domingo, 22 de maio de 2022

Grêmio 0x0 Criciúma (Brasileirão Série B, Arena do Grêmio, 19.05.2022, 19:00)


Embalado por estar na liderança, após vitória contra o CRB em casa, a expectativa era de um grande jogo contra o Cruzeiro, na Arena Independência. Particularmente eu acreditava na vitória do time de Roger, e busquei nos meus arquivos gols de jogos passados contra os mineiros e publiquei no Twitter.

O confronto foi noticiado como o mais importante da Série B, pois pelo visto até então não tinham se enfrentado dois times com tanta tradição.

Mas o Grêmio tomou gol contra, marcado pelo lateral Rodrigo, e não conseguiu fazer nada melhor para buscar melhor resultado. Lucas Silva foi substituído no intervalo, e isso deu a impressão de terem melhorado as coisas.

Série B – 6ª rodada - 8/5/2022

CRUZEIRO: Rafael Cabral; Zé Ivaldo (Wagner, 20’/2ºT), Oliveira e Eduardo Brock; Geovane (Rômulo, 12’/2ºT), Willian Oliveira, Neto Moura e Matheus Bidu (Rafael Santos,  36’/2ºT); Luvannor (Miticov, 20’/2ºT), Edu (Waguininho, 36’/2ºT) e Jajá. Técnico: Paulo Pezzolano.

GRÊMIO: Brenno; Rodrigo Ferreira, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti; Elias (Janderson, 25’/2ºT), Lucas Silva (Gabriel Silva, INT), Bitello (Campaz, 32’/2ºT) e Biel (Ricardinho, 32’/2ºT); Diego Souza  (Elkeson, 25’/2ºT). Técnico: Roger Machado. 

GOLS: Rodrigo Ferreira contra (C), aos 26min do 1º tempo.

CARTÕES AMARELOS:Zé Ivaldo, Geovane (C); Lucas Silva, Villasanti (G).

ARBITRAGEM: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa), auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (trio de São Paulo). VAR: Vinicius Furlan (SP).

LOCAL: Arena Independência, em Belo Horizonte.

Mais uma semana de treinos e ninguém tinha dúvida de que a vitória era fundamental para o Grêmio contra o Ituano, em mais um jogo fora de casa. Pressionado pela atuação contra o Cruzeiro, Roger mexeu no time, e sacou Lucas Silva em favor de Gabriel Silva, atendendo aos apelos de imprensa e da torcida que se manifesta nas redes sociais.

Os treinos voltaram a ser acompanhados pela imprensa, e foram divulgados momentos de treino de finalizações nos quais é mostrado Benitez com pouca intensidade e aproveitamento fraco. Intuitivamente pensei que o cara deve estar arquivado para entrar no time.

Depoimento unânime, inclusive dos jogadores na saída de campo, é que o primeiro tempo do jogo contra o Ituano foi muito fraco para o Grêmio. Ouvindo falar parecia que nenhuma jogada tinha sido concluída. Para o segundo tempo o time voltou com outra atitude, e o gol saiu logo cedo, com Diego Souza.

O jogo se encaminhava para uma vitória importante fora de casa, apesar da atuação. Mas Roger fez alterações no time, promovendo ingresso dos contestados Janderson e Benitez. Nessa hora eu tive a mesma sensação de quando Bressan entrava no time: aumentaram as chances de tomar gol.

O Ituano tomou gosto e foi ao ataque. Brenno fez algumas defesas, a defesa tirou outras, mas nos acréscimos o Ituano fez o gol de empate.

Diz-se que no período que esteve em campo, Benitez perdeu a posse de bola por cinco vezes. Parece-me que tem caras que o Roger não pode mais contar.

As entrevistas coletivas de Roger e Denis Abrahão foram incomuns, pois botaram na conta dos jogadores a falta de atitude para vencer a partida. Foi dito que pelos menos agora os jogadores entenderam que precisam entrar no “espírito da Série B”, e fazer os resultados acontecerem, e não esperar pela vitória como se viesse espontaneamente.

SÉRIE B - 7ª RODADA - 9/2/2022

ITUANO: Pegorari; Pacheco, Léo Santos, Bernardo e Roberto (Mário Sérgio, 37’/2ºT);  Rafael Pereira (Gabriel Barros, 31’/2ºT), Lucas Siqueira, Kaio (João Victor, 21’/2ºT) e Gerson Magrão (Lucas Nathan, 31’/2ºT); Aylon (Dudu Vieira, 21’/2ºT) e Rafael Elias. Técnico: Mazola Júnior

GRÊMIO: Brenno; Rodrigo Ferreira (Sarará, 21’/1ºT), Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti, Gabriel Silva (Campaz, INT) e Bitello; Elias (Elkeson, INT), Biel (Janderson, 26’/2ºT) e Diego Souza (Benitez, 29’/2ºT). Técnico: Roger Machado

GOLS: Diego Souza (G), aos 2 minutos, e Lucas Nathan (I) aos 47 do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS: Aylon, Rafael Pereira, Lucas Siqueira, Bernardo e Rafael Elias (I); Elkeson (G) 

LOCAL: Novelli Junior, em Itu (SP).

ARBITRAGEM: Savio Pereira Sampaio, auxiliado por Daniel Henrique da Silva Andrade e Lucas Costa Modesto (trio do DF). VAR: Leone Carvalho Rocha (GO)

Romildo deu entrevista coletiva anunciando que não irá concorrer ao governo do RS, acabando com especulações que crescendo e estavam tomando conta do noticiário gremista.

