domingo, 18 de outubro de 2009

Grêmio 2x0 Coritiba (Brasileirão 2009, 30.ª rodada, Estádio Olímpico, 18.10.2009, 16h)

Após o empate contra o Sport no Estádio Olímpico, o Grêmio teria dois confrontos fora de casa. Ainda com esperança em chegar ao G-4, algum jogador revelou que o time projetava conseguir quatro pontos nesses dois jogos, mas a tarefa logo ficou complicada com o empate sem gols contra o Atlético-PR; no domingo seguinte, contra o time do Ronaldo, o Grêmio fracassou mais uma vez e perdeu por 2x1. O Corinthians fez seus gols no primeiro tempo, e Ronaldo abriu o placar com facilidade (o cara recebeu livre e chutou forte).

Atlético-PR 0x0 Grêmio - 28.ª rodada, 07/10/2009 (quarta-feira), Estádio Arena da Baixada, em Curitiba

Atlético-PR: Galatto; Ronaldo (Éverton), Fransérgio e Chico; Rafael Miranda, Valencia, Paulo Baier, Marcinho (Alex Mineiro) e Márcio Azevedo (Alex Sandro); Wesley e Wallyson. Técnico: Antônio Lopes

Grêmio: Marcelo Grohe; Mário Fernandes, Léo, Réver e Lúcio; Fábio Rochemback, Túlio, Tcheco e Souza; Jonas (Perea) e Maxi López. Técnico: Paulo Autuori

Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (Fifa/SP). Auxiliares: Ednílson Corona (Fifa/SP) e Vicente Romano Neto (SP). Público: 19.375 pagantes. Renda: R$ 394.050
Cartões amarelos: Ronaldo (Atlético) Tcheco, Lúcio, Rockembach, Mário Fernandes, Souza (Grêmio).

Corinthians 2x1 Grêmio - 29.ª rodada, 10.10.2009, 16h, domingo, Pacaembu, SP/SP.

CORINTHIANS: Felipe; Alessandro, Chicão, William e Marcelo Oliveira (Balbuena); Marcelo Mattos, Jucilei, Elias (Moradei); Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho (Defederico). Técnico: Mano Menezes

GRÊMIO: Marcelo Grohe, Thiego (Renato), Leo, Rever e Lúcio; Túlio, Adílson (Perea), Fabio Rochemback e Tcheco; Jonas (Herrera) e Maxi Lopez. Técnico: Paulo Autuori

Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE), Erich Bandeira/PE (Fifa /PE) e Jossemmar José Diniz Moutinho/PE. Público: 21.233 (19.410 pagantes). Renda: R$ 655.243,50. Cartões amarelos: Túlio, Herrera e Adílson (Grêmio), Ronaldo e Alessandro (Corinthians). Gols: Ronaldo (C) aos 11min e Elias (C) aos 33min do primeiro tempo; Rever (G) aos 24min do segundo tempo.


Autuori vem sendo criticado pelo fraco desempenho do time nos jogos fora de casa, e se diz que a equipe treinada por Autuori "não tem a cara do Grêmio". É fato que a defesa está muito fraca (ao contrário dos times da época de Mano e Roth), mas particularmente entendo que essa temporada de 2009 já está finda, e que o trabalho de Autuori deve ser aferido em 2010, pois o cara está preparando o time para o ano que vem. Em 2010, sim, Autuori tem que ganhar o Gauchão, a Copa do Brasil, a Sul-Americana, e chegar até a última rodada disputando o título do Brasileirão 2010. Em 2009, o que vier é lucro, pois o elenco é limitado.

O Coritiba não faz boa campanha, mas veio com Marcelinho Paraíba; o ex-craque gremista e do Hertha Berlin podia ter sido trazido para o Grêmio, tanto quanto o Gilberto (que foi parar no Cruzeiro), mas os dirigentes gremistas desprezaram os dois por considerá-los com idade avançada ou em decadência técnica. Baita equívoco de julgamento, pois os caras estão desempenhando bem na temporada.

