogou o 1.º tempo inteiro no ataque; o Santa Cruz não chegou nenhuma vez no gol de Cássio. Entretanto, logo apareceram deficiências e o jogo ficou morno, com muitos erros. Bruno Coutinho me pareceu um guri, bem desconcentrado, errando bolas fáceis (chegou dar uma rosca pela linha de fundo num cruzamento). Alessandro, por outro lado, surpreendeu com umas duas jogadas bem agudas lá pelo lado direito, até a linha de fundo. Lucas errou muitos lances. Tcheco foi quem cresceu durante a partida e foi o criador da jogada do 1.º gol (que eu gravei na máquina): numa cobrança de falta perto da grande área, a bola respingou na defesa e no bate-rebate, Marcelo Costa finalizou para as redes.

Não demorou nada e numa jogada muito rápida, com trocas de passes no meio campo, Lucas passou para Tcheco que vinha de trás e chutou forte, fora do alcance do goleiro.

A arbitragem foi muito criticada por jogadores, dirigentes e por Mano Menezes; este passou boa parte do 1.º tempo reclamando da falta de critério do árbitro. O quarto árbitro se dirigia ao técnico pedindo para que parasse de se manifestar, e essa atitude sempre causa reação da social; nunca vi um árbitro ser tão vaiado como foi esse quarto árbitro – chegou a ser constrangedor, de tanto que foi xingado.

Quanto ao 2.º tempo, eu já estava em casa, mas posso dizer que o Santa Cruz marcou o seu gol perto do final do jogo, num rebote que o goleiro Cássio espalmou para a frente (ao invés de jogar para o lado), tendo a bola ficado na frente de um atacante adversário que, impedido, marcou o gol. Alessandro foi expulso (2.º cartão amarelo) logo nos primeiros minutos do 2.º tempo, e Patrício (que teve a suspensão reduzida), voltou aos gramados no lugar de Pedro Júnior. A atuação de Tcheco foi bastante elogiada. Ao final do jogo, Cássio salvou a vitória numa defesa dita excepcional.

Estranhamente, nem o ClicRBS nem o site do Grêmio divulgaram, como de costume, as escalações e o público/renda (pouco mais de 9 mil pessoas), de modo que essas informações ficam prejudicadas.

GRÊMIO: Cássio, Alessandro, Marcelo Oliveira, Evaldo, Bruno Coutinho, Jeovânio, Lucas, Tcheco, Marcelo Costa, Pedro Júnior (Patrício), Reinaldo (Lipatin). Técnico: Mano Menezes.

SANTA CRUZ: Renato, Marcão, Anderson, Glauber, Luis Fernando, Odair Santos, Roque, Fábio Nunes, Odair (Éder), Júnior, Leandro. Técnico: Armando Dessessards.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...