quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Grêmio 3x1 Avaí (Brasileirão 2009, 32.ª rodada, Estádio Olímpico, 28.10.2009, 21h)

Sem Maxi Lopez e Tcheco e com Perea, Douglas Costa e um meio-campo com Adílson, Túlio e Rochemback, um empate no Grenal do Beira-Rio seria um baita resultado. Só não ocorreu porque D´Alessandro acertou um chute de fora da área logo no começo do jogo - a bola quicou no gramado e Victor falhou, conforme opinião generalizada (ainda tenho dúvidas, mas o próprio goleiro admitiu). De qualquer maneira, atuações pífias de Herrera (entrou no intervalo no lugar de Douglas Costa), Rochemback (o cara trazido de Portugal tem jogado muito pouco), Perea e Souza, dentre outros.

Inter 1x0 Grêmio - 31.ª rodada, 25.10.2009, 16h, Beira-Rio.

INTER: Lauro; Daniel, Bolívar, Índio e Kleber; Sandro, Guiñazu, Giuliano e D%27Alessandro (Andrezinho); Taison (Marquinhos) e Alecsandro. Técnico: Mário Sérgio.

GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Léo (Rafael Marques), Réver e Lúcio; Adilson, Túlio (Renato), Rochemback e Souza; Douglas Costa (Herrera) e Perea. Técnico: Paulo Autuori.

Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP), Ednilson Corona (SP) e Nilson de Souza Monção (SP). Cartões amarelos: Giuliano (INT); Souza (GRE); Guiñazu (INT); Túlio (GRE); Adilson (GRE). Cartões vermelhos: Rafael Marques (GRE). Gol: D'Alessandro (3'/1ºT)

O mau resultado no Beira-Rio serviu para colocar Herrera na geladeira. Além disso, diz-se que o presidente gremista tenta agregar um assessor ao seu dirigente de futebol, para evitar decisões equivocadas (por exemplo, Gilberto - que foi para o Cruzeiro -, Marcelinho Paraíba - que foi para o Coritiba -, e Paulo Baier - que foi para o Atlético-PR -, todos admitiram publicamente que pretendiam jogar no Grêmio, mas que foram rejeitados por serem supostamente velhos ou em fim de carreira. Foram trazidos, então, Lúcio e Rochemback, que não têm atuado bem, ao contrário do trio de "veteranos").

Achei que já tínhamos visto um péssimo 1.º tempo no jogo passado no Olímpico contra o Coritiba. Mas o time de Autuori se superou e nessa partida contra o Avaí de Silas (que teve uma sequencia muito boa de vitórias há algumas rodadas e chegou a postular o G4) teve uma atuação despicienda. Rochemback foi, seguramente, o pior em campo, e de maneira inédita a atuação do time gremista melhorou significativamente após sua expulsão.

O jogo parecia fácil no início. A inoperância do time da casa é que tornou as coisas complicadas, e o Avaí só deixou de fazer gol porque seus atacantes não tiveram competência no lance decisivo. Bom para o Grêmio que Eduardo Martini continua o mesmo e cometeu pênalti em Perea, convertido por Tcheco com paradinha e tudo.

1.º gol - Tcheco (de pênalti)



O 2.º tempo foi muito melhor. Douglas Costa entrou no lugar de Perea, que saiu de campo irritado. Em rápido contraataque, Maxi Lopez marcou o seu e comemorou bastante.

2.º gol - Maxi Lopez



Em seguida, Douglas Costa roubou uma bola na linha lateral direita do meio-campo e partiu para a linha-de-fundo, cruzando para Souza que teve calma apra concluir e fazer o 3.º gol. Souza deu todos os créditos do gol para o aspirante a craque - o cara só precisa de mais jogadas desse tipo para confirmar o que sempre se disse a seu respeito.

3.º gol - Souza (cruzamento de Douglas Costa)



Victor atuou com uma camisa com o n.º 100 às costas (foi o seu 100.º jogo com a camisa gremista) e fez boas defesas o jogo inteiro, tentando se redimir da atuação no jogo passado. Não houve como evitar mais uma vacilada da defesa do Grêmio (os caras estavam dormindo no 1.º tempo, e o time visitante não aproveitou...) e o Avaí fez o gol de honra.

A arbitragem conseguiu ter pior atuação que os times em campo, distribuindo cartões para os gremistas, eventualmente expulsando Rochemback, e deixando de coibir o antijogo dos visitantes.

Seja como for, mais uma vitória em casa na regular campanha gremista (talvez seja a campanha mais regular do campeonato: é quase certo que o Grêmio ganha em casa e perde ou empata fora). Próximo jogo é fora, contra o Santo André, que frequenta a zona do rebaixamento.

Grêmio 3x1 Avaí - 28.10.2009, quarta-feira.

GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes (Saimon), Thiego, Réver e Lúcio; Adilson, Fábio Rochemback, Tcheco e Souza (Maylson); Perea (Douglas Costa) e Maxi López. Técnico: Paulo Autuori.

AVAÍ: Eduardo Martini; Rogélio, Emerson e Augusto (Fabinho Capixaba); Luiz Ricardo (Jandson), Ferdinando, Léo Gago, Marquinhos, Caio e Eltinho; Leonardo (Cristian). Técnico: Silas

Gol: No primeiro tempo, Tcheco (G), aos 30 minutos. No segundo, Maxi López (G), aos 15, Souza (G), aos 17 minutos e Emerson (A), aos 32. Cartões amarelos: Perea, Maxi López, Adilson, Souza, Tcheco (G), Eduardo Martini, Augusto, Eltinho (A). Expulsão: Fábio Rochemback. Arbitragem: Péricles Bassols Cortez (RJ, asp.Fifa), Hilton Moutinho Rodrigues (RJ/Fifa) e Marcelo Braz Mariano (RJ). Renda: R$ 118.733. Público: 9.391 (8.271 pagantes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...