domingo, 1 de maio de 2022

Grêmio 2x0 CRB (Série B, Arena do Grêmio, 5.ª rodada, 30.04.2022, 16:30


 O Grêmio foi a Ponta Grossa enfrentar o Operário na 4.ª rodada da Série B embalado pela vitória contra o Guarani. E o jogo foi disputado, bem no estilo da competição, e valeu muito mais o resultado do que a atuação. A vitória veio com gol de Elias, que entrou no intervalo, no lugar de Campaz, e parece que agora o colombiano perdeu lugar no time titular. Sinto que Elias dá contribuição melhor do que Campaz, pois este tem de vez em quando uma boa batida na bola, mas o Elias tem todo o resto (contribuição na marcação, ataque em velocidade, e gols). O jogo marcou o encontro com o goleiro Vanderlei, que ainda pegou a época do Grêmio com Renato de grandes finais e títulos, e não teve boa temporada entre nós. Como toda boa lei do ex, ele fez muitas defesas, mas não evitou a derrota.

No final do jogo, na entrevista coletiva de Roger, o treinador deplorou a conduta de algum torcedor adversário que teria xingado esposa e filhas de Roger, chamando pelo nome e tudo. A partir daí, a imprensa se solidarizou com o treinador, mas as redes sociais se dividiram, e aí entra a parte chata da polaridade na política que estamos vivendo. Para mim, particularmente, não me interessa qual preferência política do Roger (assim como nunca me interessou a do Renato, Celso Roth, Mano, Cuca, Adilson, Autuori, Claudio Duarte, Julinho Camargo, Nestor Simionatto, Tiago Duarte, Felipão, etc). Acho ele um bom treinador, e tem coisas que atualmente não tem mais espaço no futebol (e em outros setores). Em outra época era comum xingamentos e tudo mais (quando eu comecei a ir aos Estádios, nos anos 1980, as poucas mulheres que iam ver jogos eram xingadas de tudo que é nome), mas agora as coisas estão mudadas, e certos comportamentos não são mais aceitáveis.

Seja como for, o Grêmio entrou no G4 e voltaria para Arena, pela terceira vez em abril, para jogar contra o lanterna CRB.

SÉRIE B — 4ª RODADA — 27/04/2022

OPERÁRIO 0X1 GRÊMIO

OPERÁRIO : Vanderlei; Arnaldo, Thales, Reniê e Fabiano; André Lima, Fernando Neto (Felipe Garcia, 31’/2ºT), Ricardinho (Marcelo, 11’/2ºT), Javier Reina (Pavani, 27’/2ºT), Thomaz Santos (Felipe Saraiva, 11’/2ºT); Paulo Sérgio (Júnior Brandão, 27’/2ºT). Técnico: Claudinei Oliveira

GRÊMIO:  Brenno; Rodrigo Ferreira, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti, Lucas Silva (Sarará, 30’/2ºT), Bitello (Benítez, 37’/2ºT); Campaz (Elias, INT) e Biel (Janderson, 30’/2ºT) e  Diego Souza (Ricardinho, 37’/2ºT). Técnico: Roger Machado

GOLS: Elias (G), aos 7 minutos do segundo tempo

CARTÕES AMARELOS: Reniê (O)

LOCAL: Estádio Germano Krüger, Ponta Grossa

PÚBLICO E RENDA: 6.521 (6292 pagantes); R$ 307.940,00

ARBITRAGEM: Flávio Rodrigues de Souza, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Gustavo Rodrigues de Oliveira (trio paulista). VAR: Vinicius Furlan


A entrevista de Roger, e depois outros depoimentos que ele deu na mídia esportiva, continuaram rendendo discussão na imprensa e nas redes sociais. Isso tirou grande parte do foco no que realmente interessava: o jogo contra o CRB era uma oportunidade que não poderia ser desperdiçada para o Grêmio subir na tabela.

Também notei que na imprensa há uma crítica exagerada no Roger e no Campaz. Quanto ao treinador, ficou-se debatendo se o cara deveria abrir mão dos três volantes ou não, já que o adversário, na Arena, seria teoricamente mais fraco, e Roger poderia testar uma formação que proporcionasse melhor futebol (mais uma vez, teoricamente). É certo que Campaz custou muito caro, e as suas atuações não são das melhores. Mas vi parte da imprensa pegando no pé do cara, como se ele não valesse nada. 

Se Roger ainda escala Lucas Silva, e não Gabriel Silva, para mim já ficou claro que não é por teimosia ou má vontade. Ele já disse expressamente que Bitello já é um jogador pronto, e está sendo escalado como titular indiscutível. Mas Gabriel Silva, como o próprio Roger apontou, precisa amadurecer. E tem ganhado minutos entrando no decorrer dos jogos. É possível que, neste ano ainda, dependendo do seu rendimento, o cara se torne titular. Roger não precisa queimar etapas neste momento, o time venceu duas partidas seguidas, e a próxima seria contra o lanterna, CRB.

