terça-feira, 10 de agosto de 2010

Grêmio 1x2 Fluminense (Brasileirão 2010, 13.ª rodada, Estádio Olímpico, 08.08.2010, 16h)

Grêmio 1x2 Fluminense (Brasileirão 2010, 13.ª rodada, 08.08.2010)

Até o recesso da Copa do Mundo 2010 na África do Sul (que culminou, para o Brasil, com derrota para a Holanda nas quartas-de-final), o Grêmio de Silas era um dos principais times do Brasil, sobretudo pela campanha na Copa do Brasil 2010 e os enfrentamentos emocionantes com o Santos de Robinho, Ganso e Neymar. Durante a Copa a direção de futebol decidiu fazer uma intertemporada em Florianópolis e disputar um torneio (Copa da Hora) com Avaí e Vasco. Essa foi uma das muitas insatisfações experimentadas pelos jogadores gremistas. Desde então apareceram problemas extracampo, nenhum dos quais administrado adequadamente pelos dirigentes de futebol (incluída comissão técnica). Silas declarou que Mário Fernandes não era mais titular da zaga (apesar de algumas boas atuações - descontadas algumas entregadas e falhas de marcação) e que disputava lugar na lateral-direita. Mário revelou que ficou sabendo disso pela imprensa, e só por aí já se via que as coisas não andavam bem no vestiário. Além disso, Douglas reclamou que, na sua posição, não deveria marcar, no que foi contrariado em público por Silas. O ataque de Jonas e Borges, que continuou fazendo gols, começou a culpar a defesa pelos gols sofridos e pelas vitórias desperdiçadas. Por fim, e mais recentemente, Souza, que sempre reclama de alguma coisa (como Hugo), disse que estava pronto para retornar gradualmente, mas que devia ser escalado logo, pois não adiantaria colocá-lo somente nos jogos decisivos como se fosse salvador da pátria, que ele acha que não é (e todos concordamos). Vestiário dividido, questinou-se bastante o trabalho de Silas e de Meira. As vozes pedindo suas "liberações" cresceram e após oito jogos oficiais sem vitória, na zona do rebaixamento do Brasileirão 2010, e com a derrota em casa para o líder Fluminense de Muricy Ramalho, Duda Kroeff decidiu, de fato, pela liberação dos dois.

O jogo contra o Fluminense foi retrato da desanimação do elenco no primeiro tempo. Com vários desfalques, o time de Silas até encontrou espaços na defesa do time de Muricy, mas faltou qualidade nas conclusões. A tarefa ficou muito fácil para os visitantes quando, numa cobrança de falta de fora da área, a "barreira" gremista desviou o chute para dentro do gol de Marcelo Grohe (Victor foi cedido para a Seleção Brasileira de Mano Menezes, que joga contra os EUA na semana seguinte). O lance seguinte foi um ataque gremista, no qual se perdeu a chance de empatar a partida. E aí quem-não-faz-leva outro: bola perdida no meio-campo, chutão da defesa do Flu para frente, e veio o segundo gol, num contraataque mortal. As coisas poderiam ter ficado muito feias, mas o time de Muricy não fez mais gols. O Grêmio, nas suas limitações, conseguiu atacar. Adílson foi pura raça no meio, e Roberson se movimentou bastante. As jogadas, no entanto, não fluiam: o último passe era sempre errado, ou então a conclusão ia para fora. No final do 1.º tempo, Fernando Henrique salvou um gol que seria da reação gremista.

Na saída para o intervalo, Douglas foi o mais assediado pois recebera vaias durante o jogo inteiro. O camisa 10 reclamou que na sua posição não deveria marcar ninguém, mas que estava sobrecarregado marcando dois volantes adversários. Tornaram-se comuns, pois, essas reclamações públicas sobre questões outrora interna corporis. Para o 2.º tempo, o incansável Adílson foi substituído por Souza. Só que o camisa 17 estava realmente fora de forma, e não conseguiu armar ou concluir jogada alguma. Inobstante, o Grêmio foi todo ataque na etapa final, e os gols só não vieram pela falta de qualidade nas conclusões. André Lima errou um gol feito em momento que poderia ainda caber a busca pelo empate; o cara só foi acertar a rede ao final do jogo, fazendo o gol de honra.

Só havia uma coisa a ser feita e o presidente a fez: Silas e Meira deixaram seus cargos e a partir dali se faria a busca do novo técnico (na terça-feira seguinte foi anunciado que Renato Portaluppi assumiria o comando do time já na partida contra o Goiás, quinta-feira, no Olímpico, pela Copa Sulamericana 2010).

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Rafael Marques, Rodrigo e William Magrão; Maylson, Ferdinando, Adilson (Souza, intervalo), Douglas e Fábio Santos; André Lima e Roberson.Técnico: Silas.


FLUMINENSE: Fernando Henrique; Gum, Leandro Euzébio, André Luis, Mariano, Diguinho, Fernando Bob, Conca (Willians, 48'/2ºT) e Julio Cesar; Emerson (Rodriguinho, intervalo; Marquinho, 18'/2ºT) e Washington.Técnico: Muricy Ramalho.

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF), Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Marrubson Melo Freitas (DF). Cartões amarelos: Maylson, William Magrão (GRE); Fernando Bob, André Luis, Fernando Henrique (FLU)
Cartão vermelho: Fernando Bob, 17'/2ºT (FLU). Gols: Mariano e Emerson (F); André Lima (G).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...