domingo, 19 de junho de 2022

Grêmio 2x0 Sampaio Correia (Série B 2022, 13.ª rodada, Arena do Grêmio, 18.06.2022, 11:00)

Mais de 30 mil o público na Arena

 Com a vitória sobre o Novorizontino, a partida contra o Sport tinha importância, pois era o adversário direto para ingresso no G4. Apenas um ponto separa os times, e o Sport é 4.o colocado, e o Grêmio é 5.o.


Brenno ainda sente lesão, então Gabriel Grande ganhou sequência. Fez-se um grande esquema para o retorno de Villasanti, que serviu a Seleção do Paraguai. Diego Souza ficou fora por questão médica. Mas todos ficaram inconformados com a opção de Roger por Thiago Santos com Villasanti, deixando Bitello no banco.


Ainda falta para o Grêmio a vitória em um jogo difícil. Para subir para a Série A não basta ganhar dos times fracos, e o time de Roger precisa vencer algum adversário direto, mesmo fora de casa. Ainda não foi o caso dessa vez, com empate sem gols, e atuação deprimente, onde se disse que o Grêmio bateu recorde de passes errados.


SPORT 0x0 GRÊMIO

SPORT: Mailson; Ezequiel, Rafael Thyere, Sabino e Sander; Fabinho, Bruno Matias (Alanzinho, 40’/2ºT) e Giovanni (Thiago Lopes, 25’/2ºT); Luciano Juba, Jaderson (Vanegas, 14’/2ºT) e Kayke (Búfalo, 25’/2ºT). Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

GRÊMIO: Gabriel Grando; Rodrigues, Geromel e Kannemann; Edílson (Jhonata Varela, 34’/2ºT), Thiago Santos, Villasanti  (Bitello, 19’/2ºT) e Nicolas; Janderson  (Elias, 19’/2ºT), Elkeson (Ricardinho, 31’/2ºT) e Biel (Campaz, 31’/2ºT). Técnico: Roger Machado. 

CARTÕES AMARELOS: Giovanni, Jaderson, Ezequiel e Gilmar Dal Pozzo(S) ; Janderson, Biel, Elias, Kannemann (G)

CARTÃO VERMELHO: Kannemann (G)

LOCAL: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata-PE

ARBITRAGEM:* Wilton Pereira Sampaio, auxiliado por Bruno Raphael Pires e Bruno Boschilia.  VAR: Emerson de Almeida Ferreira.

PÚBLICO: 16.506

RENDA: R$ 290.610,00


Lucas Leiva já é uma possibilidade remota de contratação, e o que tem impedido o acerto parece que é a duração do contrato: o Grêmio oferece até o final de 2023, e o jogador pretende até 2024. Falou-se também em Mario Fernandes (o lateral—direito que tinha uma boa saída para o ataque, fazia gols, chegou a ser convocado para a Seleção - e se recusou a pegar o avião -, vendido ao CSKA, ganhou nacionalidade russa e disputou Copa do Mundo de 2018 - e fez gol. O cara está em ano sabático, tendo pedido suspensão do contrato para acompanhar nascimento do filho no Brasil).


Para o jogo contra o Sampaio Correia, segue Gabriel Grando no gol. Kannemann foi expulso no jogo passado, e no seu lugar ingressou Bruno Alves. Rodrigues teve algum resfriado e deu lugar a Natã. Edílson se lesionou mais uma vez no jogo contra o Sport, e sem poder contar com o também lesionado Rodrigo, foi escalado, improvisado, Jhonata Varela. O bom lateral Nicolas foi preterido em favor do contestado Diogo Barbosa, em nome de um alegado melhor posicionamento ofensivo. Bitello voltou ao time, formando o meio com Villasanti. E no ataque, Janderson ganha mais uma oportunidade, junto com Biel e o retorno de Diego Souza.


O jogo contra o Sampaio Corrêa, na Arena, no sábado dia 18.06.2022, seria às 11:00, e a torcida foi convocada insistentemente. Tem-se falado muito das torcidas dos outros times, que têm marcado presença nos estádios e dado muito apoio, e Roger, jogadores, dirigentes vêm reclamando da pouca participação do público na Arena, e das vaias.


