sábado, 23 de julho de 2022

Grêmio 2x1 Ponte Preta (Série B 2022, 20.ª rodada, Arena do Grêmio, 23.07.2022, 16h30min)

Público: 43 mil

 Duas vitórias em casa, com boas atuações, faziam acreditar que o Grêmio de Roger tinha se encontrado, e mudado de patamar. Acreditei na vitória fora de casa, contra o Brusque, sobretudo por ser a última rodada do primeiro turno. O Grêmio só venceu uma vez, contra Operário, fora da Arena.

Os relatos foram de um jogo muito ruim, com o Grêmio saindo na frente,  com Bitello, assistência de Biel, mas sofrendo o empate em bola aérea. O Brusque, onde joga o ex-lateral gremista Pará, não deixou Ferreira jogar.

O Grêmio finalizou o primeiro turno na quarta colocação, com quatro pontos de vantagem sobre o quinto colocado. Já se acredita que a subida para a Série A está encaminhada, e, vendo-se os três times da ponta de cima perderem pontos em jogos aleatórios, pode-se pensar em título (por mim, sou pela luta pelo título).

As notícias sobre eleição de conselho e presidencial no Grêmio já estão aparecendo com mais frequência. Fala-se em disputa entre Odorico Roman, Alberto Guerra e Denis Abrahão.

Série B - 19ª rodada - 19/7/2022

Brusque 1x1 Grêmio

BRUSQUE: Jordan; Pará (Edilson, 33’/2ºT), Wallace Reis, Éverton Alemão e Airton; Rodolfo, Zé Mateus, Balotelli e Álvaro (Gabriel Taliari, 33’/2ºT); Fernandinho e Crislan (Junior Todinho, 17’/2ºT). Técnico: Luan Carlos

GRÊMIO: Gabriel Grando; Rodrigo Ferreira, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti (Thiago Santos, 35’/2ºT), Bitello (Sarará, 42’/2ºT), Biel (Pedro Lucas, 35’/2ºT), Campaz (Janderson, 21’/2ºT) e Ferreira  (Elias, 42’/2ºT); Diego Souza. Técnico: Roger Machado

GOLS: Bitello (G), aos 3 minutos, e Wallace Reis (B), aos 8 minutos do 2º tempo

CARTÕES AMARELOS:* Alvaro e Fernandinho (B);  Pedro Lucas (G)

LOCAL: Estádio Augusto Bauer, em Brusque

ARBITRAGEM:* Luiz Flávio de Oliveira (Fifa), auxiliado por Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Daniel Luis Marques (trio paulista). VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa-SP).


Na abertura do segundo turno, contra a Ponte Preta, de Hélio dos Anjos, o Grêmio teria à disposição as novas contratações: Lucas Leiva, Guilherme e Thaciano (este acabou não sendo liberado para jogar, pois ainda não completou os prazos da CBF quanto ao esquema vacinal).

A escalação foi discutida a semana toda, mas prevaleceu o entendimento de Roger, de dar prioridade a quem já está no elenco, e abrir espaço para os recém-chegados aos poucos, e ganharem a posição no campo.

Saí com antecedência para a Arena, pois foi divulgado que a presença de público seria de mais de 40mil (ingressos esgotados). Estacionei na Voluntários, onde já deixei em outras rodadas, e me posicionei atrás da goleira que fica de frente para a arquibancada norte.

Diego Souza abriu o placar, com um gol de bicicleta. Inicialmente foi anulado, sob alegação de impedimento, mas o VAR confirmou o golaço.

Em seguida a torcida cantou ainda mais alto, e envolveu toda a Arena. Foi emocionante, todo o estádio cantando e vibrando.

Campaz ampliou a vantagem e tudo se encaminhava para um jogo tranquilo. O colombiano se apresentou bem, com duas roubadas de bola importantes, além do gol. Mas já poderia ter saído no intervalo, para ingresso do Lucas Leiva, que a Arena toda queria ver.

Aos 30min, Hélio dos Anjos fez duas substituições, mas até o intervalo o jogo estava tranquilo.

