sexta-feira, 20 de março de 2009

Grêmio 6x1 São José (Gauchão 2009, Estádio Olímpico, 18.03.2009, 19h30min)

Se a situação de Roth não era boa antes do início do jogo contra o Santa Cruz, pela abertura da Taça Fábio Koff (também conhecido como 2.º turno do Gauchão 2009), ficou ainda pior com a derrota de virada para o time da casa por 3x2. O Grêmio atuou com time misto, e a vitória parecia certa quando Reinaldo abriu o placar aos 20min. Mas o Santa Cruz empatou 10min depois e foi empilhando gols. Herrera descontou. Poucos dias depois o Grêmio enfrentaria o Boyacá Chicó pela 2.ª rodada da Libertadores 2009 e a imprensa garantiu que em caso de derrota Roth seria demitido.

Na quarta-feira, 11.03.2009, o Grêmio subiu a altitude de Tunja e venceu pelo placar mínimo o Boyacá Chicó, com golaço de falta de Souza. O time foi bem, jamais sofreu ameaça, e o placar poderia ter sido maior não fosse a ineficiência do ataque gremista. O maior exemplo disso foi um lance no qual Jonas desperdiçou três oportunidades de gol: uma defendida pelo goleiro, a segunda foi na trave, e, por fim, a terceira foi para fora. Nas duas primeiras o goleiro foi driblado. O lance rodou o mundo e faz sucesso nos sites de compartilhamento de vídeos (houve até um jornal espanhol que chamou Jonas de "pior atacante do mundo").

O resultado serviu para revitalizar o time, bem como o cargo de Roth por mais um tempo. Com time misto, o Grêmio venceu com tranquilidade o Sapucaiense, fora de casa, com estreia de Maxi Lopez.

SANTA CRUZ 3 X 2 GRÊMIO - 08.03.2009, domingo, 16h, Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz do Sul.

Santa Cruz: Cássio; Simônio, Vinícius e Juliano; Polaco, William, Sananduva, Cléber Oliveira (William Silveira), Rafael Pati (Luizão) e Emanuel; Eraldo (David). Técnico: Agenor Picinin

Grêmio: Victor; Réver (Rafael Marques), Thiego e Héverton; Makelele, Diogo, Tcheco, Douglas Costa e Jadílson (Saimon); Reinaldo e Maxi López (Herrera). Técnico: Celso Roth

Árbitro: Fabrício Neves Corrêa, Paulo Ricardo Conceição e Carlos Selbach
Cartões amarelos: Polaco, Rafael Pati (Santa Cruz); Makelele, Rafael Marques, Herrera (Grêmio)
Gols: Reinaldo, aos 20min; Rafael Pati, aos 30min; Polaco, aos 40min do primeiro tempo. Eraldo, aos 13min; Herrera, aos 27min do segundo tempo

SAPUCAIENSE 0 X 2 GRÊMIO - 15/3/2009, domingo, Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo.

Sapucaiense: Eliandro; Cirilo, Lacerda, Rudi e Gian (Douglas); Zé Luis, Eloir (Dione), Evando (Lucas) e John; Adão e Rodrigo Galvão. Técnico: Círio Quadros

Grêmio: Marcelo Grohe; Léo, Thiego e Rafael Marques; Ruy, Júlio César, Makelele (Douglas Costa), Maylson e Jadílson; Jonas (Reinaldo) e Herrera (Maxi López). Técnico: Celso Roth

Árbitro: Márcio Coruja, João Lúcio de Souza Júnior e Edson José Arnhold. Cartões amarelos: Dione (Sapucaiense). Gols: Léo, aos 11min; Makelele, aos 35min do primeiro tempo


Esse horário das 19h30min para jogos no Estádio Olímpico é bom, por um lado, porque ficamos liberados cedo, mas é ruim, por outro lado, pela correria para chegar a tempo de ver o apito inicial. Peguei o táxi, enfrentei um baita engarrafamento, e tive de ficar ouvindo o papo do taxista do tipo colorado cínico; não costumo dar bola para provocações futebolísticas, e tive a oportunidade de "dar o troco" na hora de pagar a corrida (se não tem troco tem que dar desconto).

A caminho do Estádio ouvimos o Grêmio sair na frente com gol de Tcheco aos 30s; ouvimos ainda o São José empatar com o aniversariante e jogador ocasional Fabiano. O Estádio não estava cheio (pouco mais de 10mil pessoas, que é o público mínimo dos jogos gremistas) e conseguimos um lugar muito bom. E a partir daí começamos a ver o Grêmio enfileirar gols no São José.

2.º gol - Leo



3.º gol - Jonas



4.º gol - Jonas



O 1.º tempo acabou 4x1 e o jogo estava totalmente sob controle. Deu para conversar bastante, sem stress. Na volta do intervalo o Grêmio fez mais um.

5.º gol - Fábio Santos



Roth havia trocado Jonas por Herrera e Léo por Thiego no intervalo para preservar os jogadores que vêm atuando bastante. Mas a torcida queria Maxi Lopez - cuja esposa e filho recém-nascido estavam no Estádio - e ficou inconformada quando o técnico chamou Makelele do aquecimento. Sensibilizado, o técnico atendeu ao apelo da galera e mandou o argentino a campo. O cara fez umas três boas jogadas, mostrando que tem arranque e habilidade para se desvencilhar da marcação.

Já estávamos pensando em ir embora, "vamos ficar para ver só mais esse lance"; cobrança de falta e a bola sobrou para Maxi Lopez que teve calma para concluir para o gol. Estava distraído e a jogada foi rápida - perdi de filmar o gol do argentino.

Agora ficou claro para todo mundo que (a) o esquema é o 3-5-2; e (b) o time titular vai jogar uma vez por semana, e definitivamente vai ser priorizada a Libertadores em desfavor do Gauchão. Demorou para ser admitido isso pública e enfaticamente.

Pelo Gauchão o próximo jogo é domingo, 22.03.2009, contra a Ulbra, em Canoas. Na próxima quarta-feira é Libertadores, novamente, contra o Aurora, lanterna do grupo, fora de casa.

GRÊMIO: Victor; Léo (Thiego), Réver e Rafael Marques; Ruy (Maxi López), Adilson, Tcheco, Souza e Fábio Santos; Alex Mineiro e Jonas (Herrera). Técnico: Celso Roth.

SÃO JOSÉ: Luiz Müller; Ari (Taironi), Enciso, Samuel; Vitor (Diego Botin), Daril, Jonas, Júnior Paulista (Dênio), Pedro Camona; Fabiano e Sandro Sotilli. Técnico: André Luís.

Arbitragem: Márcio Chagas da Silva, José Franco Filho e José Javel. Gols: Tcheco, Léo, Jonas (2) - 1º tempo; Fábio Santos e Maxi López - 2º tempo (Grêmio); Fabiano - 1º tempo (São José). Cartões amarelos: Fabiano, Sammuel, Daril (São José); Réver, Souza (Grêmio). Cartão vermelho: Réver (Grêmio). Público: 11.795. Renda: R$ 130.120,00.

Um comentário:

  1. cara, teu vídeo do gol do léo mostra direitinho a posição QUASE irregular do souza no lançamento do tcheco. é milimétro! heuheuah

    e no quarto gol, tem um cara que dá meio que um grito mortal quando o alex mineiro erra o primeiro chute.

    ResponderExcluir

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...