quarta-feira, 31 de agosto de 2005

Grêmio 0x0 Vila Nova (Série B, Estádio Olímpico, 26/08/2005, 20:30)

A esta altura do campeonato o Grêmio se encontra numa posição impensável há pouco tempo: 4.º lugar, em ascensão, jogando bem todos os jogos, resultando numa boa fase. Mano parou de ser questionado pela imprensa, especialmente após a convincente vitória de 2x1 sobre a Portuguesa, no Canindé, domingo passado. Anderson é o destaque absoluto, mas alguns jogadores têm dado conta, notadamente Sandro, Jeovânio (a dupla de volantes "limpa-trilhos"), Patrício e Marcelo. Assim, esperava-se aproximadamente 40 mil torcedores para o jogo contra o Vila Nova, sobretudo porque a vitória consagraria a equipe na 2.ª colocação da Série B.

Chegamos ao Estádio pouco antes dos times entrarem em campo; nos posicionamos à direita das sociais, bem atrás da linha da goleira.

O Grêmio me impressionou positivamente pelo toque de bola; fazia tempo que não se via o time trocando passes corretos, fazendo a bola rolar de uma lateral a outra, passando pelos jogadores do meio-campo. Sandro é realmente um jogador muito qualificado - aparece bastante, faz bons passes, e marca com vigor. É muito veloz também.

No 1.º tempo vimos o Grêmio atacar de longe; Patrício e Marcel desperdiçaram boas oportunidades. Mas o Vila Nova contava com alguns jogadores muito rápidos, e o toque de bola dos meias e atacantes era envolvente; criaram algumas chances, numa das quais Galatto foi exigido e praticou excelente defesa. Galatto, por sinal, me lembra muito, fisicamente, o goleiro Félix da seleção tri-campeã no México. Samuel teve atuação discreta.

Andershow mereceu marcação especial por parte do time goiano. No mínimo dois jogadores fechavam no craque toda vez que este tocava na bola (algumas vezes eram três, outras até quatro marcadores); Anderson foi parado com falta a todo o momento, mas conseguiu criar algumas jogadas de efeito. Esta foi a despedida de Anderson, que passará pouco mais de um mês com a seleção sub-17 (voltará em outubro, para a 3.º rodada dos quadrangulares).



O 2.º tempo prometia gols. No lugar do inoperante Raone, entrou o chileno Beausejour, numa decisão acertada de Mano. O Grêmio contiuou criando boas situações, mas o gol não chegou.

No final do jogo o Grêmio era só pressão. Num bate-rebate, após uma cobrança de escanteio, Sandro cabeceou violentamente mirando o ângulo: um zagueiro do Vila Nova tirou a bola, em cima da linha, com a mão. Pênalti e expulsão. A torcida comemorou muito, pois àquela altura a vitória era mais do que merecida. Naturalmente, Anderson se candidatou para a cobrança. Posicionei-me para as fotos e para o vídeo. E não é que o craque cobrou fraco, nas mãos do goleiro... E o goleiro não se adiantou nada - caiu certinho no canto esquerdo. Baita decepção. Teve quem criticasse o Mano, por não ter mandado outro jogador bater o pênalti (aparentemente, Patrício é o cobrador oficial). Eu não culpo o técnico - se Patrício batesse e errasse, o técnico seria xingado por não ter mandado Anderson bater no jogo de despedida. É do futebol...

Lipatin e Ricardinho receberam oportunidades mas não chances concretas para produzir jogadas no ataque. Mano falhou por ter substituído Samuel, e não Marcel (este só foi substituído mais além).

GRÊMIO (0): Galatto; Patrício, Marcelo Oliveira, Pereira e Raone (Beausejour); Jeovânio, Sandro, Marcelo e Anderson; Marcel (Lipatin) e Samuel (Ricardinho). Técnico: Mano Menezes.

VILA NOVA (0): Michel; Vítor, Marquinhos Paraná, Accioly e Marcos Paulo; Heleno, Fábio Bahia, Itaqui (André) e Valdeir (Tim); Wando e Paulinho Kobayashi (Alexandre). Técnico: Roberto Fernandes.

Público pagante: 16.852
Público não-pagante: 1.873
Público total: 23.258
Renda: R$ 236.458

4 comentários:

  1. quem foi o jogador do vila nova expulso?

    ResponderExcluir
  2. Fiz uma demorada pesquisa no Google e achei resenha do jogo no site do UOL. Consta que Marquinhos Paraná foi expulso após cometer pênalti (mão na bola dentro da área). Aqui tá a fonte: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2005/08/26/ult59u95837.jhtm

    ResponderExcluir
  3. ta explicado pq nao deu certo no cruzeiro.......ele nao era volante!
    kk'
    que defesa da porra>

    ResponderExcluir
  4. Muito tempo depois fui lembrar desse jogo por conta de um tal de Suárez do Uruguai que fez a mesma coisa na copa do Mundo. Professor Marquinhos Paraná que lançou a moda.

    ResponderExcluir

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...