domingo, 16 de agosto de 2009

Grêmio 4x1 Flamengo (Brasileirão 2009, Estádio Olímpico, 19.ª rodada, 16.08.2009, 16h)

A campanha gremista em casa é quase sem reparos; já fora-de-casa é decepcionante, com uma coleção de derrotas e empates. Antes do final do 1.º turno, o time de Autuori teria dois desafios para tentar melhorar seus resultados fora do RS: contra Palmeiras e Barueri, ambas com boas posições na tabela. O time de Muricy ocupa a ponta de cima, e tem vários destaques como Edmílson, Cleiton Xavier e Diego Souza. O Grêmio contou com todos os titulares e o ingresso de Douglas Costa. Apesar de todo o discurso pré-jogo, o Grêmio parecia não ter entrado em campo durante os primeiros 30min no Parque Antártica. Só dava Palmeiras, e só dava Cleiton Xavier; o cara estava sempre livre e criou muitas jogadas. Eventualmente fez o gol, que realmente parecia inevitável. Diferentemente, no entanto, das vezes anteriores, nas quais o time tomava um gol e se encolhia - e tomava outro(s) -, desta feita o time de Autuori melhorou a partir de um gol oportunista: o Grêmio empatou porque Túlio foi esperto ao cobrar rápido uma falta no meio do campo, passando para Souza que cruzou para Maxi Lopez vencer Marcos. Daí em diante o Grêmio jogou bem, e no 2.º tempo foi beneficiado pelas substituições desastradas de Muricy, que serviram para desarrumar o time (os comentaristas da Rádio fizeram questão de enfatizar isso). Bela partida, pois, contra um grande adversário: parecia que o Grêmio tinha encontrado o jeito de jogar fora-de-casa.

Palmeiras 1×1 Grêmio – 17ª rodada, quinta-feira, 06/08/2009, Parque Antarctica, em São Paulo.

PALMEIRAS: Marcos; Wendel, Danilo, Maurício Ramos e Marcão (Marquinhos); Edmílson, Pierre, Cleiton Xavier e Diego Souza; Ortigoza (Willians) e Obina (Jefferson)
Técnico: Muricy Ramalho

GRÊMIO: Victor; William Thiego (Rafael Marques), Léo, Réver e Fábio Santos (Jadílson); Túlio, Adílson, Tcheco, Souza e Douglas Costa (Jonas); Maxi López
Técnico: Paulo Autuori

Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE), Erich Bandeira (FIFA-PE) e Ubirajara Ferraz Jota (PE). Público: 25.440 torcedores. Cartões amarelos: Edmílson, Marcão (PAL); Rafael Marques (GRE). Gols: Cleiton Xavier, aos 28min, Maxi López, aos 31min do primeiro tempo

O Grêmio nem voltou para Porto Alegre, pois poucos dias depois enfrentou o Barueri, que faz boa campanha para surpresa geral. Sem Rever (que caiu feio no gramado e ficou desmaiou durante o atendimento) e Fábio Santos (fratura no pé), o Grêmio perdeu pelo placar mínimo e não jogou futebol. Ao final do jogo - que ouvi pela Rádio - notei como se cria uma polêmica: perguntado sobre o resultado, Tcheco, no seu tradicional estilo, reclamou que "faltou pegada" ao time; ato contínuo, a reportagem perguntou para Souza: "o que você acha da declaração de Tcheco de que teria faltado pegada?". Não sei quem ainda leva a sério esse tipo de declaração ao final do jogo, e sempre acho que esse "fulano disse tal coisa" inapropriado, ou pelo menos, é inapropriado responder na hora, sem falar com o "fulano" previamente a respeito. Na volta para Porto Alegre, tentou-se dar uma esquentada no assunto ("a equipe desceu no aeroporto, Tcheco não deu entrevistas, e Souza disse que falava pelo grupo" - indicando que haveria uma divisão no plantel, e que Tcheco, o capitão do time, estaria isolado), mas Autuori encerrou o assunto quando disse que (a) existe liberdade de expressão, e todos podem dar suas opiniões e palpites, e (b) o que faltou foi bola, e não pegada, ao time. O técnico tem valorizado o fato de que o Grêmio é um dos times que menos faz faltas no Brasileirão 2009 (fez apenas duas na derrota para o São Paulo, e fez menos faltas que o Cruzeiro na vitória no Olímpico), o que é incomum nas campanhas gremistas em qualquer competição (quem não lembra o manjado senso comum de que o Grêmio é um time violento, sobretudo a partir da época com Felipão). Assim, a tarefa de Autuori parece ser a de fazer com que o time seja organizado em campo, ocupando espaços, e antecipando-se na marcação. Durante a semana de treinamento para o jogo contra o Flamengo, os titulares gremistas foram vistos brincando e tudo mais, nada havendo de clima ruim.

