quinta-feira, 14 de maio de 2009

Grêmio 1x1 Santos (Brasileirão 2009, Estádio Olímpico, 1.ª rodada, 10.05.2009, 18h30min)

Classificado para as oitavas da Libertadores 2009, o Grêmio ainda não tem técnico; a direção não confirma, mas é quase certo que Paulo Autuori vem na fase de quartas ou até semifinal, se for o caso. Quanto aos reforços, muitos nomes foram aventados, mas vieram apenas Túlio (volante reserva do Corinthians) e Joílson (lateral direito reserva do São Paulo). Finalmente chegou o momento de inaugurar o Brasileirão 2009.

O primeiro jogo seria contra o Santos, mas antes disso o time de Rospide venceu por 3x1, fora de casa, o Universidad de San Martin, encaminhando a classificação para as quartas-de-final da Libertadores 2009.

O horário não foi bom (18h30min de domingo é tarde) mas o Estádio Olímpico lotou, e isso se deve em grande parte à promoção de dia das mães (as mulheres não pagaram ingresso). Fomos a pé, chegamos em cima da hora, e tivemos que ocupar nossos lugares oficiais (tem o nome nas cadeiras agora).

Embora o jogo não tenha sido bom do jeito que gostamos (com o Grêmio atacando o tempo todo), impõe-se reconhecer que foi um bom jogo: foi lá e cá, Grêmio atacando e Santos atacando. O Grêmio teve a iniciativa no começo, mas o Santos de Vagner Mancini equilibrou e conseguiu um punhado de chances excelentes de fazer o gol, todas rejeitadas pelo Victor, que está em grande fase há um ano (e já se fala em convocação para a Seleção, o que acho péssimo - geralmente as convocações aparecem em horas cruciais, e uma vez convocado crescem as chances de venda para o exterior).

Tcheco apareceu muito bem no primeiro tempo, jogando para frente e acertando muitos passes. Maxi Lopez teve uma chance incrível de gol, acertando de cabeça uma bola no poste. Jonas se movimentou bastante, mas não conseguiu concluir com êxito.

O segundo tempo continuou tão disputado quanto o primeiro, mas o Grêmio já não conseguia superar a defesa santista. Nesses momentos é que o técnico faz o seu nome. E Rospide decepcionou a torcida ao sacar Jonas em favor de Túlio e Maxi Lopes por Alex Mineiro. Na prática, o time ficou com um atacante (Alex Mineiro, que não vem jogando e nas vezes que jogou não foi o artilheiro que se esperava), com Souza mais liberado. Do lado do Santos, Neymar não jogou nada.

Bem ou mal, coincidência ou não, o Grêmio abriu o placar com um gol de Réver, na entrada da grande área pelo lado esquerdo. Pouco depois, no entanto, quando a vitória já era comemorada pela torcida, o famigerado Molina (um dos cogitados para vir) acertou mais um chute de fora da área (numa cobrança de falta) e não deu nenhuma chance para Victor, um golaço (o cara, há anos atrás, já havia desclassificado o Grêmio de uma Libertadores jogando pelo Independiente de Medellin).

O resultado foi decepcionante - largar com um empate em casa - e na próxima rodada o Grêmio pega o Atlético-MG, no Mineirão, do técnico Celso Roth.

Antes disso, porém, tem o jogo de volta das oitavas da Libertadores, na quarta-feira, 13.05.2009, contra o San Martin, no Olímpico, depois da novela.

GRÊMIO: Victor; Léo, Réver e Rafael Marques; Ruy, Adilson, Tcheco (Douglas Costa), Souza e Fábio Santos; Jonas (Túlio) e Maxi López (Alex Mineiro). Técnico: Marcelo Rospide (interino).

SANTOS: Douglas; Luizinho; Fabão, Fabiano Eller e Triguinho (Pará); Roberto Brum, Germano, Paulo Henrique (Maikon Leite); Neymar (Molina), Kléber Pereira e Madson. Técnico: Vagner Mancini.

Arbitragem: Alício Pena Júnior (MG), auxiliado por Marcos Eustáquio Santiago (Fifa/MG) e Helberth Costa Andrade (MG). Cartões amarelos: Rafael Marques, Alex Mineiro, Ruy, Réver (Grêmio); Luizinho, Fabão, Neymar, Paulo Henrique 9Santos).
Gols: Réver, 33min do 2º tempo (Grêmio) e Molina, 40min do 2º tempo (Santos).

Um comentário:

  1. Fala, meu velho!
    Quanto tempo, hein!
    Como anda a vida?
    Dá uma espiada no meu blog quando tiver tempo:
    http://extensaododominiodaluta.blogspot.com/
    Abraços,

    John

    ResponderExcluir

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...