Primeiro jogo que meu pai me acompanhou em 2022, e saímos com uma hora de antecedência. Na chegada, uns 20min antes da bola rolar, vimos grandes filas nas rampas. Estacionamos no E1, e subimos direto para os assentos. Deu tempo de encontrar lugar, e em seguida começou o jogo. Meu pai ficou atrás da goleira sul, onde pegava sol (dia era frio), e eu fui para o outro lado, pois o Grêmio atacaria para o lado da arquibancada norte no primeiro tempo (coisa rara, geralmente no sorteio o Grêmio ataca para o sul na etapa inicial).


A mobilização surtiu efeito, pois o público foi de 30 mil. A torcida apoiou o time, mas não se conteve quando Diogo Barbosa foi substituído, e Thiago Santos entrou em campo, dois jogadores que era melhor não terem entrado nesse jogo, o primeiro por jamais ter justificado sua contratação, e o segundo por ter entrado com a vitória encaminhada, no lugar de um zagueiro, e acredito que a torcida preferia algum jogador mais agudo.


O jogo foi muito ruim, e a bola dificilmente chegava em boas condições no ataque. Tentei me concentrar nas jogadas de ataque, para ver se conseguia reparar onde estava a dificuldade do time de Roger, mas a bola passava muito tempo longe da zona ofensiva. Algumas chances foram criadas, e o Sampaio Corrêa raramente ofereceu perigo.


No final do primeiro tempo, Diego Souza abriu o placar num bate rebate aéreo. Era uma cobrança de falta pela esquerda, que um jogador do Sampaio Corrêa catimbou bastante, atrasando a cobrança. Não deu resultado, e Diego Souza estava livre para cabecear para o gol.


O gol deu alguma tranquilidade. Para o segundo tempo, fiquei atrás da goleira sul, sob o sol do meio-dia, que dava uma trégua no frio. Pipoca salgada (queria doce) e refri para ajudar na fome do almoço.


O jogo seguiu o ritmo ruim, Roger fez algumas substituições previsíveis - entrada de Elias, Lucas Silva, Nicolas, Campaz. Acho que Elias deve merecer mais oportunidades que Janderson. Pode ser que o cara desperdice chances de gol, mas a contribuição dele é maior, e é um jogador que oferece mais perigo que Janderson, e acho que merece confiança para superar a ansiedade.


No terço final do jogo, foi assinalado pênalti a favor do Grêmio. Na sequência da jogada, Elias perdeu o gol feito, de cara para a goleira, sem o arqueiro. Sorte dele que o jogo já tinha sido interrompido. Diego Souza pegou a bola, tirando da mão do Elias. Bateu bem, no canto, sem chances para o goleiro.


O jogo se encaminhou para o final. Valeu o resultado, e o público de mais de 30 mil. Soube-se depois que Kannemann sentiu lesão muscular e fica fora por pelo menos duas semanas. Edílson é outro que tá no departamento médico por lesão muscular. Segue a novela Lucas Leiva, as contratações de Guilherme e Thaciano (que não empolgam, são dois caras que vão jogar mas não vão ser diferenciais, nem acrescentar ao que já se tem), e possivelmente mais uns dois (lateral e meia ofensivo).


Com o empate do Sport contra Náutico, o Grêmio entra no G4.


Série B - 13ª rodada - 18/06/2022

Grêmio 2x0 Sampaio Corrêa

GRÊMIO: Gabriel Grando; Natã (Thiago Santos, 26’/2ºT), Geromel e Bruno Alves; Jhonata Varela, Villasanti (Lucas Silva, 36’/2ºT), Bitello e Diogo Barbosa (Nicolas, 15’/2ºT); Biel (Campaz, 36’/2ºT), Janderson (Elias, 15’/2ºT) e Diego Souza. Técnico: Roger Machado.

SAMPAIO CORRÊA: Luiz Daniel;  Mateusinho (Gabriel Furtado, 36’/2ºT), Allan Godoi, Nilson Jr e Lucas Hipólito; André Luiz (Lucas Araújo, INT), Ferreira (Rafael Costa, 20’/2ºT), Maurício, Eloir e Ygor Catatau (Eron, 29’/2ºT); Poveda (William, 36’/2ºT). Técnico: Léo Conde.

Gols: Diego Souza (G) aos 35 do 1º tempo e aos 32 do 2º tempo.

Cartões amarelos: Lucas Araújo e Eloir (S)

Público e renda: 30.767 (29.226 pagantes). Renda R$ 1.181.808,00

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre

Arbitragem: Andre Luiz de Freitas Castro, auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva (FIFA) e Leone Carvalho Rocha (trio do GO). VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ).

Próximo jogo

Série B - 14ª rodada

23/06/2022 - 21h30min

CSA x Grêmio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...