quinta-feira, 4 de junho de 2009

Grêmio 3x0 Náutico (Brasileirão, 5.ª rodada, Estádio Olímpico, 04.06.2009, 21h)

Vitória 1x0 Grêmio - Brasileirão - 4ª rodada, 31.05.2009, 16h, Estádio Barradão, Salvador (Bahia).

Pior do que a atuação deprimente do time de Autuori (todos os titulares, exceto Tcheco, poupado pelo desgaste da viagem de volta de Caracas no jogo pela Libertadores 2009) foi a derrota pelo placar mínimo com um gol nos descontos. Admito que me assustei um pouco com o discurso do técnico, mais ou menos do tipo "não escalo time conforme o adversário; quero que o meu time imponha o seu jogo e vou fazendo os ajustes conforme a necessidade da partida". Pareceu-me - apenas uma impressão mesmo - que não havia uma preparação prévia do técnico em relação ao adversário (as tradicionais planilhas e DVDs com lances do outro time), pois bastaria por o time em campo e durante o jogo corrigir eventuais posicionamentos ou marcações. Seja como for, esperamos todos que a atuação lamentável tenha sido decorrência da sequencia de jogos e de viagens de longa distância. Próximo jogo é contra o Náutico no Olímpico, o primeiro da série de jogos sem Victor, convocado por Dunga para a Seleção Brasileira.

VITÓRIA: Viáfara; Wallace, Victor Ramos e Anderson Martins (Ramon); Apodi, Vanderson, Uelliton, Leandro Domingues e Adriano (Elkeson); William (Roger) e Neto Baiano. Técnico: Paulo César Carpegiani.

GRÊMIO: Victor; Léo, Rafael Marques e Réver; Ruy, Adílson (Jadilson), Túlio, Souza e Fábio Santos; Alex Mineiro (Jonas) e Maxi López (Douglas Costa). Técnico: Paulo Autuori

Arbitragem: Wagner Tardelli, auxiliado por Alcides Zawaski Pazetto e Angelo Rudimar Bechi (trio catarinense). Gol: Leandro Domingues (V), aos 47min do 2º tempo. Cartões amarelos: Apodi (V); Jonas, Fábio Santos, Léo e Souza (G). Cartão vermelho: Jonas (G).


O frio está pegando forte e a previsão era de baixa temperatura durante o jogo contra o Náutico pela 5.ª rodada do Brasileirão 2009. A campanha gremista não é regular nem boa, ao contrário do time dos Aflitos, que ainda não perdeu e anda tendo bons resultados fora de casa. Por aqui se tem falado muito na mudança do esquema de jogo do Grêmio de 3-5-2 para 4-4-2 - sobre qual o momento apropriado, as carências do elenco, etc - mas o fato é que Autuori não teve, até agora, oportunidade para treinar essas alterações, limitando-se a manter o 3-5-2 com algumas mudanças de posicionamento.

Pelo frio e pelo horário o público não foi expressivo, de modo que se fizeram presentes os 10mil de sempre (no mínimo). Conseguimos um bom lugar para acompanhar o Grêmio atacando onde tradicionalmente ataca no 1.º tempo, mas o sorteio antes do início do jogo acabou fazendo o time da casa atuar atacando para o outro lado (direita das sociais).

O 1.º tempo foi sofrível. Souza errou muitas jogadas, Adílson deu passes toscos, perdeu bolas para o adversário e teve dificuldade na marcação, Tcheco cobrou uma falta de maneira bisonha, Ruy esteve por todos os lados e errou todos os cruzamentos, a zaga trocava passes estranhos na frente dos atacantes adversários, etc. O que salvou a etapa inicial foi o gol de Souza, perto da hora do intervalo.

O Grêmio voltou muito melhor no 2.º tempo, mas ainda assim com pouca eficiência no ataque. Parecia-me que Túlio e Herrera deveriam ingressar, mas Autuori fez uma substituição que me pareceu estranha: saiu Ruy para o ingresso de Joílson. Felizmente o cara mandou bem na alteração: Joílson cruzou e Maxi Lopez ampliou para 2x0 (meu pai observou que o argentino não tem recebido muitos passes e que ninguém foi comemorar com ele o seu gol... talvez seja decorrência da discussão entre Maxi e Souza ao final do jogo contra o Vitória, então vamos ver como se comportam nos próximos jogos).

A partir daí a partida passou a ser totalmente favorável ao Grêmio. Maxi Lopez foi substituído por Herrera, e em seguida o argentino estava no lance no qual a zaga do Náutico facilitou a tarefa de Souza, que marcou o gol que definiu o placar.

Agora o Grêmio e Autuori têm 10 dias para se preparar adequadamente para o próximo jogo pelo Brasileirão contra o Fluminense, no RJ.







GRÊMIO: Marcelo Grohe, Léo, Rafael Marques e Réver; Ry (Joílson), Adílson, Tcheco, Souza e Fábio Santos; Alex Mineiro (Douglas Costa) e Maxi López (Herrera). Técnico: Paulo Autuori.

NÁUTICO: Eduardo, Vágner, Gladstone e Negretti (Júnior); Eduardo Eré, Johnny, Galiardo, Ailton (Dinda) e Anderson Santana (Anderson Lessa); Carlinhos Bala e Gilmar. Técnico: Waldemar Lemos

Gols: Souza, aos 37 minutos do primeiro tempo; Maxi López, aos 22, e Souza, aos 32 minutos do segundo tempo. Cartões amarelos: Réver, Ruy, Tcheco e Joílson (Grêmio); Ailton, Anderson Santana, Galiardo e Johnny (Náutico) Cartão vermelho: Joílson (Grêmio). Renda: R$ 135.487,50. Público: 10.793. Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ) Auxiliares: Wagner de Almeida Santos (RJ) e Cláudio José de Oliveira Soares (RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...