sexta-feira, 13 de abril de 2012

Grêmio 3x1 Caxias (Gauchão 2012, Estádio Olímpico, 08.04.2012, 16h)

Gauchão tem sido complicado de acompanhar pois muitas datas coincidem com as férias e fins-de-semana no litoral. O Grêmio começou 2012 com técnico novo e várias contratações e dispensas: para o comando da equipe foi trazido Caio Jr, com a missão de formar um time com padrão de jogo. Reforços foram qualificados: Kleber, Marcelo Moreno, Leo Gago, Facundo Bertoglio, dentre outros. Dispensas acabam não fazendo falta: Adílson, William Magrão e Douglas (este fez uma baita onda pra renovar contrato, acabou não renovando, quase foi treinar em separado, acabou reintegrado, mas antes de tudo foi cedido ao Corinthians, onde até hoje é reserva e fora de forma). A campanha no Gauchão não foi satisfatória; Caio Jr pareceu perdido, mudando esquema e escalando jogadores fora de posição (ele tentou botar Leandro como armador, sendo certo que o guri não tem essa aptidão). Assim, apesar de não contar com todos os reforços, e da promessa de que teria tranquilidade para eleger esquema e escalação, os resultados foram fracos e o imediatismo do futebol brasileiro recomendou a demissão do treinador. Isso na véspera de um Grenal; Roger foi o técnico e o Grêmio venceu. Classificado para a etapa seguinte, o time de Vanderlei Luxemburgo (veio do Flamengo, após se indisponibilizar com Ronaldinho Gaúcho pois queria fazê-lo treinar no turno da manhã) acabou desclassificado nos pênaltis para o Caxias (que acabou vencendo o primeiro turno e automaticamente classificado para a final do Gauchão 2012).

No segundo turno Vanderlei vem acertando o time, mesmo com desfalques por lesão (Kleber para por uns 4 meses), e a campanha tem sido muito boa. No domingo de Páscoa ensolarado fomos com mais umas 10mil pessoas ver o time do Luxa enfrentar o Caxias, que por sua vez não faz boa campanha no segundo turno.

Personagem do jogo foi Miralles. O argentino trazido na época em que Renato deixou de ser treinador jamais se acertou com nenhum técnico (Roth e Caio Jr). Sempre se disse que o cara não se empenha nos treinos, é desinteressado, reclama falta de sequência e tal. O cara chegou a ser dispensado para procurar clube e nem vir treinar. Mas Kleber e Moreno se lesionaram, e assim como André Lima foi reabilitado, Miralles também virou opção. E não demorou muito para aproveitar a oportunidade de sair jogando ao fazer um belo gol e abrir o placar.

Naldo é novo zagueiro trazido no início da temporada, e logo descartado por atuações comprometedoras. Com lesões na zaga (Mário Fernandes, Gilberto Silva) Naldo teve outra chance e marcou gol aproveitando cruzamento de escanteio.

No final do primeiro tempo André Lima desencantou e marcou o seu.

No segundo tempo, no terço final, o Caxias descontou numa bobeada da defesa.

Destaque para atuações de Bertoglio e Miralles. Luxemburgo esclareceu que mandou Leandro a campo para explorar a velocidade pelos lados, e vai conversar com o guri para que evite de partir para o meio. E André Lima tem que parar de buscar jogo, saindo de sua posição, pois pode propiciar contraataques.

Próximo jogo é pela Copa do Brasil 2012 no jogo de volta contra o Ipatinga. Depois tem mais Gauchão, em jogo decisivo contra o Ipiranga.




GRÊMIO: Victor, Gabriel, Werley, Naldo e Julio Cesar; Fernando, Léo Gago, Souza e Bertolgio (Leandro); Miralles (Felipe Nunes) e André Lima. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

CAXIAS: Paulo Sérgio; Michel, Lacerda, Tiago e Fabinho; Umberto, Paraná (Rafael Ueta), Mateus e Wangler; Marcos Paulo (Rafael Santiago) e Vanderlei (Juninho). Técnico: Paulo Porto.

Árbitro: Márcio Chagas da Silva, auxiliado por Lúcio Flor e Edemar Palmeira

Cartão amarelo: Tiago (Caxias); Fernando (Grêmio)

Gols: Miralles, 13'/1ºT (1-0); Naldo, 34'/1ºT (2-0); André Lima, 40'/1ºT (3-0); Rafael Santiago, 19'/2ºT (3-1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...