quinta-feira, 31 de maio de 2007

Carlos Eduardo é Seleção (GRÊMIO 2x0 SANTOS, Libertadores 2007, semifinal, Estádio Olímpico, 30.05.2007, 21h45min)

Na semifinal da Libertadores o time de Mano enfrentaria um desafio diferente: o de jogar para obter a vantagem no 1.º jogo. Em todas as competições e fases anteriores o Grêmio teve a vantagem de decidir no 2.º jogo em casa, para lutar pelo resultado salvador (o que acabou ocorrendo em TODAS as ocasiões neste ano). Só que o adversário, em decorrência do formulismo, seria o Santos de Wanderley Luxemburgo e Zé Roberto, este o melhor jogador em atividade no país. Na véspera da partida no Estádio Olímpico, Pelé deu entrevistas nas quais divulgou o seu temor pelo time do Grêmio, tido como o mais perigoso adversário dos santistas.



Seja como for, Mano mandou a campo o melhor disponível (com a camisa tricolor 2007); Tcheco foi dúvida até instantes do jogo, mas o cara tinha de jogar na primeira partida da decisão, pois sua participação em jogos no Olímpico é decisiva, de modo que se pode cogitar de sua não escalação apenas nos jogos fora de casa. Lucas, ainda em recuperação, não ficou nem no banco. Na véspera do jogo, Dunga convocou Carlos Eduardo para a pré-Seleção que jogará na Copa América; e no dia do jogo, noticiou-se a venda de Anderson do Porto ao Manchester United.

Como perdemos o lugar para um desembargador, acabamos ocupando, pela primeira vez, os nossos próprios assentos e vimos o Grêmio atacar no 1.º tempo bem de longe. Mas também teve bastante jogo do nosso lado, pois o Santos é um bom time (do meio para frente) e não deixou o Grêmio imprimir o tradicional ritmo dos jogos em casa. Saja fez uma baita defesa lá pelos 15 min, espalmando para escanteio um chute forte pelo lado direito do ataque santista na grande área. A marcação gremista, no entanto, estava em dia, de modo que aos poucos o ataque santista passou a não preocupar mais.

Até que aos 30 e poucos minutos, Diego Souza é derrupado na área por Ávalos e o juiz marcou pênalti. O capitão Tcheco encarregou-se, então, de abrir o placar.



Ainda comemorávamos quando Adaílton (valeu Vinícius) falhou na frente da grande área, e a bola sobrou para o sempre esperto Carlos Eduardo (esse cara joga sempre pra frente), que dominou, correu com a bola, esperou a saída do goleiro, e tocou com tranqüilidade para o gol.

Para o 2.º tempo, Wanderley promoveu alterações mas o Santos não teve sucesso nas suas investidas ofensivas. Ficou claro que a defesa santista é bastante limitada. A marcação gremista foi fundamental, pois as chances acabaram se resumindo aos contra-ataques - e várias oportunidades foram desperdiçadas, notadamente por Tuta (nesse jogo achei que o centroavante, que já tem a titularidade contestada por alguns, poderia ter dado lugar ao Amoroso). Gavilán compensou a pouca qualidade nos passes com marcação severa, assim como Sandro Goiano. Diego Souza não jogou tanto em relação aos jogos anteriores e foi substituído por Edmílson por lesão. Patrício e Lúcio não jogaram muito no ataque, exercendo funções eminentemente defensivas. Pelo lado do Santos, o destaque negativo foi o goleiro Fábio Costa, conforme o vídeo a seguir:



Nessas condições ficou fácil levar o jogo até o final sem maiores sustos. Durante a transmissão da emissora de TV ficou evidente que o narrador e o comentarista "descobriram" o que já conhecemos há anos: a torcida gremista e o preparo físico invejável (cortesia do Flávio Trevisan).



Mais uma vez, então, o Grêmio fez o resultado que lhe era exigido em jogo no Estádio Olímpico. Para passar às finais da Libertadores 2007, o Grêmio pode perder por 1x0 ou empatar por qualquer placar.

GRÊMIO 2x0 SANTOS

GRÊMIO: Saja; Patrício, Teco, William e Lúcio; Sandro, Gavilán, Diego Souza (Edmílson, 34min 2ºt) e Tcheco (Ramon, int.); Tuta e Carlos Eduardo. Técnico: Mano Menezes.

SANTOS: Fábio Costa; Alessandro (Tabata, int.), Adaílton, Ávalos e Kléber; Rodrigo Souto, Maldonado, Cléber Santana (Moraes, 19min. 2ºt), Zé Roberto; Jonas (Pedrinho, int.) e Marcos Aurélio. Técnico: Wanderley Luxemburgo.

Gols: Tcheco (G), aos 34 minutos e Carlos Eduardo (G), aos 36 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Patrício, Sandro, Lúcio (G); Ávalos, Tabata (S).
Arbitragem: Sergio Pezzotta, com Rodolfo Otero e Juan Rebollo (trio argentino da Fifa). Renda: R$ 1.115.860.
Público: 46.123 torcedores (44.646 pagantes).

3 comentários:

  1. Grande jogo!!!
    Semana que vem tem outra fritada de peixe.


    Andre Centena

    ResponderExcluir
  2. ataliba não, rapaz. adaílton! e ele vai ficar o resto tentando entender de que buraco do campo o carlos eduardo saiu.

    roubarei teus vídeos, como de praxe. mas hoje sem grandes textos. considera-te meu fornecedor haeuiaeuhaei

    AVANTE, IMORTAL.

    ResponderExcluir
  3. Vinícius: valeu o toque, arrumarei o texto.

    Duda: valeu a visita.

    ResponderExcluir

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...