Na volta do intervalo, uma surpresa: Rodrigues no lugar de Geromel. O zagueiro titular jogou todas as partidas e todos os minutos da Série B, e por coincidência nessa semana se falou que o cara estava em forma para aguentar toda essa minutagem, mas que eventualmente poderia ser preservado. Pode ter sido o caso hoje.

Efeito disso que nós notamos é que a saída de bola piorou consideravelmente. Ficou muito difícil para o Grêmio sair com a bola pela defesa. Não fosse isso suficiente, e Rodrigues ainda vacilou numa bola que ele era o último zagueiro, e sobrou para o atacante da Ponte Preta, que avançou, mas só não fez o gol pois Villasanti veio na corrida para salvar o lance.

A Ponte Preta descontou num momento em que a Arena cantava alto, e o pessoal erguia os celulares com as lanternas ligadas, dando um efeito muito bonito. Parecia que estava todo mundo distraído com a festa da torcida.

Roger fez as substituições esperadas: entraram Lucas Leiva e Guilherme, além dos de Pedro Lucas. Achei que Lucas Leiva não estava com ritmo de jogo: errou passes, deu botes errados. Parece mesmo que não tinha condições de sair jogando desde o início, então foi acertado entrar no decorrer do jogo. Guilherme me pareceu mais agilizado, com pique pra correria, e vi ajudando na defesa.


A Ponte Preta teve chances para empatar, e exigiu defesa de Gabriel Grando. Pessoal que estava sentado na minha volta não tinha boa opinião sobre o goleiro, e também Rodrigo Ferreira. O lateral-direito teve alguns erros, mas no geral não acho ruim. Uma coisa que percebi no aquecimento dos jogadores, foi um treino de lançamentos entre os laterais. Nicolas impressionou pela excelente batida de bola, o cara botava a bola no pé, ou no peito, do Rodrigo Ferreira. Já este revelou mais dificuldades: a bola não ia direto no Nicolas, ela batia antes no chão, e o Nicolas ainda tinha que dar
uns passos para chegar até a bola e dominar. Por aí vi que os laterais estão em patamares diferentes. Nicolas é muito superior na batida de bola. E nos jogos têm contribuído com assistências.

O jogo se encaminhou para o final, e não teve pressão do time adversário. A vitória foi muito aplaudida e comemorada.

Dependendo de tropeços dos adversários, o Grêmio pode até chegar na vice-liderança. Próximos dois jogos agora são fora de casa.


Série B - 20ª rodada - 23/7/2022

GRÊMIO 2x1 PONTE PRETA

GRÊMIO: Gabriel Grando; Rodrigo Ferreira, Geromel (Rodrigues, INT), Bruno Alves e Nicolas; Villasanti, Bitello (Pedro Lucas, 29’/2ºT); Biel (Lucas Leiva, 14’/2ºT), Campaz (Guilherme, 14’/2ºT) e Ferreira; Diego Souza. Técnico: Roger Machado.

PONTE PRETA: Caíque França; Thiago Oliveira (Echaporã, INT), Douglas Mendes e Fábio Sanches; Igor Formiga, Amaral (Fraga, 12’/2ºT), Léo Naldi, Wallison e Artur (Jean Carlos, 29’/2ºT); Leandro Barcia (Fessin, 33’/1ºT) e Nicolas (Da Silva, 33’/1ºT). Técnico: Hélio dos Anjos.

GOLS: Diego Souza (G), aos 10min, Campaz (G), aos 23min do 1º tempo; Wallison (P), aos 13min do 2º tempo

CARTÕES AMARELOS: Ferreira e Bruno Alves (G); Da Silva, Echaporã, Fraga (P)

PÚBLICO PAGANTE: 41.932

PÚBLICO TOTAL: 43.687

RENDA: R$ 1.893.242,00

ARBITRAGEM:Paulo Cesar Zanovelli, auxiliado por Guilherme Dias Camilo e Leandro Pereira (trio de MG) VAR: Rodrigo D’Alonso (SC)

Próximo jogo

Terça-feira, 26/7 - 18h30min

Chapecoense x Grêmio

Arena Contá (Série B – 21ª rodada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...