domingo, 19 de junho de 2011

Grêmio 1x1 Vasco da Gama (Brasileirão 2011, 5.ª rodada, Estádio Olímpico, 19.06.2011, 16h)

Na 4.ª rodada o Grêmio enfrentou o líder do Brasileirão 2011, o São Paulo, no Morumbi, e perdeu por 3x1, num jogo que poderia ter sido diferente não fosse a péssima atuação dos cascudos, como Douglas (o cara saiu reclamando que não quer marcar, e no dia seguinte não se apresentou para o treino). Na rodada seguinte, em casa, o jogo seria contra o Vasco da Gama, de Diego Souza e Alecsandro (ex-Inter), que recentemente se sagrou campeão da Copa do Brasil 2011.

Sem poder contar com Leandro, Renato continua escalando Lins e Junior Viçosa no ataque. William Magrão retornou no meio, Marquinhos não pode ser escalado pois cumpre suspensão ainda do tempo do Avaí, Gabriel retornou para a lateral-direita, e Mario Fernandes foi escalado no lugar de Rafael Marques, que havia sido expulso na rodada anterior.

Quase não fomos ao jogo, pois estava me recuperando de resfriado e a previsão era de chuva forte. Decidimo-nos por ir ao Estádio, e foi bom, pois vimos a estreia da camiseta retrô comemorativa dos 30 anos do Brasileirão 1981.

Apesar das pancadas fortes de chuva, e dos pingos intermitentes, o jogo foi muito bom. O Vasco saia para o ataque, mas parava sempre na (agora) sólida defesa gremista (Mário Fernandes, Saimon e Neuton). Lúcio não acertou nenhum lance e foi substituído no intervalo. Douglas e Rochemback também não tiveram boas atuações. Júnior Viçosa errou chances e fez um gol impedido. O jogo estava complicado pelo gramado molhado, e tinha um palpite que Victor tomaria um gol de longa distância. A sorte do jogo parecia que mudaria a partir de um pênalti assinalado a favor do Grêmio. Gabriel bateu e Fernando Prass, goleiro vascaíno, defendeu numa boa.

No 2.º tempo o Vasco teve vantagem, embora o Grêmio tenha melhorado com o ingresso de Escudero. Engraçado foi ver a reação de Renato numa jogada bisonha de Junior Viçosa: num daqueles tradicionais ataques na beira do gramado, o treinador já se virou para o banco de reservas e mandou vir Roberson.

O gol do Vasco foi sem querer. Bernardo, que recém havia entrado, estava na lateral direita do ataque e, de longa distância, quis cruzar para a área. Victor estava mal posicionado e foi encoberto. 1x0 para os visitantes, e parecia que assistiríamos a mais uma derrota no Estádio Olímpico (coisa impensável nos tempos de Mano, Autuori e Roth). Coube a Roberson fazer o gol de empate.



A campanha gremista é regular, mas é o tanto quanto basta para ficar no bolo. Concordo com Renato que o importante é não ficar distante da liderança, pois os reforços ainda não estrearam. E o que importa é ser líder na última rodada, então o negócio é ir levando.

Próximo jogo é domingo que vem, contra o Botafogo, fora-de-casa.


Grêmio: Victor; Gabriel (Vilson), Mário Fernandes, Saimon e Neuton; Fábio Rochemback, Willian Magrão, Lúcio (Escudero) e Douglas; Lins e Júnior Viçosa (Roberson). Técnico: Renato.
Vasco: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Romulo, Allan e Felipe (Jumar); Diego Souza (Bernardo), Eder Luis e Alecsandro (Elton). Técnico: Ricardo Gomes.

Árbitro: André Luiz de Freitas Castro, Fabrício Vilarinho da Silva e Márcio Soares Maciel. Gols: Bernardo, aos 31m (Vasco) e Roberson, aos 38min (Grêmio), no segundo tempo. Cartões amarelos: Fábio Rochemback, Willian Magrão e Saimon (Grêmio); Fagner, Allan, Bernardo e Jumar (Vasco). Público: 16.322. Renda: R$ 248.001,50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...