segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Grêmio 2x1 Vasco da Gama (Série B, 29.ª rodada, Arena do Grêmio, 11.09.2022, 16:00)

 Com a chegada de Renato, foi dito que o ambiente interno e externo se acalmou. Naturalmente, pois foi o técnico pedido pela torcida barulhenta das redes sociais, e veio com discurso dando firmeza no retorno para a Série A, ressaltando as dificuldades, e pedindo apoio para o grupo todo.

Nesse caso, parece-me que Roger não tinha mais o comando do elenco, e algumas opções realmente ficaram difíceis de justificar. Renato vem com grande peso, que ninguém pode ignorar. Então, se alguém no vestiário está pilha fraca, provavelmente não vai prevalecer frente a Renato. E Romildo ganhou um grande escudo: se subir, beleza. Se não subir, ele pode dizer que fez tudo o que podia, inclusive trocar para o técnico que todos pediram.

Todos se animaram para o jogo contra o Vasco, pois era a reestreia do Renato no comando do Grêmio, contra um adversário tradicional e Série A. Mais de 50 mil foram à Arena (não consegui fazer o upgrade, todos os ingressos foram vendidos). Com a punição das torcidas organizadas pelas brigas no jogo contra o Cruzeiro, foi vetada a entrada dos instrumentos da banda da torcida que fica na arquibancada norte.

Voltei de viagem direto para a Arena (meu pai não quis ir, alegando frio). Fiquei no meu assento, para não correr o risco de perder o lugar com a bola rolando.

O jogo foi muito bom, comparado com o padrão que a gente se acostumou desde 2021 (e um pouco antes, talvez). O Vasco saiu na frente, logo no início de jogo, mas Bitello e Thaciano fizeram os gols da virada ainda antes da metade do primeiro tempo.

Parece que agora estamos sob a sorte da estrela de Renato. Logo após o gol do Vasco, Campaz sente uma lesão muscular e é substituído por Thaciano. Foi o tipo de alteração que arrumou o time, pois Campaz tem atuações questionadas, e Thaciano entrou com muito gás. No gol de Bitello, houve chute de fora da área, que desviou na zaga e entrou para o gol. Ficamos perdidos no lance, se havia sido marcado pênalti, e eu (como outros ao meu redor) demorei para reparar na bola entrando devagar dentro do gol. Fosse outra época, a bola teria ido para linha de fundo…

Pouco depois, um contra-ataque rápido iniciado por Thaciano, com participação de Biel, e finalização de Thaciano.

Destaque, ainda, para a boa atuação de Diogo Barbosa, que tem oportunidade de ser resgatado do ostracismo com a torcida por Renato.

Foi a primeira vitória de virada do Grêmio na competição.

Os 50 mil saíram empolgados com o resultado e a atuação. Próximo jogo é fora de casa, contra o Novorizontino.


Série B – 29ª rodada – 11/9/2022

GRÊMIO 2X1 VASCO DA GAMA

GRÊMIO: Brenno; Edílson, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti e Bitello (Thiago Santos, 23’/2ºT); Biel, Campaz (Thaciano, 7/1ºT, depois Lucas Leiva, 23’/2ºT) e Guilherme (Lucas Silva, 42’/2ºT); Diego Souza (Elkeson, 42’/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi

VASCO: Thiago Rodrigues; Léo Matos (Palacios, 42’/2ºT), Quintero, Anderson Conceição e Edimar; Yuri (Juninho, 30’/2ºT), Andrey Santos, Marlon Gomes (Figueiredo, 14’/2ºT); Nenê e Alex Teixeira (Bruno Tubarão, 14’/2ºT); Raniel (Raniel, 30’/2ºT). Técnico:Jorginho

GOLS: Léo Matos (V) aos 3, Bitello aos 9 (G) e Thaciano (G) aos 19 minutos do 1º tempo.

CARTÕES AMARELOS: Geromel, Bitello e Diogo Barbosa (G); Andrey, Bruno Tubarão e Figueiredo (V).

ARBITRAGEM:Raphael Claus (Fifa), auxiliado por Danilo Ricardo Simon (Fifa) e Alex Ang Ribeiro (trio paulista). VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP).

PÚBLICO: 50.886 (48.860 pagantes).

RENDA: R$ 2.319.558

Próximo jogo

Série B – 30ª rodada

16/9/2022 – 21h30min

Novorizontino x Grêmio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...