sexta-feira, 4 de junho de 2010

Grêmio 2x1 Atlético-MG (Brasileirão 2010, 6.ª rodada, Estádio Olímpico, 03.06.2010, 21h)

A derrota para o Corinthians, no Estádio Olímpico, pela 2.ª rodada do Brasileirão 2010 (estávamos lá) era menos importante do que o segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil 2010; afinal, era o jogo de volta do enfrentamento contra o Santos, e o Grêmio tinha chances de classificar-se pois vencera de forma heroica o primeiro jogo por 4x3. Na Vila Belmiro, em 19.05.2010, o Grêmio fez um excelente 1.º tempo, mantendo o empate sem gols. Mas o time estava desfalcado de Mário Fernandes e Rodrigo, e a zaga reserva não manteve o pique, além de que reconhecidamente alguns jogadores não voltaram "ligados" para a etapa complementar (Hugo e Douglas, por exemplo). Nessas condições, o Santos venceu com facilidade por 3x1 e despachou o time de Silas.

Só que o grupo "sentiu" a desclassificação e, ainda em São Paulo, para o jogo seguinte pela 3.ª rodada do Brasileirão 2010, tomou 4x2 do Palmeiras, no último jogo no Palestra Itália (será demolido para construção de uma arena), em 22.05.2010.

A 1.º vitória do Grêmio no Brasileirão 2010 veio apenas na 4.ª rodada, contra o Avaí, em 26.05.2010, no Olímpico. O jogo não foi bom, mas o resultado foi na medida: 3x0. Meus compromissos "acadêmicos" têm dificultado a ida ao Estádio. Mas consegui ouvir o final do jogo pela rádio e foi memorável ouvir, no final da partida, uma discussão acalorada (e constrangedora) entre um professoral comentarista e um grande repórter que fica no meio da torcida.

Em 29.05.2010 o Grêmio foi ao Maracanã enfrentar o Flamengo, sem Adriano, mas com Vágner Love e Petkovic (este com ânimo e contrato renovados). Geralmente o Grêmio se complica no Maracanã, e efetivamente tomou um banho de bola nos primeiros minutos de partida, inclusive tomando um gol logo de início. O preparo físico dos cariocas, no entanto, não é dos melhores, e Petkovic acabou cansando em seguida. Melhor para o Grêmio, que diferentemente do Brasileirão 2009, consegue jogar futebol, razoavelmente, mesmo no campo do adversário. Assim, o Grêmio chegou ao empate, mas poderia ter vencido pois teve ampla vantagem no 2.º tempo.

A campanha do Grêmio, até o momento, é pífia, e se aproxima o recesso da Copa do Mundo 2010. Impunha-se uma vitória no Olímpico, contra o Atlético-MG de Wanderley Luxemburgo, Ricardinho, Diego Tardelli e Muriqui. Notoriamente os times de Luxemburgo fracassam diante do Grêmio, então as chances de vitória eram muito boas. Só que o trio de destaques atleticanos incomodou a defesa gremista (ainda desfalcada de Mário Fernandes e de Neuton), obrigando Victor a realizar grandes defesas (é chato que agora o cara tem errado com certa frequencia, e nessa partida, se não comprometeu, por outro lado cometeu umas reposições de bola bizarras).

Com um jogo complicado, Hugo abriu o placar aparando de cabeça uma cobrança de escanteio de Fábio Rochemback.

1.º gol Hugo



O gol trouxe alívio, que durou até o final do primeiro tempo, quando o Atlético-MG conseguiu um gol através de um chute de fora da área que desviou na zaga gremista e surpreendeu Victor.

O time de Silas é o que mais erra passes no Brasileirão 2010, e muitos passes errados foram vistos. Maylson ganhou sua chance no time titular, e Rochenback definitivamente parece ter assumido a posição outrora de William Magrão. Adílson completou a sua centésima partida pelo Grêmio e sua titularidade é incontestável. Douglas, por sua vez, parece que virou reserva. William ganha chances pelo prestígio que tem com Silas, que o trouxe do Avaí. Só quem não joga é Mythiuê, inexplicavelmente.

O Grêmio fez o gol da vitória no mesmo esquema Rochemback-cruza-Hugo-marca-de-cabeça.

2.º gol Hugo



Resta agora o jogo contra o São Paulo, no domingo, antes da parada para assistirmos à Copa do Mundo 2010 na África do Sul.

GRÊMIO: Victor; Edilson, Ozeia, Rodrigo e Bruno Collaço; Adilson, Rochemback, Maylson e Hugo; Roberson (Bergson) e William (Fernando). Técnico: Silas.

ATLÉTICO-MG: Marcelo; Lima, Jairo Campos (Ricardo Bueno) e Werley; Diego Macedo, Rafael Jataí (Wendel), João Pedro, Ricardinho e Leandro (Junior); Muriqui e Diego Tardelli. Técnico: Wanderley Luxemburgo.

Arbitragem: Pericles Bassols Cortez (Fifa), auxiliado por Dibert Pedrosa Moises (Fifa) e Marco Aurélio Pessanha, trio do Rio de Janeiro. Gols: No primeiro tempo, Hugo (G), aos 37 minutos e Ricardinho (A), aos 44. No segundo, Hugo (G), aos 15.
Cartões amarelos: Leandro, Jairo Campos, João Pedro, Marcelo (A), William, Edilson, Hugo, Fábio Rochemback (G). Cartão vermelho: João Pedro (A). Renda: R$ 212.379,00.
Público: 14.605 (12.473 pagantes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...