domingo, 23 de agosto de 2009

Grêmio 4x1 Atlético-MG (Brasileirão 2009, Estádio Olímpico, 21 .ª rodada, 23.08.2009, 16h)

Fora de casa, todos sabem, o Grêmio é freguês e tem a pior campanha do Brasileirão 2009. De outro lado, Wanderley Luxemburgo é freguês do Grêmio quando este é treinado por times gaúchos (Felipão, Mano e Roth). Contra o Santos, pela 20.ª rodada, na Vila Belmiro, prevaleceu o fracasso gremista longe do Estádio Olímpico. O jogo foi fraco, o Grêmio não ameaçou, e tudo se encaminhava para um empate sem gols, quando a zaga falhou e o Santos marcou o gol da vitória (uma cabeceada entre os zagueiros gremistas).

Santos 1x0 Grêmio - 20.ª rodada, 19.08.2009, 19h30min, Vila Belmiro, SP.

SANTOS: Felipe, George Lucas, Fabão, Eli Sabiá e Pará (Triguinho); Rodrigo Mancha, Rodrigo Souto, Germano (Neymar) e Paulo Henrique Ganso; Madson (Róbson) e Kléber Pereira. Técnico: Wanderley Luxemburgo.

GRÊMIO: Victor, Mário Fernandes, Léo (Joílson), Rafael Marques e Bruno Collaço; Rever, Adílson, Tcheco (Thiego) e Souza; Jonas (Douglas Costa) e Perea. Técnico: Paulo Autuori

Gols: Paulo Henrique Ganso, aos 34 minutos do segundo tempo. Cartões amarelos: Rafael Marques, Jonas (Grêmio), Eli Sabiá, Róbson (Santos). Cartão vermelho: Rafael Marques (Grêmio). Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO). Auxiliares: Cristhian Passos Sorence (GO) e João Patrício de Araújo (GO). Renda e público: R$ 103.710,00/6.499 pagantes


Lúcio e Leandro estão com suas contratações encaminhadas (o primeiro já chegou). Negocia-se, ainda, com Felipe Mattione. Jadílson foi afastado e Orteman tenta se acertar com o Peñarol (o cara ganha mais de 100mil reais para não ficar nem no banco).

Para o jogo contra o Atlético-MG, de Celso Roth, Autuori não poderia contar com a zaga titular, nem o ataque titular. Antes do apito inicial, falou-se que ele poderia até deslocar Túlio para a lateral-direita, Tcheco para 2.º volante, e Douglas Costa como meia, com a zaga formada por Mário Fernandes (que é zagueiro mas vinha sendo aproveitado como lateral-direito) e Réver. Para o bem de todos, no entanto, o técnico não inventou de improvisar posições (como alguns técnicos anteriores costumavam fazer), e promoveu o ingresso de Thiego na lateral, o meio de campo titular e o ataque com Jonas e Perea.

Inicialmente o Atlético-MG parecia melhor e chegava fácil ao ataque. Porém, o Grêmio saiu na frente muito cedo, com o gol de Rever logo aos 7min, aproveitando cobrança de falta de Tcheco.

1.º gol - Rever



O gol deu tranquilidade ao time de Autuori, mas o Atlético de Roth teve boas chances, todas rejeitadas pelo Victor, em excepcional fase (indiscutivelmente é o melhor goleiro em atividade no Brasil e foi convocado por Dunga para os próximos dois compromissos importantes da Seleção Brasileira, como reserva imediato de Júlio César - falta pouco para o cara garantir o passaporte para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul).

Na metade do 1.º tempo, Perea aproveitou de cabeça um cruzamento da direita - a bola bateu no travessão e foi empurrada para dentro do gol por um zagueiro atleticano.

2.º gol - Perea



Sem muito esforço, o Grêmio chegou ao 3.º gol, em cobrança de falta típica de Souza (diz-se que o goleiro do time mineiro falhou no lance).

3.º gol - Souza



Roth era hostilizado pela torcida gremista no Estádio ainda quando era técnico do Grêmio em 2008; ninguém imaginava, pois, que seria diferente agora que ele é técnico do adversário (o Atlético-MG apresentou boa campanha no início, liderando o Braileirão 2009 por várias rodadas, e agora vem caindo de rendimento e está até fora do G4). A cada gol gremista ouvia-se o grito "Ro-th, Ro-th", que era comum de ser ouvido das torcidas adversárias em 2008. Apesar disso, o cara ficou de pé o tempo inteiro à beira do gramado, abrindo os braços e tentando passar instruções.

O 2.º tempo foi sossegado. Jonas, desajeitado, marcou o seu gol, o 4.º gremista (no 1.º tempo fora o único a desperdiçar oportunidades).

Mário Fernandes jogou muita bola. Bruno Collaço falhou uma ou outra jogada, sem comprometer, no entanto, sua atuação sólida. Adílson contribuiu com bons passes curtos e objetividade para frente. Makelele, Herrera e Douglas Costa entraram no decorrer do 2.º tempo mas não tiveram tempo de mostrar alguma coisa diferente.

O time visitante fez o gol de honra, aos 30min, e não havia, naquele momento, nada que indicasse reviravolta no placar.

A vitória foi importante, pois o Atlético-MG é um dos times de ponta de cima da tabela, e agora o Grêmio está a 3 pontos da zona da Libertadores 2010. Próximo jogo é fora, contra o Botafogo, que está na zona do rebaixamento, mas com técnico novo e com campanha de recuperação.

Grêmio 4 x 1 Atlético-MG - 21.ª rodada, 23.08.2009, 16h, Estádio Olímpico.

GRÊMIO: Victor; Thiego, Mário Fernandes, Réver e Bruno Collaço; Túlio, Adílson, Tcheco e Souza (Makelele); Jonas (Herrera) e Perea (Douglas Costa). Técnico: Paulo Autuori.

ATLÉTICO-MG: Bruno; Welton Felipe, Marcos Rocha (Evandro) e Alex Bruno; Carlos Alberto, Renan, Jonílson, Renan Oliveira (Júnior) e Thiago Feltri; Diego Tardelli e Éder Luís (Rentería). Técnico: Celso Roth.

Arbitragem: Wilson Souza de Mendonça (PE), auxiliado por Angelo Rudimar Bechi e Kléber Lúcio Gil (dupla de SC). Gols: Réver (G), aos 7min; Perea (G), aos 23min; e Souza (G), aos 29min, no 1º tempo. Jonas (G), aos 12min; Evandro (A), aos 32min, no 2º tempo. Cartões amarelos: Bruno Collaço (G); Jonílson (A). Público pagante: 19.231 torcedores. Público total: 22.051. Renda: R$ 348.510,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...