domingo, 12 de julho de 2009

Grêmio 3x0 Corinthians (Brasileirão 2009, 10ª rodada, Estádio Olímpico, 12.07.2009, 16h)

Depois do jogo contra o Atlético-PR (vitória em casa por 4x1), desde logo entendi que se o Grêmio pretende fazer boa campanha, deve tratar vencer jogos contra adversários difíceis como seria o próximo adversário: no domingo, 12.07.2009, o Grêmio enfrentaria o Corinthians de Ronaldão e Mano Menezes no Olímpico. A semana serviu para dar andamento à reformulação do grupo, e no final parece ter ficado acertado que não haveria dispensas (com exceção de Ruy, que se desentendeu com Autuori há algumas semanas e foi para o Fluminense), apenas valorização (e não queimação) de jogadores para eventuais negociações (assim, Jonas, Alex Mineiro, Perea, dentre outros, seriam incluídos em trocas ou vendidos nas janelas para o exterior), bem como ingresso dos mais promissores vindos das categorias de base (Mario Fernandes, Maylson, dentre vários outros). Além disso, as negociações para venda de Victor e Réver não evoluiram, e parece que os caras vão ficar por aí mais algum tempo.

Chegamos ao Estádio pouco antes do apito inicial; meu pai já queria a pipoca doce, então fomos ao melhor lugar para adquiri-la, do lado oposto ao que o Grêmio costumeiramente ataca no 1.º tempo. Acabamos acertando em cheio, pois provavelmente Mano deu a dica para o capitão do Corinthians e o time visitante se posicionou bem a nossa frente para a etapa inicial. Ainda deu tempo para cumprimentar o Sávio, que durante muito tempo foi baterista da melhor banda de heavy metal do estado.

Com a bola rolando, desde cedo o time de Autuori se mostrou bem posicionado em campo e, mais importante, ligado no jogo: foi muito comum ver antecipações dos volantes gremistas (Adílson foi bem) e dos zagueiros. Havia o temor que Ronaldão conseguisse uma fração de segundo para uma jogada genial e um gol desconcertante (como ele tem conseguido com razoável frequência nos últimos jogos), mas a defesa gremista estava atenta e marcando com eficiência. Um dos melhores comentários da torcida a nossa volta foi já próximo ao final quando alguém disse que deveriam ter cobrado ingresso do Ronaldão, pois o cara ficou assistindo ao jogo o tempo todo.

Então o Grêmio estava jogando muito bem, e o Corinthians não conseguia chances de gol. A melhor coisa foi a definição do jogo no início. Lá pelos 15min, Alex Mineiro (Autuori escalou o ataque gremista reserva, pois os titulares Maxi Lopez e Herrera ficaram de fora por gripe e suspensão) desencantou e marcou o 1.º gol gremista, quebrando um jejum de vários meses.

1.º gol - Alex Mineiro



O jogo continuou bom e o Grêmio em cima; após oportunidades perigosas, Jonas não deixou escapar a chance de fazer o seu, aparando de cabeça bom cruzamento que veio da esquerda.

2.º gol - Jonas



Mais ataques e belas conclusões a gol. O Grêmio estava tão bem que fez o 3.º gol na base da insistência e da tranquilidade. Rafa Marques fez de cabeça (cruzamento da direita), na pequena área, o gol que encerrou a goleada. O zagueiro foi escalado no lugar de Réver, machucado, e assim todos os reservas marcaram gols contra o Corinthians.

3.º gol - Rafael Marques



No intervalo, vi uma chamada não atendida da Elenise; a comunicação via telefone é crítica no Estádio, então fiquei sabendo por msgs que ela estava acompanhando in loco, e que estava dando sorte, e assim assumiu o compromisso de vir ao Estádio em todos os próximos jogos (devia ter vindo durante a Libertadores também... "demorô").

O 2.º tempo foi apenas o exercício da superioridade gremista, pois desde metade do 1.º tempo o time de Mano jogava com um a menos. O gol de Victor jamais foi ameaçado - o craque das traves foi exigido apenas uma vez, e fez uma defesa extraordinária. Dizem que Tcheco só joga bem contra adversários inferiores, mas isso talvez seja exagero; talvez mais apropriado seja dizer que o cara vira craque em jogos não-decisivos. Mais do que destaques individuais, o bom do Grêmio deste domingo foi a atuação coletiva, e provavelmente isso não seja por acaso e sim decorrência do trabalho de Autuori que agora começa a fazer efeito.

Próximo jogo é contra o Coritiba, no meio da semana, fora de casa, e em seguida, no domingo que vem, é Grenal, no Olímpico. Enquanto isso o Grêmio é 9.º com 12 pontos.

GRÊMIO: Victor; Thiego, Léo, Rafael Marques e Fábio Santos; Adilson, Túlio (Makelele), Tcheco e Souza (Maylson); Jonas (Perea) e Alex Mineiro. Técnico: Paulo Autuori.

CORINTHIANS: Felipe; Alessandro (Diogo), Jean, Diego e André Santos; Cristian, Elias (Jucilei) e Douglas; Jorge Henrique (Renato), Ronaldo e Dentinho. Técnico: Mano Menezes.

Arbitragem: Francisco Carlos Nascimento, auxiliado por Pedro Jorge de Araújo e Carlos Jorge da Rocha (trio alagoano). Gols: Alex Mineiro (G), aos 16min; Jonas (G), aos 21min; e Rafael Marques (G), aos 37min, no 1º tempo. Cartões amarelos: Thiego, Tcheco, Rafael Marques, Léo, Souza, Perea (G); Ronaldo, Douglas, Jean, Alessandro, Dentinho (C). Cartão vermelho: Jean (C).

Um comentário:

  1. eu fiquei MUITO PUTO com aquela jogada do alex mineiro que o zagueiro cortou por trás. nem me dei conta que foi a jogada que originou o escanteio do terceiro gol. \o/
    hahaha

    ResponderExcluir

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...