Chegamos pouco antes do apito inicial, pois o jogo coincidiu com o GP do Brasil (Button sagrou-se campeão, chegando na frente de Barrichello). O primeiro tempo foi de futebol muito ruim pelo lado do Grêmio; o Coritiba foi bem e atacava com tranquilidade e perigo. Victor, de volta após afastamento por lesão, fez as habituais defesas salvadoras. Tcheco esteve muito mal: o cara perdeu a bola de bobeira duas vezes, e ainda deu passes errados propiciando contraataques (no segundo tempo, após mais uma jogada equivocada, Tcheco foi substituído por Renato Cajá).

Um lance polêmico foi o que resultou cartões amarelos para Maxi Lopez e Tcheco. Uma bola foi perdida no ataque, o Coritiba saiu para o contraataque, Maxi Lopez correu para recuperar a bola, e o jogador do Coritiba caiu rolando no campo. Evidentemente, para todos, que Maxi conseguiu roubar a bola, tendo o adversário se desequilibrado e caído de graça. O juiz, provavelmente impressionado por ver um argentino correndo com vigor e um jogador do Coxa caído no gramado, interpretou diferentemente: marcou a falta e ainda deu cartão amarelo. Isso acarretou a suspensão de Maxi para o próximo jogo, contra o Inter no Beira-Rio. Maxi ficou inconformado, com justiça, e Tcheco foi o de sempre: encheu o saco do juiz e ganhou o seu cartão amarelo por reclamação. Ocorre que Tcheco era outro pendurado e, assim, também não joga no Grenal.

O primeiro tempo só não foi pior porque Perea fez o primeiro gol nos acréscimos. O atacante, com a lesão de Jonas no jogo anterior contra o Corinthians, reivindicou, durante a semana, que lhe fossem dadas oportunidades seguidas para mostrar jogo; Herrera parece que não correspondeu durante a semana passada, e assim Perea ganhou sua chance e mostrou serviço marcando gol.

1.º gol Perea



O Grêmio voltou pouco melhor no segundo tempo. Mas o Coritiba não se intimidou, e mesmo quando teve jogador expulso, o técnico mandou um atacante para campo e continuou criando chances boas de gol, todas rejeitadas por Victor (se fosse outro goleiro, o Grêmio teria tomado gol e a vitória teria sido comprometida).

Nessas condições, o jogo estava indefinido: tanto o Coritiba poderia empatar, como o Grêmio poderia consolidar a vitória. Por sorte, Souza aproveitou um cruzamento de Maxi Lopez e fez o segundo gol.

2.º gol Souza



O 2x0 liquidou a partida. Próximo jogo é contra o Inter, no Beira-Rio, que com técnico novo (Mário Sérgio) e novas estratégias (treinos cancelados, mudanças surpreendentes de esquema e de escalação) está brigando pela ponta de cima da tabela.

Grêmio 2x0 Coritiba - 30.ª rodada, Estádio Olímpico, 18.10.2009, 16h.

GRÊMIO: Victor, Mário Fernandes, Léo, Réver e Lúcio; Túlio, Fábio Rochemback, Tcheco e Souza; Perea e Maxi López. Técnico: Paulo Autuori.

CORITIBA: Edson Bastos, Ângelo, Pereira, Jeci e Luciano Amaral; Leandro Donizete, Carlinhos Paraíba, Renatinho e Marcelinho Paraíba; Thiago Gentil e Marcos Aurélio. Técnico: Ney Franco.

Gols: Perea, aos 46 minutos do primeiro tempo e Souza, aos 38 minutos do segundo tempo. Cartões amarelos: Túlio, Maxi Lopez, Tcheco (Grêmio). Pereira, Edson Bastos, Ângelo e Thiago Gentil (Coritiba). Cartão vermelho: Renatinho (Coritiba). Árbitro: Célio Amorim (SC), Dibert Pedrosa Moises (Fifa-RJ) e Marco Antonio Martins (SC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...