Sem pode contar com Edilson e Rodrigo Ferreira, machucados, Roger voltou a escalar Rodrigues na lateral-direita. O técnico voltou atrás e sacou Gabriel Silva para o retorno de Lucas Silva. Além disso, optou-se por Elkeson, ao lado de Diego Souza, no lugar de Elias.

De certo que Roger deve ter pensado que tinha protegido suficientemente a defesa, e que Bitello estaria em condições de servir os atacantes.

Mas o jogo foi muito ruim. Cheguei com 12min de atraso, pois não pude sair de casa antes de ver tranquilizadas as coisas, e o que se viu foi o Criciúma numa boa, tentando sair com algumas jogadas, e defendendo sem muita preocupação. O goleiro catarinense fez boas defesas nas raras chances mais agudas do Grêmio, e Diego Souza e Elias (no segundo tempo), perderam chances claras.

Particularmente não sei se era o caso para tantas alterações. Apenas a troca de Elkeson por Elias, para mim, já estava justificada, mas Roger seguiu tirando Villasanti, Biel, Lucas Silva e mandou a campo Fernando Henrique (primeira partida na Série B), Sarará (para lateral-direita), Gabriel Silva, e Campaz. Fiquei com a impressão de que o técnico sentiu a pressão, fez substituições aleatórias, como que para não ser dito que não tinha tentado alterar alguma coisa no time. Se o cara tivesse com a cabeça no lugar, talvez fizesse ajustes no posicionamento, ou algo assim, sem precisar mexer nas peças, até porque dificilmente os jogadores que entraram em campo teriam aptidão para fazer algo muito melhor do que os substituídos.

Quem fez grande partida foi Geromel. O cara tirou todas na defesa, e ainda puxou ataques. É o único que nunca oscila, sempre joga em alto nível.

Na entrevista coletiva, Roger disse que colocou os jogadores nos seus melhores momentos (não entendi, ou ele quer dizer que o melhor momento de Campaz é uns 30min por jogo, por exemplo). Também enfatizou que muitos jogadores em campo tinham 19, 20 anos, mas foi logo contraditado pelos repórteres pois no mínimo 7 jogadores eram experientes. E ainda que assim não fosse, porque mandar a campo Fernando Henrique, Gabriel Silva e tudo mais se eles não estão prontos.

Nesse momento, fica difícil pensar positivamente no trabalho de Roger, pois suas escolhas, com idas e vindas nas escalações, demonstram que o cara não está com a cabeça boa, e está sentido a pressão por resultados. Tempo para treinar tem tido, com jogos a cada semana (ou mais), e agora tem-se dez dias para o próximo jogo pela Série B. Ainda assim, ele entregou mais do que vinha fazendo Vagner Mancini, então a troca ainda se justifica, mas não entendo porque o cara não conseguiu ainda regularidade nas atuações, sobretudo após ganhar o Gauchão 2022 de forma incontestável.

A direção sim comprova que não entende nada de futebol, seja nas decisões (manter Mancini de 2021 para 2022, manter o elenco praticamente inteiro do rebaixamento, contratações que nada agregaram). As vozes já sobem de tom para pedir trocas na direção de futebol ou no treinador. A pressão é maior do que nunca, e não vejo no time grandes esperanças de uma mudança apenas com treinos e com a passagem do tempo. Já se espera pela janela de transferências para reforçar o time, mas isso só virá para o segundo turno. E ainda há muitas rodadas até lá. Fato é que a torcida está cansada: presidente indeciso que demorou para se decidir, declarações desajeitadas do vice-de futebol, treinador que ainda não conseguiu dar regularidade ao time e tem tomado decisões questionáveis na escalação e substituições, jogadores inaptos, ingressos caros, setor da arquibancada norte ainda interditado. Parece que nada ajuda, e a torcida está impaciente: 2021 foi todo no Z4, e 2022 tá dando a impressão de filme repetido.

SÉRIE B — 8ª RODADA — 19/05/2022

GRÊMIO: Brenno; Rodrigues (Campaz, 11’/2ºT), Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti (Fernando Henrique, 33’/2ºT), Lucas Silva (Sarará, 11’/2ºT), Biel (Gabriel Silva, 33’/2ºT) e Bitello; Diego Souza e Elkeson (Elias, 26’/2ºT) . Técnico: Roger Machado

CRICIÚMA: Gustavo; Claudinho (Cristovam, 39’/2ºT), Rodrigo, Rayan e Marcelo Hermes; Léo Costa, Arilson, Fellipe Mateus (Rômulo, 19’/2ºT), Thiago Alagoano (Caio Dantas, 19’/2ºT), Rafael Bilu (Eduardo Melo, 44’/2ºT); Hygor (Renan Bressan, 19’/2ºT) . Técnico: Cláudio Tencati

CARTÕES AMARELOS: Lucas Silva (G); Hygor, Gustavo, Felipe Mateus e Caio Dantas (C)

LOCAL: Arena, em Porto Alegre

PÚBLICO E RENDA:* 10.824 (9798 pagantes); R$ 354.112,00

ARBITRAGEM: Wilton Pereira Sampaio (GO), auxiliado por Bruno Boschilia (PR) e Rafael Trombeta (PR). VAR: Wagner Reway (PB)  

PRÓXIMO JOGO

RECOPA GAÚCHA — FINAL

24/05/2022 — 19H

GLÓRIA X GRÊMIO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...