quinta-feira, 6 de maio de 2010

Grêmio 2x0 Fluminense (Copa do Brasil 2010, quartas-de-final, Estádio Olímpico, 05.05.2010, 21h50min)

Grêmio 2x0 Fluminense - Copa do Brasil 2010 (05.05.2010)

O grande desafio de Silas seria enfrentar as decisões pelo Gauchão 2010 e pela Copa do Brasil 2010. Na competição regional, o Grêmio já estava classificado para a final por ter sido vencedor do primeiro turno (Taça Fernando Carvalho), na qual enfrentaria o Inter, sendo que esses jogos decisivos seriam entremeados com os jogos contra o Fluminense pela copa nacional.

O Fluminense, de Fred e Conca, não fez boa campanha no Carioca 2010, mas ganhou o qualificado reforço na casamata: o treinador Muricy Ramalho. A primeira partida foi no Maracanã, Fred, com apendicite foi vetado, Conca estava suspenso, e chovia muito no Rio, então o gramado estava molhado. Ninguém sabia como seria o Grêmio de Silas no Maracanã; tempos atrás, seja qual fosse o técnico, o resultado era certo: derrota, e talvez até de goleada. Pois o Grêmio entrou bem em campo, parecia com o jogo sob controle, mas aos 13min tomou um gol de André Dias, que entrara no lugar de Fred. Mas o que se viu a seguir foi totalmente atípico em comparação com os últimos tempos: o Grêmio tocou a bola e virou o jogo. Com atuações espetaculares de Douglas, Jonas e Borges, o Grêmio chegou a fazer 3x1, com ampla dominação. O Fluminense ainda diminuiu para 3x2 numa falha de Victor.

Com esse resultado, o Grêmio foi com alto astral para o Grenal decisivo no Estádio Olímpico, e tinha a vantagem de perder por 1x0 no jogo de volta contra o Fluminense.

Fluminense: Rafael, Gum, Leandro Euzébio e Digão (Equi Gonzalez); Mariano, Diguinho, Everton, Marquinho e Julio Cesar (Adeílson); Wellington Silva (Willians) e André Lima. Técnico: Muricy Ramalho

Fluminense 2x3 Grêmio - Maracanã, 29.04.2010, 21h30min, jogo de ida.

Grêmio: Victor, Edílson, Ozeia, Rodrigo e Neuton; Adilson, Willian Magrão (Rafael Marques), Leandro (Hugo) e Douglas; Jonas (Fábio Rochemback) e Borges. Técnico: Silas.

Gols: André Lima (13''), Douglas (19''), e Jonas (31''). Douglas (27'') e Equi Gonzalez (32 Cartões amarelos: Everton, Digão, Wellington Silva, Mariano, André Lima e Equi Gonzalez (Fluminense);Edílson, Rodrigo, Willian Magrão, Borges, Jonas e Douglas (Grêmio). Cartão vermelho: Rodrigo (Grêmio). Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL), Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Carlos Berkenbrock (Fifa-SC).


Sem muito tempo para comemorar o título do Gauchão 2010, o Grêmio voltou ao seu Estádio para enfrentar o Fluminense no jogo de volta. Mais uma vez Fred ficaria de fora, mas Muricy pode contar com o retorno de Conca. Silas fez modificações no time titular, com os ingressos de Rockemback, Ozeia e Rafael Marques para suprir lesões e suspensões. Além disso, houve a preferência de Hugo no lugar de Leandro como camisa 8.

Com meu pai ainda em terreno europeu, restou-me convidar o grande gremista Cesar, e me organizei para sair no intervalo da minha aula para encontrá-lo na Grêmiomania e arrumar um lugar para assistir a mais esse jogo decisivo.

Desde o início do 1.º tempo as coisas estiveram absolutamente sob controle do Grêmio. O Fluminense teve poucas chances no ataque, mas toda vez que conseguia alguma vantagem sobre a defesa gremista, os atacantes do time visitante desperdiçavam bisonhamente as chances de gol. Por outro lado, o Grêmio não atacou tão agressivamente quanto queríamos. E ter um narrador metido a Galvão sentado pouco atrás de nós quase tornou as coisas enfadonhas.

Mais uma vez Silas foi decisivo no intervalo: promoveu os ingressos de Joílson e Leandro nos lugares de Mário Fernandes (sentiu a lesão nos ombros) e Borges (o cara tentou mas não conseguiu se dar melhor sobre a forte marcação do tricolor carioca). E no 2.º tempo inteiro o Grêmio foi superior e atacou com muito perigo. O Fluminense não tinha muito o que fazer. O gol saiu com um chutaço do Hugo, conforme segue;

Gol Hugo



Feito o 1x0 a partida ficou ainda melhor, pois o Grêmio continuou em cima, e Jonas completou na pequena área para fazer o 2x0.

Gol Jonas



A partir daí o jogo se encaminhou para uma grande vitória gremista, confirmando a classificação para a semifinal da Copa do Brasil 2010. A noite de futebol foi completada com a classificação do Santos para enfrentar o Grêmio, e todos queremos ver como o time de Silas vai se sair com a equipe mais badalada do país: o Santos de Neymar, Ganso e Robinho empilha gols, foi campeão do Campeonato Paulista 2010, e vem encantando com o bom futebol; não por acaso existe uma campanha que tenta forçar a barra em cima de Dunga para convocar a dupla Neymar e Ganso para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.

Antes disso o Grêmio vai enfrentar, fora de casa, o Atlético-GO pela primeira rodada do Brasileirão 2010.

GRÊMIO: Victor, Mário Fernandes (Joilson), Ozeia, Rafael Marques e Neuton; Fábio Rochemback, Adilson, Hugo e Douglas; Jonas (Bergson) e Borges (Leandro). Técnico: Silas

FLUMINENSE: Rafael, Thiaguinho, Gum, Digão e Marquinho (Equi Gonzalez); Diguinho, Everton e Conca; Wellington Silva (Willians), André Lima e Adeílson (Julio Cesar). Técnico: Muricy Ramalho

Cartões amarelos:Neuton, Fábio Rochemback e Rafael Marques (Grêmio); Marquinho, Diguinho e Gum (Fluminense). Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...