quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Grêmio 3x1 Liverpool-URU (Copa Libertadores 2011, fase pré-grupos, Estádio Olímpico, 02.02.2011, 22h)

Fora de campo, o início de temporada em 2011 foi o mais agitado dos últimos tempos. Finalmente assumiu a direção capitaneada por Odone, e logo apostaram num projeto audacioso: repatriar Ronaldinho Gaúcho. O resultado foi uma negociação fracassada, bem documentada pela imprensa. Para piorar, Jonas foi vendido ao Valencia após inaceitável retardo nas negociações para renovação de contrato com o artilheiro do Brasileirão 2010. Fábio Santos, contestado lateral-esquerdo, também saiu. Quem chegou foram Lins e Vinicius Pacheco. Muito pouco para as aspirações de título da Copa Libertadores 2011.

Esse início de temporada ainda é irregular; os titulares demoram ainda para mostrar o excelente ritmo de jogo do final de 2010, e os reservas lutam para conquistar os pontos e classificar o time para as etapas seguintes do Gauchão 2011. A primeira partida decisiva foi contra o Liverpool do Uruguai, no lendário Estádio Centenário em Montevidéu. Temia-se pela reação dos jogadores com a deserção de Jonas na véspera. O time correspondeu com André Lima, que não demorou para colocar o Grêmio na frente. O time de Renato cedeu o empate, mas conseguiu o 2x1 com gol de Douglas em cobrança de falta. A irregularidade se mostrou quando nova falha permitiu o 2x2, e um 2.ª tempo inteiro de superioridade do Liverpool. O empate foi comemorado, pois o gol fora de casa é qualificado.

O jogo de volta teve bom público, e finalmente estivemos aptos a voltar ao Estádio Olímpico em 2011, depois das temporadas de veraneio. O Grêmio começou bem a partida; o Liverpool veio com todas as cautelas, e quando percebeu que o time de Renato tinha dificuldades para fazer o resultado (André Lima perdeu um gol incrível, com o gol aberto), tirou um lateral improvisado no meio e promoveu o ingresso de um meia-atacante. Na primeira jogada o cara estava livre e deu o passe para o gol que assustou o Estádio.

Renato não demorou e, diante do fraco desempenho do meio-campo gremista (só Lúcio estava bem, diferentemente de Douglas, Rochemback e Adílson), tirou Adílson e mandou a campo Vinícius Pacheco, o novo camisa 7. No primeiro lance, Rochemback cobrou falta e André Lima se redimiu e empatou o jogo com gol de cabeça.



O 2.º tempo foi todo do Grêmio. Notadamente o Liverpool perdeu rendimento pelo cansaço, e o time de Renato foi só ataque. Vinícius Pacheco, em jogada de muito oportunismo, fez o gol da virada. Mais adiante, o cara meteu um golaço de fora da área, sacramentando o 3x1 e a classificação do Grêmio para a fase de grupos da Libertadores 2011.



GRÊMIO: Victor; Gabriel, Paulão, Rafael Marques, Bruno Collaço; Adilson (Vinícius Pacheco, 37min/1º), Rochemback, Lúcio, Douglas; Júnior Viçosa (Lins, 43min/2º) e André Lima (Clementino, 40min/2º). Técnico: Renato.

LIVERPOOL-URU: Matías Castro, Souza Mota, Juan Alvez, Bonjour, Hugo Souza; Maurício Felipe (Blanes, 25min/2º), Carlos Macchi, Acosta, Montero (Figueredo, 34min/1º); Alfaro e Franco. Técnico: Eduardo Favaro.

Gols: No primeiro tempo, Alfaro (L), aos 35 minutos e André Lima (G), aos 38. No segundo, Vinícius Pacheco (G), aos 12 e 29 minutos. Cartões amarelos: Juan Alvez, Bojour (L), Júnior Viçosa (G). Expulsão: Acosta (L). Arbitragem: Sergio Pezzotta, Alejo Castany e Gustavo Esquivel (trio argentino). Renda: R$ 857.750,00. Público: 34.681 (31.426 pagantes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...