quarta-feira, 5 de junho de 2013

Grêmio 1x0 Vitória (Brasileirão 2013, 4.ª rodada, Arena do Grêmio, 05.06.2013, 21h)

O Grêmio foi eliminado do Gauchão 2013, e em seguida da Copa Libertadores 2013. O trabalho de Luxemburgo sofreu sério questionamento, sobretudo pela derrota contra o Santa Fé, em Bogotá. Para esse jogo o Grêmio se preparou concentrando-se 10 dias em Bogotá, a fim de se aclimatar à altitude. Luxa não pode comandar o time em campo, pois foi suspenso por 6 jogos (mais multa) pelos incidentes após o jogo contra o Huachipato. Seja como for, o Grêmio esteve irreconhecível, e a desclassificação foi decepcionante (agora só o Atlético-MG, candidato ao título, representa o Brasil, pois Fluminense, Corinthians e Palmeiras ficaram de fora).

Koff bancou a permanência de Luxa. O elenco será reformulado, pois a folha de pagamento é muito alta, não há mais a Libertadores para jogar, e o desempenho de alguns jogadores foi insuficiente (André Santos tinha contrato até julho, mas já foi liberado; Vargas provavelmente será exigido de volta pelo Napoli; Cris é banco de Bressan; Willian José foi cedido ao Santos). A aposta é em alguns reforços e na valorização dos jovens (irmãos Biteco, Lucas Coelho, Alex Telles, Ramiro). Fernando, por outro lado, na Seleção Brasileira que disputará a Copa das Confederações, provavelmente será vendido.

O Brasileirão 2013 iniciou para o Grêmio contra o Náutico no Alfredo Jaconi (decorrência de uma perda de mando de campo devido aos incidentes no Grenal da última rodada do Brasileirão 2012, no Estádio Olímpico). A vitória foi de 2x0. O jogo da 2.ª rodada, contra o Atlético-MG foi adiado, e na 3.ª rodada o time do Luxa perdeu a ótima chance de vencer o Santos na Vila Belmiro (isso só aconteceu uma vez, em 2008, na temporada inédita de Roth), pois Neymar tinha acabado de ser vendido para o Barcelona, e na véspera da partida o técnico Muricy Ramalho foi demitido. O Grêmio saiu na frente com gol de Vargas, mas cedeu o empate: Souza cometeu pênalti (há quem diga que não houve intenção de dominar a bola com a mão), e Willian José consolidou o 1x1.

Luxa anunciou que faria revezamento de Elano e Zé Roberto, pois entende que o campeonato é longo e é inviável manter os titulares em todos os jogos. Acredito que ele está certo, o Brasileirão é sua especialidade, e desde o ano passado foi possível notar como ele distribui o elenco nas rodadas. No caso, ele preservou Elano desse jogo contra o Vitória, pela 4.ª rodada, para escalar Guilherme Biteco, pois nos jogos seguintes o Grêmio enfrenta Atlético-MG e São Paulo. Para mim, não tem polêmica, e é a resposta para quem reclama de falta de oportunidades: a temporada é longa - todos vão jogar.

Fomos para a Arena com uma hora de antecedência, mas parando para abastecer e tudo mais, chegamos em cima da hora, e com a bola rolando. O acesso estava bem tranquilo, e esse jogo marcou o retorno do setor da Geral, com grades para evitar a avalanche.

O início do jogo foi morno, mas a partir dos 20min o Grêmio passou a colecionar chances de gol. Barcos tem jogado muito mal, e teve algumas oportunidades, e assim como as de Kleber, todas encontraram o goleiro do Vitória. Ao final do jogo elogiou-se a atuação do goleiro do Vitória, mas eu credito muito mais a ineficiência dos atacantes gremistas, que facilitaram a tarefa do goleiro concluindo as jogadas onde ele já estava.

No 2.º tempo Luxa promoveu o ingresso de Elano no lugar de Biteco, e o cara entrou muito bem. Assumiu a armação do time, e foi decisivo ao fazer o gol da vitória em cobrança de falta.



GRÊMIO: Dida; Pará, Bressan, Werley e Alex Telles; Adriano (Welliton, 21'/2º), Souza, Guilherme Biteco (Elano, 12'/2º) e Zé Roberto; Kleber (Ramiro, 26'/2º) e Barcos.Técnico: Vanderlei Luxemburgo

VITÓRIA: Wilson, Nino, Gabriel Paulista, Vitor Ramos e Danilo Tarracha; Michel, Neto Coruja, Cáceres (Marquinhos, 26'/2º) e Escudero; Vander (Willie, 34'/2º) e Dinei (Giancarlo, int). Técnico: Caio Júnior. Gol: Elano (G), a 24 do segundo tempo. Cartões amarelos: Kleber, Adriano, Welliton (G), Gabriel Paulista, Vitor Ramos (V). Arbitragem: Marcos André Gomes da Penha, auxiliado por Vanderson Zanotti e Leonardo Mendonça (trio capixaba). Renda: R$ 434.699,00. Público: 17.666 (15.665 pagantes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...