domingo, 9 de junho de 2013

Brasil 3x0 França (Amistoso internacional, Arena do Grêmio, 09.06.2013, 16h)

Porto Alegre está fora da Copa das Confederações 2014, que será disputada no Brasil, a partir de 15.06.2013. Mas com a Arena pronta e funcionando, e o técnico Felipão (que gosta de mandar jogos em Porto Alegre quando a situação não está boa para a Seleção Brasileira) no comando, ajustou-se o último amistoso preparatório para a Arena do Grêmio contra a França. Se de um lado Felipão tenta armar um time competitivo e superar o retrospecto negativo do antecessor Mano Menezes, de outro Deschamps tem uma Seleção da França com vários bons jogadores e com ótimo desempenho em competições internacionais. Além disso, há mais de 20 anos o Brasil não vence a França.

A venda dos ingressos foi pela internet, primeiro para os clientes Mastercard, depois para o público em geral, e por último em pontos de venda dispersos pela cidade. Acabei me impressionando com a rápida venda nos primeiros dias e comprei os ingressos (o meu, o da Sabrina, e o do meu pai) de noite, pela internet mesmo, com o público em geral, e sem nenhum problema de acesso (diferentemente dos relatos de instabilidade do site). Para uma visão de jogo diferente da que acostumamos nos jogos do Grêmio, elegemos a cadeira gramado, e involuntariamente errei o lado: escolhi o leste, perto da geral. No dia do jogo, por mim tinha ido mais cedo, mas acabamos indo depois das 14h, e com uns 40min de trânsito, fomos os últimos a conseguir estacionar no E2.

Estávamos empolgados com o (a) jogo do Brasil, (b) contra a França, (c) na Arena. Parece uma prévia de Copa do Mundo, e aí nos pilhamos ainda mais para ver jogos da Copa em Porto Alegre, e até jogos do Brasil nos outros estádios. A Arena já estava cheia, os lugares muito fáceis de encontrar e em seguida acompanhamos o aquecimento dos times em campo. A cadeira gramado é muito boa de acompanhar o jogo, como alguns colegas já haviam antecipado, e é bem fácil identificar os jogadores em campo (por outro lado, lá em cima é melhor de ver disposição tática, e o jogo parece mais tranquilo de ver).

Com a bola rolando, o Brasil entrou em campo com o que tinha de melhor (alguém pode querer Fernando no time, e alguém no lugar do Hulk, mas qualquer opção é defensável nesses casos), e a França sem força máxima (Ribery e Nasri foram preservados, dentre outros). Particularmente queria conferir as atuações de Thiago Silva, Oscar, Neymar, Benzema e sobretudo Valbuena. O baixinho do Olympique de Marselha não decepcionou e correu o tempo todo, mas os seus companheiros não finalizaram bem. O Brasil foi para o ataque desde o início de jogo. A França tinha melhor toque de bola e melhor saída de jogo. O Brasil as vezes lembrava o Grêmio, com os zagueiros iniciando as jogadas, lentamente (diferença é a qualidade dos zagueiros). Lamentavelmente não houve gol do Brasil no 1.º tempo, pois acompanhamos de perto o ataque do time do Felipão.

Para o 2.º tempo não houve alterações. O Brasil voltou melhor, e aos 8min Oscar abriu o placar. Em seguida saiu junto com Hulk para o ingresso de Fernando e Lucas. A partir daí várias alterações nos 2 times. O Brasil ampliou com um gol de Hernanes, e deixamos a Arena com uns 40min para não se apertar no trânsito da saída. Perdemos o 3x0, com gol de pênalti do Lucas.



BRASIL: Julio Cesar, Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Luiz Gustavo (Hernanes, 35'/2ºT), Paulinho (Dante, 40'/2ºT) e Oscar (Fernando, 19'/2ºT); Neymar (Bernard, 42'/2ºT), Hulk (Lucas, 19'/2ºT) e Fred (Jô, 25'/2ºT). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

FRANÇA: Lloris, Debuchy, Rami, Sakho e Mathieu; Matuidi (Grenier, 24'/2ºT), Cabaye (Gomis, 36'/2ºT), Payet, Valbuena (Lacazette, 24'/2ºT) e Guilavogui; Benzema (Giroud, 24'/2ºT). Técnico: Didier Deschamps

Árbitro: Victor Hugo Carrillo Casanova, Jonny Moncada (PER) e Cesar Escano (PER). Renda e público: R$ 6.833.515,00/ 51.643 pagantes. Cartão Amarelo: David Luiz (BRA). Gols: Oscar, 8'/2ºT (1-0); Hernanes, 38'/2ºT (2-0); Lucas, 47'/2ºT (3-0)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...