sábado, 19 de fevereiro de 2022

Grêmio 4x0 São Luiz (Gauchão 2022, 8.ª rodada, Arena do Grêmio, 19.02.2022, 16:30)




Para mim foi surpresa: depois do almoço do dia 14.02.2022, dia seguinte ao empate contra o Juventude, na Arena, em 1x1, o técnico Vagner Mancini foi demitido. A direção admitiu que o fez por pressão da torcida e da imprensa. No Twitter e nos jornais e rádios se faziam muitas críticas ao trabalho do treinador, pois o time estava jogando muito mal, apesar de invicto e na liderança da competição. E a grande ironia é que se repete 2008, quando Mancini também foi demitido, num dia 14.02, invicto, após meia dúzia de jogos (na época se dizia que o time dele era muito faceiro). No final da tarde anunciou-se a contratação de Roger Machado. Foi o treinador que em 2015 deu novo padrão de jogo ao time do Grêmio, mas não permaneceu no cargo pois o time tinha um problema sério de tomar gols na bola aérea dentro da área (Renato veio, consertou esse problema, e foi campeão a partir de 2016, com praticamente o mesmo time e forma de jogar). Roger geralmente começa bem os trabalhos, e o senso comum é que as relações vão se desgastando, então ele nunca se firmou em nenhum time, apesar dos elogios ao trabalho que ele realiza. Ano passado ele rejeitou oferta para assumir o time no lugar de Felipão, na luta para escapar do rebaixamento (e aí veio o Mancini). E ele sempre disse em entrevistas que queria pegar times no começo de temporada. Pois parece que agora foi a hora tida como ideal pelo treinador para voltar ao Grêmio.

No dia seguinte, o Grêmio enfrentou o União Frederiquense, com treinador interino (Cesar Lopes). Na escalação, optou-se pela volta de Gabriel Grando (veremos quem Roger vai eleger de goleiro titular), e foram atendidas reivindicações da torcida e imprensa (que reclamavam da escalação de Thiago Santos e Lucas Silva simultaneamente - o interino optou pelo primeiro, e promoveu Villasanti; e na lateral esquerda, Diogo Barbosa perdeu posição para Nicolas). Outros jogadores reservas compuseram o time, no lugar de lesionados ou preservados Geromel, Benitez, Ferreira e Diego Souza. Pelo visto deu tudo errado, pois o time da casa venceu por 3x1. Próximo jogo é na Arena, contra São Luiz, e será a reestreia de Roger como treinador.

Gauchão — 7ª rodada — 16/2/2022

UNIÃO-FW: Marcão; Lessa, Talis, Cleiton e Jander (Iago, INT); Igor Silva, Marquinhos, Eliomar (Menezes, 40’/2ºT) e Laion (Yuri, 40’/2ºT); Joãozinho (Buzatto, 29’/2ºT) e Daivison (Anderson Magrão, 19min/2º). Técnico: Daniel Franco

GRÊMIO: Gabriel Grando; Orejuela, Rodrigues, Bruno Alves, Nicolas; Thiago Santos (Lucas Silva, INT); Janderson (Vini Paulista, 38’2ºT), Villasanti (Gabriel Silva, 18’2ºT), Bitello, Rildo (Fernando Henrique, 38’2ºT); Elias (Churín, 41’2ºT): Técnico: Cesar Lopes (interino)

GOLS: Jander (U), aos 24min, Elias (G), aos 28min do 1º tempo; Eliomar (U), a 1min, Laion (U), aos 24min  do 2º tempo

CARTÕES AMARELOS: Marquinhos (U); Thiago Santos, Rodrigues (G)

ARBITRAGEM: Lucas Guimarães Rechatiko Horn, auxiliado por Jose Eduardo Calza e Conrado Bittencourt Berger 

LOCAL: Arena União Frederiquense, em Frederico Westphalen 


A atuação desastrosa acarretou comentários como: Roger Machado vai ter trabalho; Roger Machado é bom, mas não faz milagres (ou seja, o time é ruim); os goleiros não prestam.

Os goleiros Brenno e Gabriel Grando não tiveram nenhuma responsabilidade no rebaixamento para Série B em 2021. Houve consenso que ambos são muito bons, aptos à titularidade, e a preferência por um e por outro é basicamente pessoal, pois os dois tiveram grandes atuações, bem como momentos de insegurança, normais para quem está se firmando. Mas já houve quem passasse a dizer que os goleiros deveriam ser preteridos em favor de algum mais experiente, a ser buscado no mercado.

O Roger teve poucos dias para fazer alguma coisa, pois já em 19.02.2022 o Grêmio pegaria o São Luiz na Arena.