BARUERI 1 X 0 GRÊMIO - 18.ª rodada, 09.08.2009, domingo, Arena Barueri, em Barueri (SP), 18h30.

BARUERI: René; André Luís, Xandão e Leandro Castan; Marcos Pimentel (João Vitor), Ralf, Éverton, Márcio Careca e Thiago Humberto (Bruno Ribeiro); Luís (Otacílio Neto) e Fernandinho. Técnico: Estevam Soares

GRÊMIO: Victor; Willian Thiego, Léo, Rafael Marques e Jadilson (Joílson); Adilson, Túlio (Bruno Collaço), Tcheco e Souza; Douglas Costa e Maxi López (Jonas). Técnico: Paulo Autuori

Árbitro: Luis Alberto Sardinha Bites (GO), Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ). Cartões amarelos: André Luiz, Leandro Castan, Xandão (Barueri); Souza, Tcheco (Grêmio). Gol: Fernandinho, aos 10 minutos do segundo tempo


Os dirigentes gremistas buscam reforços, e os mais comentados são Felipe Mattioni (lateral direito que está o Milan e já foi do Grêmio), Leandro (atacante do Verdy do Japão) e Lúcio (lateral-esquerdo do Herta Berlin e que também já atuou no Estádio Olímpico). Estava tudo certo para a vinda de Renato Cajá, inclusive com inscrição no BID, mas há questões não resolvidas nos seus contratos anteriores e parece que o cara vai ter que se acertar com a Ponte Preta. De outro lado, fala-se no interesse de times europeus por Maxi Lopez. A mim parece, ao final do 1.º turno, que o Grêmio não tem fôlego para alcançar o G4 (e se classificar para a Libertadores 2010), e que Autuori - querendo ou não - está preparando o grupo para a temporada que vem, lançando novos talentos e selecionando os do plantel atual que devem permanecer, além do próprio esquema tático e tudo mais.

O plano, inicialmente, e particularmente, era eu assistir ao jogo contra o Flamengo com um colega de trabalho (Tibério) que é cearense e já conhecia o Beira-Rio, mas não o Estádio Olímpico, aproveitando o fato de que meu pai viajaria por duas semanas. A viagem, por ora, não saiu, e decidimos ir ao Estádio poucos minutos antes do horário para o apito inicial (chegamos com a bola rolando).

Assim como Ronaldão, pelo Corinthians, há algumas rodadas atrás, seria legal ver Adriano "imperador" pelo Flamengo. Em ambos os casos, no entanto, as atrações não justificaram a fama.

Diferentemente de outros jogos, o Grêmio não partiu para cima do Flamengo, pois estava bastante desfalcado: Maxi Lopez e Herrera, lesionados, e Tcheco e Souza, suspensos. Autuori teve de se virar com uma escalação bizarra: Rever como volante, Jadílson na lateral-esquerda, Douglas Costa no meio, e Perea e Jonas no ataque. As limitações do time eram visíveis, mas o Grêmio saiu na frente. Após a primeira cobrança de escanteio, o Grêmio ficou com o rebote e recriou o ataque; a bola foi cruzada e Perea - iniciando um jogo pela primeira vez em 2009 - fez o gol de cabeça.

1.º gol - Perea



O Flamengo, no entanto, aproveitou-se da fragilidade da defesa gremista pelo lado esquerdo, que atende por Jadílson. E numa jogada típica daquelas que olhamos de longe e não acreditamos como ninguém consegue tirar a bola dali, o Flamengo empatou a partida.

Parecia claro que o Grêmio não venceria. Antes do final da etapa inicial, no entanto, Autuori já preparava as modificações que viriam em seguida. Bruno Collaço entrou no intervalo na lateral-esquerda, para suprir as falhas de Jadílson, e Joílson entrou no decorrer da etapa final, no lugar do Douglas Costa. Bastaram 3 ou 4 jogadas para firmar a convicção de que Bruno Collaço é titular (os que estavam a minha volta concordaram).

