sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Grêmio 0x2 Goiás (Copa Sul-americana 2010, 1.ª fase, jogo de volta, 12.08.2010, 19h30min)

Após a liberação de Meira e Silas, o presidente gremista tratou de procurar substitutos e já na segunda-feira confirmou Alberto Guerra para tratar dos assuntos do futebol e, na terça-feira, acertou o retorno de Renato Portaluppi para treinar o Grêmio. O lendário camisa 7 gremista sempre manifestou o sonho de treinar o clube que o projetou e com o qual alcançou seus maiores títulos; Renato andava treinando o Bahia, na série B do Brasileirão 2010, com campanha sem muita expressão, como foram as suas campanhas a partir do vice-campeonato da Libertadores 2008 com o Fluminense (perdeu um título ganho para a LDU, após desclassificar o Boca Juniors nas semifinais). Naquele ano deixou o Fluminense na zona do rebaixamento do Brasileirão 2008, e rebaixou o Vasco da Gama no Brasileirão 2009. Por isso se dizia que ainda não era o momento do Renato treinar o Grêmio. Mas parece que o momento é esse: trazer um cara identificado com o clube, vencedor, e com possibilidade de motivar e dominar o vestiário. Antes da sua chegada efetiva, na quinta-feira, dia de jogo contra o Goiás, pela 1.ª fase da Copa Sul-americana 2010, a direção gremista dispensou o zagueiro Rodrigo, em relação ao qual se imputam atos de indisciplina (diz-se que o cara jogou longe um copo de suco no refeitório, em véspera de jogo, pois estava inconformado com a indisponibilidade de refrigerantes).

Por telefone e com o auxiliar técnico Andrei, Renato escalou o time com apenas um atacante, num esquema 4-2-3-1. O Goiás também frequenta a zona do rebaixamento no Brasileirão 2010, tanto é que o jogo de ida, ainda com Silas, na semana passada, foi 1x1, no Serra Dourada (onde o Grêmio é geralmente goleado pelo time da casa), tendo saído na frente e sofrido o gol de empate num pênalti cometido por Fábio Santos.

O jogo estava marcado para 19h30min da quinta-feira, então peguei um baita trânsito; chegamos com atraso de 20min e o Goiás já havia saído na frente. Os minutos restantes até o intervalo foram de um futebol sofrível. Na volta do invervalo, Renato mostrou poder de motivação pois o Grêmio foi só ataque na etapa final. Só que faltou qualidade, mais uma vez. Renato não perdeu tempo e foi promovendo as retiradas de Maylson, Douglas e Souza para a entrada de Hugo, André Lima (esse sim deveria ter entrado há mais tempo, para fazer companhia a Jonas no ataque) e Róberson. Acredito que Renato não vai mais repetir isso pois retirou do time todos os caras que tinham capacidade para conduzir a bola no meio-campo. Sem os três, a passagem da defesa para o ataque se resumiram a lotéricos chutões do Marcelo Grohe para frente. E aí não havia mesmo como reagir.

Convém enfatizar que o árbitro, que não costuma ter boas atuações em partidas gremistas (posso estar enganado, alguém pode informar alguma partida em que ele teve boa atuação), anulou um gol legítimo do Grêmio. A situação foi inusitada pois o árbitro assistente correu em direção ao meio-campo, e todos sabemos (ensina-nos o Arnaldo) que quando o assistente corre em direção ao meio-campo é porque foi gol, mas o árbitro ficou na dúvida, correu em direção ao assistente, bateu um papo e resolveram anular um gol legítimo do Grêmio. É a tal da história: quando a fase é ruim até gol legítimo é anulado. E é evidente que um gol do Grêmio, como havia sido, lá pelos 25/30min do segundo tempo, modificariam completamente o jogo: o Grêmio sairia em busca do segundo gol, e no mínimo a partida iria para a disputa de pênaltis. Mas aí, com o gol e a reação anulada, o Grêmio tomou o segundo gol num contraataque do Goiás, aos 44min.

No próximo domingo, o Grêmio pega novamente o Goiás no Estádio Olímpico, desta vez pelo Brasileirão 2010.

Grêmio: Marcelo Grohe; Edilson, Rafael Marques, Neuton e Fábio Santos; Ferdinando, William Magrão, Maylson (Hugo), Douglas (André Lima) e Souza (Róberson); Jonas. Técnico: Renato Portaluppi.

Goiás: Harlei; Weldell Santos, Ernando, Rafael Toloi e Junior (Marcão); Amaral, Jonílson, W. Monteiro e Bernardo, Everton Santos e Rafael Moura. Técnico: Leão

Árbitro: Paulo César Oliveira, Ednilson Corona e Emerson Augusto de Carvalho. Cartões Amarelos: Willian Magrão, Neuton e Edilson (Grêmio); Rafael Moura e Wendel Santos (Goiás).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...