sábado, 20 de junho de 2009

Grêmio 0x0 Caracas-Ven (Copa Libertadores 2009, quartas-de-final, Estádio Olímpico, 17,06.2009, 21h50min)

Poucos dias após o jogo contra o Botafogo, ainda pela 3.ª rodada do Brasileirão 2009, o Grêmio se encaminhou para a Venezuela para enfrentar o Caracas no jogo de ida das quartas-de-final da Libertadores 2009. O time de Autuori foi tido como favorito desde o anúncio dos enfrentamentos, de modo que se esperava mesmo uma vitória fora de casa. Dentro de campo as coisas se mostraram bem diferentes do que se imaginava; o Caracas saiu na frente logo no início do jogo e o Grêmio custou para empatar um jogo, com um gol salvador de Fábio Santos, que aproveitou cobrança de falta de Tcheco. Com esse resultado, o Grêmio joga por um empate de 0x0 ou uma vitória simples no jogo de volta, no Estádio Olímpico.

Caracas 1x1 Grèmio - quartas-de-final, 27.05.2009, 21h50min, Caracas, Venezuela.

CARACAS: Vega, Romero, Rey, Barone e Cichero; Vera, Piñango, Figueroa (Guerra) e Gómez (Escobar); Rentería (Prieto) e Castellín. Técnico: Noel Sanvicente.

GRÊMIO: Victor; Léo, Rafael Marques, Réver; Ruy, Adilson, Tcheco, Souza (Túlio) e Fábio Santos; Jonas (Alex Mineiro) e Maxi López. Técnico: Paulo Autuori.

Arbitragem: Roberto Silvera, auxiliado por Miguel Angel Nievas e Marcelo Gadea (trio do uruguaio). Cartões amarelos: Tcheco, Ruy e Léo (Grêmio); Figueroa e Castellín (Caracas). Gols: Cichero, aos 1min30s do 1º tempo (Caracas); Fábio Santos, aos 29min do 2º tempo (Grêmio).


Após o jogo contra o Náutico pela 5.ª rodada do Brasileirão 2009, e com 10 dias sem jogos após a partida contra o Náutico pelo Brasileirão 2009, o noticiário gremista ficou centrado apenas nos treinos e na tão comentada e antecipada alteração de esquema tático. Autuori mandou a campo o Grêmio no 4-4-2 pela primeira vez no Maracanã contra o Fluminense (empate em 0x0, embora tenha tido atuação superior ao time de Parreira).

Depois de uma longa pausa, devido aos jogos das Eliminatórias para a Copa de 2010, finalmente a Libertadores 2009 retomou para os jogos de volta das quartas-de-final. Victor foi convocado por Dunga, então Marcelo Grohe é o goleiro titular, e felizmente o cara tem mantido a segurança no gol.

Todos já sabíamos que o Caracas não era um time bobo, mas perder para os venezuelanos era inconcebível. Então o jogo acabou sendo tenso. O Grêmio não partiu para cima como de costume para definir o resultado. Pelo contrário, houve momentos de catimba, demonstrando que o time também estava contando com o regulamento.

O time de Autuori, no 4-4-2, pareceu bem postado na defesa e no meio-campo. Maxi Lopez e Alex Mineiro, no entanto, foram pouco acionados, dando a impressão de um ataque ineficiente. As poucas chances de gol foram desperdiçadas. O Caracas, por outro lado, precisando da vitória, não se afobou e parecia estar reservando-se para o final da partida, pois se os caras conseguissem um gol nos últimos minutos, provavelmente não haveria tempo para reação gremista.

No 2.º tempo, após mais uma jogada infrutífera de Alex Mineiro, Autuori mandou Herrera a campo, e o argentino fez aquela correria tradicional, dando trabalho à defesa do Caracas. Herrera é forte e rápido, então levou vantagem em diversas jogadas no ataque, inclusive numa em que conseguiu cruzar para a área, mas Lopez desperdiçou chutando por cima do gol.

No final do jogo o Caracas, de fato, mostrou-se perigoso e esteve próximo de arruinar a campanha gremista. Num cruzamento para a área, dois atacantes venezuelanos não alcançaram a bola - e o gol estava vazio. Num dos últimos lances, a bola sobrou para um atacante adversário que chutou na entrada da área; Réver salvou.

A atuação foi fraca, mas o que valeu foi o resultado e a classificação. O próprio Autuori admitiu que ele e o time não sabiam se atacavam ou defendiam. No dia seguinte, o Cruzeiro bateu o São Paulo no Morumbi e ficou definido que o Grêmio pega o time mineiro na semifinal da Libertadores 2009.

Grêmio 0x0 Caracas - quartas-de-final, 17.06.2009, 21h50min, Estádio Olímpico.

Grêmio: Marcelo Grohe; Ruy, Léo, Réver e Fábio Santos; Túlio, Adílson, Tcheco e Souza; Maxi López e Alex Mineiro (Herrera). Técnico: Paulo Autuori.

Caracas: Vega; Romero, Barone, Rey e Cichero; Vera, Lucena, Gómez (Prieto) e Figueroa (Guerra); Renteria (Valoyes) e Castellin. Técnico: Noel Sanvicente.

Arbitragem: Carlos Torres, auxiliado por Rodney Aquino e César Franco (trio do Paraguai). Cartões amarelos: Maxi López e Souza (G); Renteria, Figueroa, Gómez e Castellin (C).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...