domingo, 23 de setembro de 2007

GRÊMIO 1x0 SANTOS (Brasileirão 2007, Estádio Olímpico, 27.ª rodada, 22.09.2007, 18h10min)

Esse jogo contra o Santos era do tipo que vale 6 pontos, pois os dois times concorrem diretamente pelas vagas na Libertadores (o título já parece decidido em favor do São Paulo). Apesar de se tratar de um adversário sempre complicado, o fato é que nas atuais condições não há como duvidar da vitória gremista, sobretudo em se tratando de time montado por Vanderlei Luxemburgo (não lembro da última vez que o Grêmio perdeu em casa para um time do Luxa).

William não treinou a semana toda e por pouco não deu lugar a Pereira; Pico foi escalado na lateral-esquerda, no lugar de Hidalgo, suspenso. Jonas não pode atuar devido a um acordo entre as equipes, e o ataque foi escalado com Luciano Marreta e Marcel (depois de muitas rodadas, Mano tem opções em todos os setores).

Chegamos ao Estádio faltando pouco mais de meia-hora para começar o jogo, e diferentemente do Grenal passado, pegamos ligeiros engarrafamento na Rótula do Papa e fila para entrar. Apesar disso, o Estádio não lotou, e pudemos escolher um bom local para acompanhar os dois tempos.

No 1.º tempo, o Grêmio atacou e atacou, com muita posse de bola, troca de passes certos e uma dezena de escanteios. Alguns desses ataques foram perigosos, e teve um lance que o time quase marcou. O Santos, por outro lado, não deixou de jogar, e conseguiu uns lances rápidos no ataque, mas não trouxe maiores perigos. Parece que Diego Souza foi bastante marcado, mas ultimamente tenho achado que o cara prefere cavar uma falta do que partir para cima da marcação. Luciano Marreta, que deu uma boa impressão no Grenal, não se deu bem contra os paulistas.

Atento, Mano promoveu alterações no posicionamento da equipe e o Grêmio exerceu superioridade até marcar o gol, aos 10min, numa cobrança de falta de Marcel. O cara pediu para bater (Bustos já havia tentado, sem sucesso) e acertou um chute exatamente onde 3 jogadores gremistas se posicionaram na barreira - os caras abriram, e a bola foi direto no canto esquerdo do Fábio Costa. E foi o primeiro gol do Marcel com a camisa do Grêmio.



Luxemburgo, então, tentou de tudo - colocou atacantes e até conseguiu fazer com que seu time atacasse mais seguido, mas aí apareceram Saja, William e Leo. Para nós é bom que o técnico da Seleção Argentina não tome conhecimento dos jogos do Grêmio, pois não estou certo se Abbondanzieri é tão melhor que Saja. O cara tem tranqüilidade, e atacou todas as bolas com firmeza. A dupla de zaga, por sua vez, não erra uma; William e Leo tiram todas, não comprometem, sabem sair jogando e dar balão quando necessário.

Essa semana noticiou-se um exemplar caso de fair play num jogo pela Copa da Inglaterra (há duas semanas, o Nottingham Forest vencia o Leicester City por 1x0, quando um jogador deste time passou mal no vestiário - duas paradas cardíacas. O jogo foi interrompido, e remarcado para essa semana com cronômetro e placar zerado. O Leicester, então, permitiu que o goleiro do Nottingham desse o pontapé inicial e marcasse o gol, restabelecendo o placar. Ao final, o Nottingham virou e venceu a partida). Pois o Santos teve a oportunidade de não exercer essa civilidade, pois Marcel estava caído no meio-campo, e os paulistas continuaram atacando, como se nada estivesse acontecendo. Finalmente a bola saiu, e Mano fez entrar Ramon no lugar do Marcel (o cara só saiu pela lesão, pois quem sairia era Luciano Marreta). Convém enfatizar que o Grêmio, poucos minutos atrás, estava atacando, mas chutou a bola para a lateral para permitir o atendimento de um santista caído no gramado.

O Grêmio, então, ganhou mais uma e ingressou na zona da Libertadores. Próxima partida é contra o Juventude, que luta para sair da zona do rebaixamento, em Caxias do Sul, no próximo domingo.

GRÊMIO: Saja; Bustos, Léo, William e Anderson Pico; Eduardo Costa, Sandro Goiano, Tcheco e Diego Souza; Luciano Fonseca (Danilo Rios) e Marcel (Ramon). Técnico: Mano Menezes.

SANTOS: Fábio Costa; Alessandro (Rodrigo Tabata), Adaílton, Domingos e Carlinhos; Maldonado, Rodrigo Souto, Petkovic (Pedrinho) e Kléber; Renatinho (Marcos Aurélio) e Kléber Pereira. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Arbitragem: Alício Pena Júnior (Fifa-MG), Marco Antônio Gomes (Fifa-MG) e Cleidy Mary Santos Nunes Ribeiro (Fifa-SC)
Gol: Marcel (G), aos 10 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Sandro Goiano e Anderson Pico (G); Kléber, Domingos e Carlinhos (S)
Público: 22.832 (20.917 pagantes)
Renda: R$ 327.725,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...