domingo, 29 de novembro de 2009

Grêmio 4x2 Barueri (Brasileirão 2009, 37.ª rodada, Estádio Olímpico, 29.11.2009, 17h)

O Grêmio se despediu do Estádio Olímpico no Brasileirão 2009 com mais uma vitória, consolidando uma campanha invicta e inédita como time mandante nessa fórmula de pontos corridos. O time de Marcelo Rospide não disputa mais nada nesse campeonato, de maneira que o único interesse na partida seria a despedida de Tcheco, que tudo indica será jogador de Mano Menezes no Corinthians em 2010 (e, desde logo, manifesto minha convicção de que o cara vai ser titular e vai brilhar muito dando passes precisos para Ronaldo Nazário fazer os gols do Corinthians na Libertadores 2010).

Chegamos ao Estádio com a bola rolando e já 1x0 para o Grêmio, gol de Douglas Costa. Escolhemos o lado e não demorou para Adílson marcar o 2x0 com um golaço de fora da área. Há vários jogos que Adílson tenta pelo menos um chute de longa distância, e sempre joga a bola na torcida. Dessa vez, botou o pé na forma e concluiu de forma excepcional (ao comemorar ele parecia não acreditar no golaço que havia acabado de fazer).

O Grêmio dominava a partida - embora o Barueri tenha tido um ou dois lances de perigo - e Souza fez jogada individual na grande área para marcar o 3x0.

3.º gol - Souza



O primeiro tempo foi excelente, todos jogando bem e marcando firme. Para o 2.º tempo, Rospide promoveu o ingresso de Tcheco no lugar de Mailson. E o time caiu muito de rendimento. O Grêmio parou de jogar, e o Barueri foi para cima, na medida das suas possibilidades. Num dos ataques, falta dentro da área e o Barueri descontou, com o artilheiro Val Baiano. O cara ainda fez mais um, pouco tempo depois, e o 3x2 estava ameaçador, de certa maneira.

No ataque, o Grêmio criou jogadas muito bonitas, com trocas de passes rápidos e bastante criatividade, só que o gol não saia. Até que no final do jogo, Herrera fez aquela correria na área do Barueri e passou para Maxi Lopez completar o placar.

4.º gol - Maxi Lopez



Próximo jogo, o último, é contra o Flamengo no Maracanã. O Brasileirão 2009 está indefinido entre Flamengo, Inter, Palmeiras e São Paulo. A ironia é que se o Flamengo vencer o Grêmio, e o Inter fazer sua parte e vencer sua última partida, o rival é campeão do Brasileirão 2009. Isso há uma semana precipitou uma discussão - agora mais intensa - sobre a postura do Grêmio diante do Flamengo: entregar o jogo ou não? Os dirigentes já vêm sinalizando com a escalação de reservas, antecipando as férias dos titulares, o que é uma medida aceitável em qualquer circunstância, mas que na atual, com o Inter disputando título e torcendo pelo Grêmio contra o Flamengo, dá muito espaço para palpites dos entendidos. Não é nenhuma novidade esse tipo de coisa (lembro do Inter perder para o Fluminense de Romário em 2003, quando o tricolor carioca "disputava" com o Grêmio a queda para a Segundona, e aqueles pontos acabaram faltando para o Inter chegar à Libertadores do ano seguinte; e o pessoal da rádio lembra o ano passado, no qual o Inter escalou reservas para enfrentar o São Paulo, que se sagrou campeão com o Grêmio de vice). Seja como for, o Grêmio tem a pior campanha fora de casa do Brasileirão 2009 e tudo indica que com titulares ou reservas perderia de qualquer jeito para o Flamengo. Particularmente, não curto essa história de entregar jogo, pois essas coisas voltam. Entretanto, admito que com a rivalidade Grenal há pouco espaço para ética ou moral ou qualquer filosofia. Então, parabéns ao Flamengo, que só assumiu a liderança na penúltima rodada, e tem toda a chance de confirmar o que eu digo desde o ano passado: o que vale é ser líder na última rodada.

GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Rafael Marques, Réver e Fábio Santos; Adilson, Fábio Rochemback (Herrera), Maylson (Tcheco) e Souza; Maxi López e Douglas Costa (Túlio). Técnico: Marcelo Rospide.

BARUERI: Renê, Xandão, Daniel Marques, Leandro Castan; Éder, Ralf, Everton (Cléverson), Thiago Humberto, Márcio Hahn (Henrique Dias); Flavinho (William) e Val Baiano. Técnico: Luis Carlos Goiano.

Arbitragem: Péricles Bassols Cortez (RJ/asp.Fifa), auxiliado por Alcides Zawaski Pazetto (SC) e Neuza Ines Back (SC). Cartões amarelos: Fábio Santos e Rochemback (Grêmio); Daniel Marques, Ralf e Everton (Barueri). Gols: Douglas Costa, Adilson, Souza e Maxi López (Grêmio); Val Baiano (2x, Barueri).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...