sábado, 7 de março de 2009

Grêmio 1x1 Ypiranga (Gauchão 2009, Estádio Olímpico, 05.03.2009, 19h30min)

Há quase um ano atrás comentei que com a contratação de Tite como técnico o Inter venceria todos os Grenais. Não sou hipócrita, apenas sei que entre Roth e Tite este último leva vantagem na questão de empolgar os atletas para jogos especiais. Assim, o Inter conquistou o 1.º turno de barbada, vencendo em casa o time de Roth por 2x1. Foi muito estranho ver o Grêmio iniciando o jogo no esquema 3-6-1, para depois partir para o 3-5-2, exercer superioridade dominando as ações por 15min, fazer o gol de empate, para trocar de novo de esquema (ao ser substituído, Jadílson deu a dica quando disse, inconformado, que "ele deve saber o que está fazendo"), dando a chance para o adversário liquidar o jogo. Além disso, foi notório que os jogadores de Tite estavam "com mais vontade" de ganhar. Logo depois do jogo, o trabalho de Roth voltou a ser questionado, e já se diz que o cara pode perder o emprego se perder no próximo jogo da Libertadores 2009.

Inter 2x1 Grêmio - 01.03.2009, 16h, Beira-Rio.

INTER: Lauro; Bolívar, Índio, Álvaro e Kleber; Sandro, Guiñazu, Magrão (Rosinei, 41'/2º) e Andrezinho; Taison (Alecsandro, 39'/2º) e Nilmar (Marcelo Cordeiro, 47'/2º). Técnico: Tite.

GRÊMIO: Victor; Léo (Fábio Santos, 6'/2°), Réver e Rafael Marques; Ruy, Diogo (Jonas, 6'/2°), Adilson, Tcheco, Souza e Jadílson (Héverton, 17'/2º); Alex Mineiro. Técnico: Celso Roth

Gols: Índio (I), a 1 minuto, Alex Mineiro (G), aos 14, e Magrão (I), aos 32 minutos do segundo tempo; Cartões amarelos: Álvaro, Guiñazu, Magrão e Taison (I); Réver, Fábio Santos, Jonas, Tcheco, Adilson, Heverton e Alex Mineiro (G). Expulsão: Adilson (G, aos 46 minutos do segundo tempo). Arbitragem: Leonardo Gaciba, auxiliado por Altemir Hausmann e José Franco Filho. Público: 31.131 (28.488 pagantes). Renda: R$ 415.415.


O clima não anda bom para Roth. O técnico mais uma vez está sendo alvo de críticas fortes, pois ninguém entende suas opções de esquema, substituições, e táticas de jogo. No início da semana, logo após a derrota no Grenal, noticiou-se que Koff teria telefonado para Felipão - desempregado há umas 3 semenas do Chelsea -, que por sua vez teria pedido 24h para responder, e afinal recusou a oferta por motivos particulares (período escolar do filho e trabamento médico com especialistas ingleses e portugueses).

Uma chuva insistente caiu poucos instantes do jogo da primeira rodada do 2.º turno, que foi nomeada de Copa Fábio Koff. Quase não fomos no último minuto, mas a chuva havia parado e provavelmente haveria bons lugares disponíveis para ver o jogo contra o Ypiranga, que fez um excelente 1.º turno. Dessa vez, Roth mandou a campo o esquema 3-5-2, com Jonas e Alex Mineiro no ataque.

Chegamos ao Estádio já com a bola rolando. Por acaso, escolhemos um bom lugar e ao lado estava o Rinaldo, um dos maiores gremistas que conheço. Em seguida, no entanto, o dono das cadeiras chegou ainda mais atrasado e nos desalojou. Então fomos para um lugar ainda melhor para acompanhar o 1.º tempo.

O time do Grêmio estava irreconhecível. Sem Tcheco, ninguém passava a bola para os laterais conduzir o jogo pelos lados. Aí era aquele negócio de todo mundo tentar jogadas pelo meio, e ficou fácil para o time de Erechim, que rejeitou todas as investidas gremistas.

A paciência do Estádio já estava se esgotando, mas num dos últimos lances do 1.º tempo, Jonas conseguiu fazer o gol gremista.

Gol de Jonas



Bem, parecia que a vitória estava encaminhada, apesar do placar magro. Mas o time visitante não era bobo e empatou no começo do 2.º tempo. Roth tentou superar a apatia do time com substituições. Reparei que Léo vem sendo o escolhido para sair quando o técnico quer mudar o esquema e tentar deixar o time mais agressivo. Douglas Costa entrou e aos poucos conseguiu criar jogadas mais agudas. Alex Mineiro não teve chances de gol e deu lugar a Reinaldo. E após um cruzamento bisonho pela lateral esquerda, Fábio Santos foi substituído por Jadílson. Nos últimos 15min o Grêmio insistiu bastante, com vários escanteios, mas todas as tentativas foram infrutíferas.

Makelele fez sua melhor partida no Grêmio; o cara desarmou com segurança e algumas vezes partiu para o ataque com boa iniciativa. Diogo, por outro lado, não foi bem em nenhum lance.

Durante o jogo, especialmente no 2.º tempo, os caras da rádio noticiavam que os dirigentes gremistas abandonaram os seus lugares de costume para deliberar sobre - especulou-se - a situação do time e do técnico. Ao final, nas entrevistas coletivas, prevaleceu o discurso enaltecendo o trabalho de Roth e a confiança dos dirigentes no treinador, especialmente depois da reunião que tiveram no começo da semana, após o fatídico Grenal de domingo. Seja como for, o que se tem como quase certo é que um resultado negativo contra o Boyacá Chicó, na Colômbia, pelo 2.º jogo da Libertadores 2009, acarretará a demissão do treinador.

A minha opinião, por ora, é de que tudo depende de quem os dirigentes querem trazer para o lugar de Roth. Se for Felipão, p. ex., ou algum outro técnico conhecido e de currículo, seria bom. Mas não dá pra apostar em novato. Aguardemos, pois.

GRÊMIO: Victor, Léo (Douglas Costa), Réver e Rafael Marques; Ruy, Diogo, Makelele, Souza e Fábio Santos (Jadílson); Jonas e Alex Mineiro (Reinaldo). Técnico: Celso Roth.

YPIRANGA: Giovani, João Rodrigo, Tomaz, Renato e Fábio (Diego); Pavão, Márcio, Marquinhos e Michel; Sharlei (Marcelo Muller) e Guto (Flávio). Técnico: Tonho Gil.

Árbitro: Jean Pierre Gonçalves de Lima, Vilmar Burini e Edemar Palmeira. Cartões amarelos: Márcio, Marquinhos, Renato, Giovane (Ypiranga); Léo, Réver (Grêmio). Gols: Jonas, aos 47 do primeiro tempo. Sharlei, aos 10 do segundo tempo. Público total: 15.858. Renda: 110.485

2 comentários:

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...