A vitória veio pelas defesas de Victor. O cara fechou o gol. Mas fez mais do que isso: no 1.º tempo ele pegou três ou quatro, oportunidades nas quais ficou cara-a-cara com Adriano e os demais flamenguistas. Aquele tipo de lance em que o atacante fica na frente do goleiro e mentalmente antecipamos o lance: "é gol". Pois não foi. Victor catou todas, e repetiu a dose no 2.º tempo, toda vez que os adversários, por falha da zaga, ficavam livres para marcar. Não demorou e o nome do goleiro foi gritado pelo Estádio. A atuação foi tão boa que, ao final do jogo, o goleiro admitiu que aquela tinha sido a melhor da sua carreira, e os comentaristas e repórteres da Rádio se esforçavam para lembrar de atuação de outro goleiro que tivesse sido tão boa, considerado o grau de dificuldade das participações de Victor nesse jogo contra o Flamengo.

Não tomar gol foi decisivo, nessas condições, pois se o Flamengo virasse o placar, e melhor na marcação, contra o limitado time gremista, a derrota seria irreversível.
Rever não é atacante, mas recebeu a bola na intermediária, avançou sozinho, ninguém lhe marcou, e ele resolveu chutar para o gol. 2x1.

2.º gol - Rever



A vitória se consolidou quando Perea sofreu pênalti. O Estádio gritou o nome de Victor, mas Jonas logo se alinhou para a cobrança. Minha máquina já estava nas últimas da bateria, mas deu tempo para registrar o 3.º gol.

3.º gol - Jonas



Praticamente sem bateria, e já no final do jogo, achei que o placar estava definido. No pátio do Estádio ouvimos o alvoroço com a marcação de mais um pênalti, também convertido por Jonas.

O placar deixou o Grêmio na 7.º colocação ao final do 1.º turno. O 2.º começa já na quarta-feira que vem, contra o Santos, na Vila Belmiro.

Grêmio 4x1 Flamengo - 19.ª rodada, 16.08.2009, 16h.

GRÊMIO: Victor, Mário Fernandes, Léo, Rafael Marques e Jadilson (Bruno Collaço); Réver, Adílson, Túlio e Douglas Costa (Joílson); Jonas e Perea (Maylson). Técnico: Paulo Autuori.

FLAMENGO: Bruno, David, Aírton e Ronaldo Angelim; Everton Silva (Denis Marques), Lenon, Willians, Fierro (Camacho) e Everton; Emerson e Adriano. Técnico: Andrade.

Gols: Perea, aos 15, Everton, aos 25 minutos do primeiro tempo; Rever, aos 11, Jonas, 36, Jonas, aos 42 minutos do segundo tempo. Cartões amarelos: Joílson, Túlio, Jonas (Grêmio); Willians, Adriano, David (Flamengo). Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa/SP), Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Carlos Berkenbrock (SC)

Classificação atual
PG J V E D GP GC SG %
1º Palmeiras 37 19 10 7 2 31 17 14 64
2º Goiás 35 19 10 5 4 37 26 11 61
3º Inter 33 17 1 3 4 31 20 11 64
4º São Paulo 33 19 9 6 4 28 21 7 57
5º Atlético-MG 32 18 9 5 4 32 22 10 59
6º Avaí 30 19 8 6 5 28 22 6 52
7º Grêmio 28 19 8 4 7 33 22 11 49
8º Corinthians 28 19 8 4 7 23 23 0 49
9º Barueri 28 19 7 7 5 38 28 10 49
10º Flamengo 27 19 7 6 6 28 31 -3 47
11º Vitória 25 19 7 4 8 27 29 -2 43
12º Santos 25 18 6 7 5 31 31 0 46
13º Atlético-PR 24 19 7 3 9 21 29 -8 42
14º Cruzeiro 21 18 6 3 9 18 27 -9 38
15º Botafogo 20 18 4 8 6 25 30 -5 37
16º Coritiba 19 19 5 4 10 26 32 -6 33
17º Santo André 18 19 4 6 9 21 29 -8 31
18º Náutico 18 19 4 6 9 22 37 -15 31
19º Fluminense 15 19 3 6 10 21 32 -11 2
20º Sport 13 19 3 4 12 24 37 -13 22

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...