domingo, 28 de julho de 2013

Grêmio 2x0 Fluminense (Brasileirão 2013, 9.ª rodada, Arena do Grêmio, 28.07.2013, 16h)

Incomum transmissões dos jogos do Grêmio no Sportv, mas o jogo contra o Criciúma, no sábado, 20.07.2013, por alguma razão, mereceu o televisionamento. Bem, era melhor nem ter acompanhado o jogo. Sem Souza e Adriano, Renato optou por uma dupla de volantes jovens e promissores: Ramiro e Matheus Biteco. Com a limitação dos 3 estrangeiros, o recém contratado Riveros sobrou, pois Renato levou Vargas e Barcos (titulares) e Maxi Rodrigues no banco. A partida começou com o Criciúma elétrico. As coisas ficaram difíceis quando Matheus Biteco foi expulso em um lance bobo (teria tentado agredir um adversário... na verdade pesou a inexperiência, ele foi rude para rejeitar o adversário, mas não tinha a intenção de agredir). Cris entrou e no primeiro lance perdeu de cabeça e o Criciúma saiu na frente. Sem prejuízo, o Grêmio se encontrou em campo e Zé Roberto empatou com um golaço. No segundo tempo o Grêmio poderia ter vencido. Mas Vargas também foi expulso em um lance parecido com o de Biteco. Dois a menos e aí as coisas ficaram terríveis. Na pressão o Criciúma fez o gol da vitória. O final do jogo, no entanto, foi com pressão gremista, após o ingresso de Maxi Rodrigues e Kleber. Sensação foram de 3 pontos perdidos, pois mesmo com 10 em campo o Grêmio poderia ter vencido.

O jogo seguinte, em casa, contra o Fluminense, então, se tornou decisivo. Agregado a isso (necessidade de subir na tabela), coincidiu com a data comemorativa dos 30 anos da Copa Libertadores de 1983 (vencida em 28.07.1983, no Estádio Olímpico, contra o Peñarol, por 2x1). Previsão de público expressivo.

Começamos o deslocamento 14h e chegamos numa boa. Na entrada havia réplicas da taça da Libertadores em cartolina. O hino "Grêmio, Grêmio, nós somos campeões da América" tocou várias vezes. Levei o gravador H4n para registrar o áudio, uma encomenda da galera da URSO.

Sem M. Biteco e Vargas ficou fácil escalar o time: Riveros faria sua estreia, compondo o meio com Adriano. No ataque, Kleber fez companhia a Barcos.

Antes da bola rolar, vários jogadores que disputaram a final de 1983 foram ao gramado com a taça Libertadores.

O primeiro tempo foi complicado para o time do Renato. O Fluminense, de Abel, mesmo sem Fred, impôs seu jogo e perdeu várias chances de gol. O Grêmio apenas viu o Flu jogar. O segundo tempo foi bastante diferente. Logo no início percebemos que os jogadores voltaram mais calmos, valorizando a posse de bola (sem os passes espetados e as jogadas inúteis). O gol não demorou a sair. Alex Telles foi até a linha de fundo, após uma boa jogada do Barcos, e cruzou para Riveros, que marcou o gol na sua estreia com a camisa gremista. O Fluminense teve chances para empatar o jogo, inclusive com uma bola no poste. A vitória foi consolidada com gol de Kleber.

Próximo jogo é contra o Corinthians, fora de casa, no meio da semana. Domingo que vem tem Grenal.




Grêmio: Dida; Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Adriano (Ramiro; 29'/2°), Riveros, Elano (Maxi Rodríguez; 32'/2°), Zé Roberto (Gabriel; 41'/2°); Kleber e Barcos. Técnico: Renato Portaluppi

Fluminense: Diego Cavalieri; Wellington Silva (Diguinho; intervalo), Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho (Rhayner; 27'/2°), Jean, Deco e Wagner (Kennedy; 35'/2°); Rafael Sobis e Samuel.

Gols: Riveros (G), a cinco; Kleber (G) a 39 minutos do segundo tempo. Cartão amarelo: Gum (F). Arbitragem: Raphael Claus (SP), auxiliado por Alessandro Rocha de Matos (BA) e Emerson de Carvalho (SP). Público: 31.098

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...