terça-feira, 12 de julho de 2011

Grêmio 2x0 Coritiba (Brasileirão 2011, 9.ª rodada, Estádio Olímpico, 10.07.2011, 16h)

Depois do empate em 2x2, em casa, contra o Avaí, na 7.ª rodada, Renato pediu demissão após uma entrevista coletiva desastrada do Odone, na qual antecipou que haveria mudanças. Quase uma semana depois, Julinho Camargo foi confirmado como novo treinador, e a primeira missão seria enfrentar o Cruzeiro, em recuperação com Joel Santana (duas vitórias seguidas), fora de casa, pela 8.ª rodada. Tinha esperança de que a virada gremista já aconteceria nesse jogo, mas o fato é que apesar de jogar razoavelmente bem, o time de Julinho não soube segurar Montillo, que estava em noite inspirada e fez 2 golaços. O jogo marcou a estreia de Gilberto Silva.

A partida seguinte, contra o Coritiba, era importante para servir logo como primeira vitória no currículo do novo técnico. Durante a semana lemos notícias do quão estrategista e dedicado o cara é, e inclusive chegou-se a sugerir que era dele a paternidade do esquema de jogo do Inter (logo desmentido). Com o retorno de Gabriel (documentação regularizada), Douglas (cumpriu suspensão), e as opções de Neuton na lateral-esquerda (apesar de estar prestes a ser negociado para a Udinese) e ataque com Leandro e André Lima (Miralles no banco), Escudero no meio (Lúcio machucado e em má-fase), o Grêmio se preparou para o Coritiba de Tcheco e Pereira.

Chegamos com antecedência e pegamos um bom lugar para acompanhar a íntegra do jogo. O primeiro tempo foi nervoso - Marcelo Grohe fez umas três defesas expressivas (mesmo), e já há quem sustente que se deve vender Victor (na Copa América com a Seleção) e efetivar Grohe como titular. Na verdade o jogo estava complicado mesmo, e percebemos que o momento de Julinho foi quando Everton (ex-Caxias) se machucou e o jogo foi interrompido para atendimento. Julinho deu instruções para metade do time nesses 5min, e ali vimos que as coisas começaram a funcionar.

Os gols vieram no 2.º tempo. Gilberto Silva fez o primeiro de cabeça, e André Lima fechou o placar com tranquilidade. Julinho aproveitara o intervalo para substituir Neuton (que errou bisonhamente num lance que quase resultou em gol do Coritiba, e mais além errou outro lance) por Bruno Collaço (que entrou bem, sobretudo no apoio), e modificar o posicionamento de André Lima, Leandro, Douglas, Gilberto Silva, confundindo a marcação do time visitante. Agora se diz o quão bom é o cara na leitura do jogo e na didática para dar as instruções para os jogadores.

De outra banda, Renato foi contratado pelo Atlético-PR e tem a missão de tirar o time da última colocação e evitar o rebaixamento.






GRÊMIO: Marcelo Grohe; Gabriel, Mário Fernandes, Rafael Marques e Neuton (Bruno Collaço); Gilberto Silva, Fábio Rochemback, Escudero (Willian Magrão) e Douglas; Leandro e André Lima (Miralles). Técnico: Julinho Camargo
CORITIBA: Edson Bastos; Jonas, Pereira, Emerson e Eltinho; Marcos Paulo, Léo Gago, Tcheco (Bill), Everton Costa (Anderson Aquino) e Marcos Aurélio (Everton Ribeiro); Leonardo.Técnico: Marcelo Oliveira.
Árbitro: Sandro Meira Ricci, auxiliado por Marrubson Melo Freitas e César Augusto de Oliveira Vaz (trio do DF). Gols: Gilberto Silva (Grêmio), aos 17 minutos; André Lima (Grêmio), aos 25min, ambos no segundo tempo. Cartões amarelos: Rafael Marques (Grêmio); Pereira e Jonas (Coritiba). Público: 16.988 torcedores. Renda: R$ 252.117,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...