quinta-feira, 10 de maio de 2007

Diego Souza é pura raça (GRÊMIO 2x0 SÃO PAULO, Libertadores 2007, Estádio Olímpico, 09.05.2007, 21h45min)

Diego Souza é pura raça. Dito isso, segue-se que o Grêmio não teve tempo para comemorar o bi-campeonato gaúcho, pois o time de Mano ainda precisaria vencer o São Paulo de Muricy "aqui-tem-trabalho" Ramalho por uma diferença de 2 gols para se classificar às quartas-de-finais da Libertadores 2007.

O jogo reuniu praticamente o mesmo público do jogo do domingo passado, com a diferença da chegada do frio outonal. Chegamos com aproximadamente uma hora de antecedência e nos posicionamos, mais uma vez, à direita das cabines de rádio. Nota lamentável foi o falecimento de um cara que caiu no fosso antes do jogo (mas só viemos a saber disso no dia seguinte, pela imprensa).



O jogo iniciou bastante equilibrado, mantendo-se prevalentemente no meio-campo com alguma vantagem para os paulistas. Mas eu sabia que quando o Grêmio desse a primeira chegada ao gol de Rogério Ceni, com um arremate qualquer, os ataques ficariam mais freqüentes e as chances de gol mais claras. Assim, Tuta teve duas oportunidades para marcar. E aos 17min, após cobrança de falta de Lúcio pela esquerda, a bola sobrou para Tcheco, livre de marcação, chutar forte e marcar o 1.º gol:



A partir daí, o time de Muricy "futebol-é-coisa-de-louco" Ramalho passou 10 a 15 minutos atacando o Grêmio com muita velocidade, causando aflição no Estádio. Apareceu, então, a catimba argentina do grande Saja: o goleiro afastou de soco um cruzamento na área e caiu sobre um atacante do São Paulo; foi o que bastou para uma bela paralisação de 5min, e os paulistas não atacaram mais por um bom tempo até o final da 1.ª etapa. Nunca tinha visto uma catimba funcionar com tanta eficiência.

Antes, porém, do fim do 1.º tempo, Tcheco se lesionou, tentou voltar, mas não deu: Gavilán, então, foi acionado. Ainda não estou convencido suficientemente que o cara tenha jogado alguma coisa - a mim parece que o paraguaio está sempre mal posicionado e tem um domínio precário da bola, além de dar passes errados. Talvez mude de opinião vendo um jogo pela TV (o nosso esquema de gravação desse jogo não funcionou, mais uma vez em razão de problemas com a "pecinha").

Após o intervalo, Muricy "já-sei-o-que-tu-tá-querendo-dizer-não-vem-com-essas-paiaçada" (sic) Ramalho promoveu duas alterações na sua equipe, fazendo ingressar Jorge Wagner e o perigosíssimo Dagoberto. Pois o São Paulo dominou o Grêmio: o meio-campo gremista perdia todas as divididas e todas as bolas respingadas (tipo cobrança de tiro de meta, ou chutões de dentro da área). Para fim ficou visível a falta que fez o Tcheco, pois as jogadas não tinham com quem sair, sobretudo diante da atuação pequena de Sandro Goiano.

A atitude de Mano era previsível e na hora certa (aproximadamente 20min), após uma sessão de ataques em alta velocidade do São Paulo, Amoroso entrou em campo no lugar de Sandro. O Grêmio conseguiu, então, uns contra-ataques bem perigosos, inclusive com gols perdidos por Amoroso e Lúcio.

Diego Souza, então, assumiu a condução da equipe - o cara tem um baita controle de bola e muita raça, dividindo, vencendo as divididas, e partindo com a bola sempre em direção ao ataque. Não foi por acaso, então, que o volante (!) marcou o gol da clasificação, após uma aparada de Amoroso.

A partir daí o negócio era não ter mais jogo, e Mano sacou Carlos Eduardo em favor de Schiavi para se defender ao máximo. Mesmo assim, o São Paulo ainda teve uma chance clara de gol, num chute por sobre a meta de Saja. A partida seguiu por mais alguns instantes até o apito final:



Próximo fim-de-semana já começa o Brasileirão 2007, numa partida fora de casa contra o Paraná, na qual devem ser poupados vários titulares para a próxima fase da Libertadores 2007 contra o Defensor-URU, que por sua vez despachou o Flamengo.

GRÊMIO 2x0 SÃO PAULO

GRÊMIO: Saja; Patrício, Teco, William e Lúcio; Edmílson, Sandro Goiano (Amoroso), Tcheco (Gavilán) e Diego Souza; Carlos Eduardo (Schiavi) e Tuta. Técnico: Mano Menezes.

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Ilsinho, Alex Silva, Miranda, Jadilson (Dagoberto); Richarlyson, Josué, Souza, Hugo (Jorge Wagner); Aloísio e Leandro (Marcel). Técnico: Muricy Ramalho.

Árbitro: Carlos Chandia (Chile), Jorge Osório e Manuel Rodriguez.
Cartões Amarelos: Miranda, Souza, Aloísio (SPO); William, Tuta e Diego Souza (GRE)
Gols:
Gols: Tcheco aos 17 minutos do primeiro tempo e Diego Souza aos 30 minutos do segundo tempo.

Um comentário:

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...