domingo, 4 de março de 2007

GRÊMIO 1x0 SÃO JOSÉ-POA (Gauchão 2007, Estádio Olímpico, 03/03/2007, 18h10min)

O time de Mano Menezes foi bastante criticado pela torcida e pela imprensa após o jogo contra o Cucuta pela Libertadores. De fato, a equipe jogara muito mal, e os próprios jogadores, inclusive os mais infelizes naquela noite - Tcheco e Lucas, de quem se esperam grandes atuações -, admitiram a pouca qualidade do futebol apresentado na oportunidade. Também repercutiu o apagão de mais de uma hora antes do jogo, e o Pres. Paulo Odone, quando entrevistado, aproveitou para lembrar a necessidade de construir um novo Estádio para o Grêmio (a imprensa vem veiculando os andamentos das negociações com empresas de Portugal e da Holanda para a construção de uma arena em Porto Alegre).

O jogo contra o São José seria especial pois marcaria a volta do grande goleiro gremista Danrlei ao Estádio Olímpico, vestindo a camisa 1 do Zequinha. Desde que saiu do Grêmio em 2003, Danrlei teve uma carreira irregular, passando por Fluminense, Atlético-MG, e Beira-Mar de Portugal, intercalando períodos de inatividade. O goleiro deu entrevistas sempre enfatizando o seu gremismo e o carinho pela torcida gremista, e referindo o seu interesse em voltar a atuar por uma grande equipe. Todos torcemos para que o cara retome a forma excepcional. Por tudo isso, Danrlei foi muito aplaudido, tanto antes do início de jogo, como na volta do intervalo.



O Grêmio veio a campo com Teco no lugar de William machucado, Lúcio já titular da lateral-esquerda, Nunes no lugar de Edmílson, Lucas e Diego Souza, com Ramon mais à frente e só Everton de atacante. Carlos Eduardo não foi a campo. Além disso, promoveu-se a estréia do novo fardamento com a camisa metade preta, metade azul (no início, vendo nas lojas e nas pessoas eu achei estranho, mas pareceu-me bonito no campo, diferentemente do que acharam os caras do Bate-Bola).

Desde o início se viu que o São José não era páreo para o Grêmio. Mas a equipe ainda se ressentiu dos erros do jogo passado contra o Cucuta: muitos passes errados. O meio-campo três "volantes" - Nunes, Diego Souza e Lucas - foi improdutivo novamente, conquanto o Grêmio tenha conseguido algumas boas chances de gol, invariavelmente repelidas pelo Darnlei.



A mim parece que a grande dificuldade de Mano é a composição do meio-campo de modo a colocar em campo Lucas e Diego Souza. São várias alternativas, e Mano ainda não conseguiu optar pela formação ideal; ora se utiliza de mais um volante como Nunes ou Edmilson, ora coloca Diego Souza e Lucas e outros 2 mais adiantados (Tcheco e outro). Por outro lado, essas alternativas não são excludentes e poderiam variar conforme o adversário. E aí vem a outra dificuldade de qual alternativa para qual adversário. Esse parece ser o ponto em que Mano está pecando.

Seja como for, no 1.º tempo o Grêmio não conseguiu vencer a resistência do Zequinha. No 2.º tempo as coisas não foram diferentes. Mano resolveu tirar Nunes e colocar mais um atacante - Aloísio. Danrlei continuou, no entanto, fechando o gol.



Até que aos 18 min, Patrício acertou um chutaço de fora da área e venceu Darnlei. A torcida comemorou, mas depois gritou o nome do goleiro.



Mano ainda promoveu a entrada de Itaqui (bastante elogiado nos treinos) e de Sandro Goiano, pois a necessidade de fazer o gol já havia passado - bastava segurar o resultado.

Durante boa parte do jogo, o vento soprou na nossa direção trazendo uma chuva fina - foi uma dentro termos saído de casa agasalhados.



GRÊMIO 1 x 0 SÃO JOSÉ POA

GRÊMIO: Saja; Patrício, Schiavi, Teco e Lúcio; Nunes (Aloísio), Diego Souza (Itaqui), Lucas, Tcheco e Ramon; Everton (Sandro Goiano). Técnico: Mano Menezes.

SÃO JOSÉ POA: Danrlei, Kléber, Bruno, Glauber e Marcelo Muller; Júnior Negrão, Zé Luís, Pansera e Jéferson; Roni (Rafael Logerian) e Franciel (Walter). Técnico: Bagé.

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden, Assistentes: José Otávio Dias Bitencourt e Alexsander de Mendonça
Cartões amarelos: Nunes, Tcheco e Sandro Goiano (Grêmio); Glauber, Júnior Negrão e Marcelo Muller (São José)
Cartão vermelho: Glauber (São José)
Gol: Patrício, aos 18 minutos do segundo tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...