quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Grêmio 2x1 Barcelona/EQU (Copa Sul-americana, oitavas de final, jogo de volta, Estádio Olímpico, 24.10.2012, 22h)

Paralelamente ao Brasileirão 2012, o Grêmio disputa a Copa Sul-americana 2012, vaga conquistada pela campanha no Brasileirão 2011. Na rodada inicial o time do Luxemburgo eliminou o Coritiba, e assim pela primeira vez passou pela fase nacional da competição (31.07.2012 venceu o Coritiba, no Olímpico, por 1x0, e em 22.08.2012 perdeu por 3x2 no Couto Pereira).

O jogo de ida das oitavas de final, contra o Barcelona do Equador, foi em 26.09.2012, e mesmo com um jogador a menos (Tony fora expulso), e uma escalação com zagueiro a mais (Vilson), o Grêmio venceu por 1x0, adquirindo excelente vantagem para o jogo de volta.

Já se sabia que, confirmada a classificação, o adversário nas quartas de final seria o Millionarios da Colombia, que superou o Palmeiras (perdeu por 3x1 em São Paulo, e venceu por 3x0 em casa).

Com televisionamento aberto, o público não foi expressivo. Posicionamo-nos atrás das goleiras, após o sorteio dos lados do campo (os últimos jogos o Grêmio está atacando para a direita das cabines de rádio, diferentemente do que é costumeiro). O primeiro tempo foi morno, com várias chances de gol desperdiçadas. Kleber vem sendo criticado por sua falta de pontaria; mais uma vez mostrou bastante energia, mas sem efetividade. Pico e Fernando não fizeram boas atuações, com vários passes errados e insegurança em alguns lances. Zé Roberto foi o grande maestro, já que Elano estava no banco, poupado.

No segundo tempo o Barcelona fazia cera nas reposições de bola. Raciocinei que o time visitante estava tentando acalmar o ímpeto gremista, apostando em um golzinho surpreendente para levar o jogo para a disputa por pênaltis. E o gol do Barcelona não saiu no final, e sim no início do segundo tempo, em um vacilo da zaga gremista.

Imediatamente Luxemburgo promoveu o ingresso de Elano no lugar de Marco Antonio. Aos 20min, em jogada de Pico, que cruzou para a área, a zaga do Barcelona interceptou e jogou a bola para o gol. O empate animou as coisas, e Luxemburgo desistiu de alterar o time quando estava quase mandando a campo Bertoglio. Zé Roberto cobrou com perfeição uma falta na entrada da área pelo lado direito do ataque e consolidou a vitória por 2x1.


SUL-AMERICANA - OITAVAS DE FINAL - 24/10/2012

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo, Pico;Fernando, Souza, Marco Antônio (Elano, 12'/2º), Zé Roberto;Kleber (Leandro, 32'/2º), Marcelo Moreno (Marquinhos, 41'/ 2º). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

BARCELONA-EQU: Banguera; De La Torre (Matamoros, 23'/2º), Saucedo, Perlaza, Valarezo (Ferreyra, 34'/2º); Arroyo, Amaya, Matias Oyola, Ibarra, Damián Díaz (Michael Jackson Quiñonez, 30'/2º); Narciso Mina. Técnico: Gustavo Costas

Gols: Mina (B), aos 9min e Perlaza (contra) (G), aos 20min do segundo tempo, Zé Roberto (G), aos 45 min do segundo tempo. Cartões amarelos: Elano (G); Valarezo (B); Saucedo (B). Renda: R$ 264.914. Público: 17.708 torcedores. Arbitragem: Patricio Loustau, auxiliado por Diego Bonfa e Juan Belatti (trio argentino). Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...