Já o Campaz tem desempenho irregular: às vezes cobra escanteio fraquinho, parece que não tem força. Mas ele já fez um gol olímpico, um dos mais bonitos da história da Arena. Às vezes ele não tá pilhado na marcação, em outras ele acompanha e dá carrinho e rouba bola. Às vezes ele erra passes e chutes, em outras ele colabora no ataque. É certo que não vale tudo o que foi pago por ele, e a culpa não é dele, e sim de quem o contratou sem saber (por isso Felipão não o escalava). Mas o colombiano está aqui, demonstra vontade e não pode ser simplesmente descartado. Numa competição longa, todos vão ter oportunidades, e o time vai sendo montado no decorrer dos jogos.

Fico feliz de ver o Elias entrando e melhorando o time, e agora assumiu a titularidade no lugar do Campaz. Fez o gol da vitória contra o Operário. Falta-lhe a experiência do Diego Souza, e a pontaria (que pode vir com a prática). Vi muitos outros jovens atacantes do Grêmio que pareciam promissores, e não confirmaram. Elias, com altos e baixos, tem mostrado muita vontade, e pode errar alguns gols, mas não tem passado em branco.

O jogo, num sábado, 16:30, com um pouco mais de frio, era bom para levar a família, e fui com a Aline e a Dorinha. Saímos com bastante antecedência, estacionamos perto, e ficamos curtindo a atmosfera da Arena (com pipoca doce) até a hora do anúncio das escalações. Aí minha filha se assustou com o volume e pediu pra sair, então as gurias foram embora e eu fiquei para ver o jogo.

O CRB, desfalcado do Maicon, não ofereceu muita resistência, e só ofereceu perigo uma ou duas vezes. Elias abriu o placar logo aos 14min, e pouco antes dos 40min, Bitello ampliou com um golaço de fora da área. O Bitello sim, diferentemente do Lucas Silva, tem um bom chute de fora da área. O Lucas Silva, desde que se começou a apontar que o bom chute de fora da área dele era lenda (ninuguém conhece, ninguém viu), tem feito pelo menos um arremate para tentar se redimir das críticas, mas hoje também não foi o caso: cobrou uma falta chutando a bola na barreira. 

Esse jogo foi atípico para Diego Souza: o cara perdeu umas três grandes chances para fazer gol.

Os caras que eu gostei logo na primeira partida que eu vi seguem com bom rendimento: Biel sempre atrai boas jogadas no ataque, e dá combate na saída de bola adversária, e rouba bola inúmeras vezes. Deu uma arrancada no segundo tempo, passou para o Elias, que estava só com goleiro e zagueiro, gol aberto, mas acertou o poste. Rodrigo Ferreira, para mim, é titularíssimo na lateral direita. Cara tem força para chegar na frente, e acho que é só questão dos demais titulares confiarem que ele vai chegar na bola, e vai fazer bons cruzamentos, para saírem mais jogadas pela direita.

Elias ainda ampliou o placar para 3x0, mas o gol foi anulado pelo VAR.

Geromel empolgou com antecipações e arrancadas. Elkeson fez sua estreia, mas não teve tempo e chances de mostrar algo mais efetivo. Já fiquei feliz do cara sair inteiro do jogo, sem lesão. Nicolas foi expulso, e aí temos um problema para a lateral esquerda no próximo jogo: ninguém quer ver o Diogo Barbosa, que jamais correspondeu quando foi titular. 

A sequência da competição dá conta de que o Grêmio tem jogos fora de casa, e só terá um jogo na Arena em maio.

Série B — 5ª rodada — 30/4/2022

GRÊMIO 2X0 CRB

GRÊMIO: Brenno; Rodrigo Ferreira, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti, Lucas Silva (Gabriel Silva, 22’/2ºT) e Bitello (Diogo Barbosa, 47’/2ºT); Elias (Campaz, 37’/2ºT), Diego Souza (Elkeson, 22’/2ºT) e Biel (Janderson, 37’/2ºT). Técnico: Roger Machado

CRB: Diogo Silva; Reginaldo, Gum, Iago Mendonça eGuilherme Romão; Marthã (Wallace, 33’/ºT) e Yago; Raul Prata (Vico, int.), Gustavo Apis (Fabinho, int.) e Richard (Negueba, 23’/2ºT); Anselmo Ramon. Técnico: Marcelo Cabo

Gols: Elias, a 14, Bitello a 38 minutos do primeiro tempo; Elias aos 28 minutos do segundo tempo

Cartões amarelos: Yago, Negueba

Cartão vermelho: Nicolas

Público: 17.739 (16.394 pagantes)

Renda: R$ 633.555

Arbitragem:Felipe Fernandes de Lima, auxiliado por Guilherme Dias Camilo e Felipe Alan Costa de Oliveira.VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira


Próximo jogo

Série B — 6ª rodada

8/5/2022 — 16h

Cruzeiro x Grêmio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...