Na véspera do jogo houve revolta quanto ao anúncio da Arena de que os torcedores da arquibancada norte ficariam novamente confinados à rampa leste, sem acesso ao resto da esplanada. E quem vai para os outros setores, não poderia usar essa rampa. A gritaria foi grande nas redes sociais, e os dirigentes atenderam ao apelo, liberando o acesso como sempre foi (entra em qualquer rampa, caminha pela esplanada até o portão de acesso). Pra mim está claro que nesse ano de 2022 a diretoria do Grêmio, que não entende de futebol, também não vai bancar nenhuma briga com a torcida: trocou o técnico questionado, mudou o acesso dos torcedores, e provavelmente vai continuar seguindo as sinalizações nas redes sociais.

Para esse jogo, no sábado, 16:30, consegui me organizar e sair com antecedência de uma hora. Trânsito tranquilo, chegada no estacionamento idem, e mais uma vez usei o upgrade gratuito. Deu tempo de fazer lanche (e encontrar um dos ambulantes que vendia café no Estádio Olímpico, e agora vende picolés na Arena. Bati um papo, e compartilhamos a nossa saudade do Olímpico), e escolher bem o lugar. Dessa vez eu fui caminhando pelo corredor e vi que faz a volta inteira, sem limitação de setor, e fui parar bem atrás da goleira sul, onde o Grêmio atacaria na primeira etapa. 

Roger mexeu várias peças na escalação. Antes do jogo, pessoal da rádio expressava preocupação com a ausência de volantes marcadores, o que seria uma mudança talvez muito radical para o padrão anterior (Mancini escalava Thiago Santos e Lucas Silva, apesar dos protestos de todos).

Fazia muito tempo que não víamos um jogo do Grêmio tão bom. O placar foi elástico, 4x0, e ao natural os gols saíram. Poderia ser até mais, pois o Grêmio chegava com facilidade, mas faltava aquela qualidade a mais de fazer um lance de ataque em gol. Particularmente, acho difícil acompanhar os jogadores com numerações tão diferentes. Só o Geromel tem camisa tradicional, a 3, os demais todos têm dois dígitos, 20, 27, 28, 29, 30, 34, 35, 39, 59… era difícil reparar, de longe, principalmente 35 e 39. Talvez por isso eu tenha achado que o Gabriel Silva fazia um partidão, era o camisa 59, número que de longe pode parecer 35 do Rildo ou 39 do Bitello (eleito craque do jogo pela rádio que eu ouvi na saída do jogo). Janderson é inconfundível, e me parece que vai perder espaço conforme o Roger formatar o time do jeito dele. Rildo se apresentou, e fez um golaço. Nicolas é outro cara que está aproveitando bem as oportunidades, e fez mais um gol, além de contribuir no ataque.

O São Luiz jamais ameaçou o gol de Brenno (talvez o cara tenha feito uma ou duas defesas durante o jogo). O Grêmio desde o início disputou todas as jogadas, e forçou os ataques, então o São Luiz ia se defendendo como podia. Fui saber depois, pelo rádio, que o São Luiz estava bem na competição, tinha defesa pouco vazada, e os adversários que o time de Mancini tinha enfrentado eram muito mais fracos. 

Deu tudo certo, e mesmo com as substituições (corretas, para todo mundo entrar no ritmo, e poupar quem desempenhou bem desde o início) o Grêmio seguiu aumentando o placar. No segundo tempo eu mudei para o lado da goleira norte, um pouco deslocado para o lado direito de ataque.

Roger já mostrou serviço nesse primeiro jogo, numa estreia muito animadora. Agora terá uma semana de treinamentos para preparar o time para o Grenal, e logo em seguida, o jogo de ida da Copa do Brasil 2022 contra o Mirassol, fora de casa.


Gauchão 2022 - 8ª rodada – 19/02/2022

GRÊMIO: Brenno; Orejuela, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti (Victor Bobsin, 38’/2ºT); Janderson (Vini Paulista, 33’/2ºT), Bitello (Lucas Silva, 33’/2ºT), Gabriel Silva e Rildo (Elias, 22’/2ºT); Diego Souza (Churín, 2ºT). Técnico: Roger Machado.

SÃO LUIZ: Renan Rocha; Lucas Carvalho, Rodrigo Milanez, Willian Goiano e Márcio Goiano (Mizael, 38’/2ºT); Régis (Capa, INT), Jeferson Prill e Paulinho Santos; Jean Dias (Paulinho Simionato, 20’/2ºT), Juba (Taiberson, 20’/2ºT) e Ariel (Jhonata Araújo, 20’/2ºT). *Técnico:* Paulo Henrique Marques.

GOLS: Diego Souza (G), aos 9min, Rildo (G), aos 35min do 1º tempo; Nicolas, aos 17min, Janderson, aos 32min do 2º tempo.

CARTÕES AMARELOS: Rildo, Janderson (G); Juba, Willian Goiano (S).

PÚBLICO PAGANTE: 9.452

PÚBLICO TOTAL: 10.433

RENDA: R$ 398.846,00

ARBITRAGEM:Anderson da Silveira Farias, auxiliado por Jorge Eduardo Bernardi e Cassio Pires Dornelles.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...