quarta-feira, 25 de abril de 2007

Classificação com dedo do técnico (GRÊMIO 1x0 CERRO PORTEÑO/PAR, Estádio Olímpico, Libertadores 2007, 24.04.2007, 21h15)

Após a vitória memorável sobre o Caxias na sexta-feira passada, questionou-se a capacidade de mobilização do Grêmio para o jogo decisivo - no qual só a vitória, por qualquer placar, interessava - válido pela Libertadores 2007 contra o Cerro Porteño, sobretudo pelo desgaste de um jogo tenso e o enfrentamento contra um adversário mais qualificado e experiente.



Chegamos com meia-hora de antecedência ao Estádio, e nos posicionamos à direita das sociais, de onde assistimos ao Grêmio atacando no 1.º tempo. O time de Mano, como se supunha, não teve a mesma facilidade do jogo contra o Caxias - o Cerro marcou muito, com vigor, e não deixava de jogar (só o goleiro Navarro fez muita cera; os outros jogadores não ficavam se jogando no gramado pretextando lesões, como geralmente ocorre). Os paraguaios não criaram perigo; os atacantes gremistas, por sua vez, criaram boas chances. Sandro Goiano, no lugar de Lucas, foi bem nos passes e dribles curtos; Tcheco, quando se aplica mais em campo, sempre vai bem. A nova dupla de zaga, com William e Teco, é imbatível (Schiavi não volta mais ao time titular). Diego Souza parece que realmente encontrou o seu bom futebol - o cara correu muito e teve chances boas de gol.

Aos 30min, cobrança de falta lá do lado esquerdo, e Teco completou de cabeça para o gol. Golaço. O bandeirinha anulou mal o lance, e isso ficou bastante claro no vídeo que eu fiz:



O jogo se encaminhou para o intervalo e não acreditávamos que por conta de um erro grosseiro da arbitragem o Grêmio deixou de garantir o resultado.

Para o 2.º tempo, o Grêmio voltou com talvez até mais pegada e iniciativa. Lúcio e Patrício se alternavam nas jogadas pelas laterais, com vantagem para o primeiro. Depois dos 15min, Mano sacou Nunes e promoveu a entrada de Everton. Na hora pensei o quanto faltava de opções para o técnico para ser obrigado a escalar o Everton, um garoto ainda sem grande experiência e sem momentos decisivos marcantes. Pois a estrela de Mano brilhou e foi exatamente o Everton que marcou um belo gol de cabeça, sem marcação, aparando uma cobrança de falta de Sandro Goiano:



O Cerro fez substituições e tentou correr para cima do Grêmio, mas aí valeu a experiência e a calma do time de Mano - nesse sentido, Teco, William e Lúcio foram decisivos. Saja interveio pouco, mas mostrou a segurança habitual (baita goleiro).

Fim de jogo e a constatação de que em 2 jogos decisivos consecutivos, o Grêmio fez o placar exato para a classificação em 2 competições: o 4x0 contra o Caxias, pelo Gauchão, e o 1x0 contra o Cerro, pela Libertadores.

As atenções, por ora, se voltam ao Gauchão, para a disputa da final contra o Juventude.

GRÊMIO 1x0 CERRO PORTEÑO-PAR

GRÊMIO: Saja; Patrício, William, Teco e Lúcio; Nunes (Everton, 19'/2ºt), Sandro, Tcheco (William Magrão, 39'/2º t) e Diego Souza; Carlos Eduardo (Edmilson, 30'/2ºt) e Tuta. Técnico: Mano Menezes.

CERRO PORTEÑO: Navarro; Rojas, Pérez e Cabrera e Álvarez; Morínigo (Da Silva, 27'/2ºt), González, Britez (Cristaldo, 39'/2ºt) e Salcedo; Ramírez e Achucarro (Godoy, 32'/2ºt). Técnico: Gustavo Costas.

Gol: Everton (G), aos 19 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Achucarro, Pérez, Navarro, Cabrera, Salcedo (C), Patrício, William, Tuta e Diego Souza (G)
Arbitragem: Sergio Pezzotta, auxiliado por Pablo Lunatti e Otero Rodolfo (trio argentino)
Renda: R$ 947.630.
Público: 44.612

Um comentário:

  1. e amanhã, os colorados dizendo que o cerro é um time pouco expressivo. hahahaha

    ResponderExcluir

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...