domingo, 20 de setembro de 2009

Grêmio 5x1 Fluminense (Brasileirão 2009, 25.ª rodada, Estádio Olímpico, 20.09.2009, 16h)

Finalmente o Grêmio venceu a primeira fora de casa, embora possa alguém dizer que é correto que o Estádio dos Aflitos é a segunda (ou terceira) casa gremista. O jogo foi muito fácil, pois o time de Autuori jamais teve a vitória ameaçada. Máxi Lopez voltou de lesão e foi expulso (dois cartões amarelos). Lucio, machucado, deu lugar a Bruno Collaço. Jonas fez o seu gol e agora é o artilheiro do Brasileirão 2009 com 12 gols, junto com Adriano do Flamengo. A vitória foi importante para o time se aproximar no G4, embora volta e meia algum dirigente ou jogadores ou técnico ainda falem na possibilidade de título.

Náutico 0x2 Grêmio - 24.ª rodada, 13.09.2009, 18h30min, Aflitos.

NÁUTICO: Glédson; Márcio, Cláudio Luiz e Asprilla; Patrick (Sidny), Aílton, Rudnei (Kuki), Derley e Michel; Acosta (Márcio Barros) e Carlinhos Bala. Técnico: Geninho.

GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Rafael Marques, Réver e Bruno Collaço; Adílson, Fábio Rochemback, Tcheco e Souza; Jonas (Herrera) e Maxi López. Técnico: Paulo Autuori.

Arbitragem: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP), auxiliado por Gilson Bento Coutinho (PR) e Ivan Carlos Bohn (PR). Gols: Souza, aos 17min e Jonas, aos 26min do 1º tempo. Cartões amarelos: Bruno Collaço, Maxi López, Tcheco e Rochemback (Grêmio); Asprilla e Márcio (Náutico). Cartão vermelho: Maxi López (Grêmio). Público: 16.473. Renda: R$ 94.770,00.


As vezes pode ser problemático jogar em casa contra o lanterna do campeonato, mas tudo indicava que o Grêmio venceria o Fluminense de Cuca no Estádio Olímpico, em pleno feriado Farroupilha. Sem poder contar com Maxi Lopez, o ataque gremista seria com Jonas e Herrera. No último treinamento da semana, Mario Fernandes se contundiu e dá lugar a William Thiego na lateral direita. Leo, recuperado de lesão, agora é banco na zaga, e um jornal chegou a dizer que o cara - outrora comparado a Beckenbauer e cotado para venda para o exterior - está em baixa e que o seu afastamento foi comemorado pela torcida gremista; particularmente, jamais tive qualquer restrição ao zagueiro, que não raro ainda faz gols oportunos.

O tempo anda muito feio em setembro, com chuvas por dias a fio, mas o domingo foi bonito de sol. Chegamos ao Estádio pouco antes do apito inicial e conseguimos bons lugares para acompanhar o 1.º e o 2.º tempos. Já vimos jogos fáceis no Olímpico, mas esse jogo foi especial pela quantidade de gols contra do Fluminense. Não é de graça que o time carioca ruma ao rebaixamento. Efetivamente não tinha ataque perdido, pois se a bola não era alcançada por um atacante gremista, sempre havia um zagueiro fluminense para fazer o gol.

O Grêmio saiu na frente logo aos 10min, com um gol contra de Adaílson (o placar eletrônico do Estádio creditou o gol a Souza, que comemorou muito).

1.º gol - Adaílson contra (Souza)



Minutos depois o juiz marcou pênalti a favor do Grêmio. Jonas, candidato à artilharia do Brasileirão 2009 e com meta particular de gols na temporada (diz-se que o cara pretende completar 25 ou 30 gols em 2009), pediu para bater e chutou fraco para o goleiro Rafael (não é mais o Fernando Henrique...) defender com tranquilidade. O bandeirinha, no entanto, acusou irregularidade na defesa e o árbitro mandou bater novamente. Autuori mandou Tcheco bater, e aí não deu outra; com paradinha, Tcheco fez o 2x0.

2.º gol - Tcheco (pênalti)



Mais um ataque e mais um gol. Na minha frente estavam servindo o cafezinho, mas consegui me posicionar para filmar o gol de Souza, o 3x0 (embora alguém tenha dito que esse gol também foi contra do Fluminense).

3.º gol - Souza



Rochemback jogou muito pouco; Adílson, por sua vez, jogou demais, especialmente no 2.º tempo. O cara não é craque, nem é tão bom quanto o Lucas, mas é raçudo e ganhou umas disputas de bola muito boas. Além disso, partiu algumas vezes para o ataque e deu uns passes bem agudos para Jonas e Herrera até ser substituído por Túlio. Antes disso, porém, o Grêmio tomou o gol de honra do Fluminense, num lance de bola parada em que todos ficaram parados e Kieza fez de cabeça sozinho.

Um minuto depois, no entanto, a zaga do Flu se atrapalhou demais e Cássio fez mais um contra, o 4x1; a bola não ia ser alcançada por nenhum atacante gremista, mas o cara tentou cabecear para escanteio mas marcou o gol contra. Trapalhada inacreditável.

Faltava o gol de Jonas. Pois no final do jogo o cara demonstrou oportunismo e categoria para pegar a bola na velocidade, partir para a pequena área e driblar o goleiro e fechar o 5x1. O cara agora é o artilheiro do Brasileirão 2009 com 13 gols.

5.º gol - Jonas



O Grêmio sobe na tabela e enfrenta o Goiás de Fernandão e Iarley no Serra Dourada, onde sempre leva goleadas (com exceção do ano passado, que foi tão atípico que permitiu a quebra de todos os tabus: vitórias fora de casa contra Figueirense, Goiás, São Paulo, etc.).

Grêmio 5x1 Fluminense - 25.ª rodada, Estádio Olímpico.

GRÊMIO: Victor, Thiego, Raphael Marques e Réver; Souza, Adílson (Túlio), Tcheco, Fábio Rochemback e Bruno Collaço; Herrera e Jonas. Técnico: Paulo Autuori.

FLUMINENSE: Rafael, Ruy, Gum, Luiz Alberto e Paulo César (Cássio); Diogo, Urrutia, Conca e Gonzalez (Marquinho); Kieza e Adeílson (Fábio Neves). Técnico: Cuca.

Gols: Adeílson, contra, aos 10, e Tcheco, aos 18, e Souza aos 23 minutos do primeiro tempo. Kieza, aos 13, Cássio, contra, aos 14, e Jonas aos 39 minutos do segundo tempo. Cartões amarelos: Herrera (Grêmio); Gum, Kieza, Adeílson e Marquinho (Fluminense). Árbitro: Wallace Nascimento Valente. Auxiliares: Carlos Berkenbrock e José Ricardo Maciel Linhares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...