domingo, 6 de maio de 2007

GRÊMIO CAMPEÃO GAÚCHO 2007 (Grêmio 4x1 Juventude, Estádio Olímpico, 06.05.2007, 16h)



Domingo passado, no Bate Bola, após o empate de 3x3 no primeiro jogo da final do Gauchão 2007, o David Coimbra disse que o título seria do Grêmio com tranqüilidade, ou seja, a tarefa do time de Mano era uma barbada (vencer por qualquer placar, ou empatar em 0x0, 1x1 ou 2x2).

Pois foi exatamente isso, uma barbada.

Chegamos ao Estádio faltando menos de meia hora para o apito inicial, e a surpresa foi o movimento sossegado na Av. Getúlio Vargas e na Av. José de Alencar. Posicionamo-nos bem à direita das sociais, num lugar razoável atrás da linha de fundo, mas assistimos de longe aos ataques do Grêmio no 1.º tempo.

O Juventude deu início ao jogo e tentou partir para cima, afinal só a vitória interessava. Mas não demorou e em instantes o Grêmio impôs o ritmo de jogo que quis, criando já boas chances (principalmente uma com o Diego Souza). Quando eu achava que seria bom para o Grêmio marcar um gol no 1.º tempo, para não complicar as coisas depois do intervalo, aos 15 min, a bola sobrou para Tcheco na entrada da grande área; o capitão se livrou da marcação e deu um chutaço no ângulo de André. Muita vibração do artilheiro gremista (o cara tá curtindo essa temporada de goleador).

Nem com o resultado adverso o time visitante conseguiu criar perigos ao título do Grêmio. E as coisas não se modificaram nem no 2.º tempo, pelo contrário; com chuva e tudo, o time de Mano teve até mais facilidades e mais chances. Ivo Wortmann tentou de tudo com as alterações na sua equipe, mas ficou bastante evidente a superioridade técnica do Grêmio sobre o Juventude.

Atacando para a goleira que estava na nossa frente, aos 3min, Diego Souza marcou um golaço, praticamente de bicicleta. Mais adiante, Tcheco (tal qual centroavante) fez o 3.º gol na raça, e Lúcio fechou a goleada com um autêntico gol espírita - o cara estava quase na linha de fundo e o que era para ser um cruzamento fechado na pequena área, acabou que a bola foi bem no cantinho esquerdo do goleiro. O Juventude fez o gol de honra, após cobrança de escanteio na qual ninguém pulou, numa das já tradicionais e ridículas rateadas da defesa tricolor.

Entre os gols, o Grêmio teve inúmeras oportunidades de ampliar ainda mais o escore. Destaque para duas bolas na trave e uma cobrança de pênalti grosseiramente desperdiçada por Tuta (pessoalmente foi uma pena, pois filmei todo o lance, e o gol de pênalti compensaria todos os outros 4 gols que eu não consegui filmar).



Conquanto eu ache que o Gavilán não anda jogando nada (diferentemente da opinião do meu pai), o paraguaio foi responsável por boas jogadas no ataque. Diego Souza confirmou a boa fase dos últimos jogos. Embora a zaga continue falhando - e das falhas resultam os gols sofridos contra o São Paulo e Juventude - não há dúvidas de que Schiavi garantiu de vez o seu lugar no banco em favor da titularidade de Teco. Lúcio teve atuação destacada. Tcheco matou a pau. Edmílson mostrou-se firme na maioria das vezes, e Sandro Goiano deu consistência ao meio-campo, com alguns bons passes de meia distância, e liberando Diego Souza e Tcheco para a armação das jogadas. Legal de tudo isso é que Lucas, machucado, não tem feito falta, o que signfica que o Grêmio tem boas peças de reposição em algumas posições. Estou bastante satisfeito com relação ao Saja, embora tenham surgido críticas após o jogo em Caxias do Sul. Carlos Eduardo, que aparentemente tem sondagens para jogar na Alemanha, s.m.j., não apareceu tanto.

A torcida do Juventude foi embora e a bola rolou sempre nos pés do Grêmio até o apito final. A vitória coroou uma campanha irrepreensível do time de Mano, que desde o início do campeonato se manteve na ponta de cima da tabela, com grandes atuações e grandes vitórias.



Pouco tempo para comemorar. contudo, pois o jogo decisivo pela Libertadores contra o São Paulo já é nessa quarta-feira, 09.05.2007.



GRÊMIO 4x1 JUVENTUDE

GRÊMIO: Saja; Gavilán (Nunes), William, Teco e Lúcio (Bruno Teles); Edmilson, Sandro, Diego Souza e Tcheco; Carlos Eduardo (Ramon) e Tuta. Técnico: Mano Menezes.

JUVENTUDE: André; Ricardo (Veiga), Ederson, Fabrício e Márcio Azevedo; Radamés, Lauro, William (Júlio César) e Paulo Ramos (Gabriel); Cristiano e Da Silva. Técnico: Ivo Wortmann

Arbitragem: Carlos Eugênio Simon, auxiliado por Altemir Hausmann e Marcelo Bertanha Barison

Gols: Tcheco, aos 15 minutos do primeiro tempo; Diego Souza, aos três, Tcheco, aos 16, Lúcio, aos 23, e Gabriel, aos 32 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Ederson, Márcio Azevedo e Radamés (Juventude); Carlos Eduardo e Gavilán (Grêmio)
Público: 47.676 pagantes
Renda: R$ 614.480,00

Um comentário:

  1. pra ser sincero, eu queria pegar teus gols pra postar no meu blog, do youtube hehehe.

    pena que tu não pegou os gols. tava contando com isso para o enriquecimento do meus textos!

    e é amanhã. DÁ-LHE IMORTAL (porque tricolor todo mundo vai ser).

    ResponderExcluir

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...