domingo, 3 de agosto de 2008

Grêmio 2x0 Vitória (Brasileirão 2008, 17.ª rodada, Estádio Olímpico, 03.08.2008, 16h)

FIGUEIRENSE 1x7 GRÊMIO - 14.ª rodada, 24.07.2008, quinta-feira, 20h30min, Estádio Orlando Scarpelli, Florianópolis/SC.

Não é novidade que o Grêmio tem enorme dificuldade para vencer o Figueirense, seja lá em que estádio for. Ano passado o Grêmio deixou de obter vaga para a Libertadores 2008 por ter perdido para os catarinenses, de virada, em pleno Estádio Olímpico, numa tarde em que Saja fez gol de pênalti, mas levou um frango (a resenha desse jogo está aqui). E, mais remotamente, foi exatamente a partir do jogo contra o Figueirense, em 06.07.2004, no ano em que o Grêmio caiu (resenha aqui), que meu pai e eu retomamos o hábito de ir ao Estádio Olímpico e acompanhar o maior número de jogos possível (em 2005/2006/2007 perdemos umas poucas partidas, e foi a partir de 2005 que comecei a fazer as resenhas de todos esses jogos; em 2008, por uma série de razões, estamos só agora reabilitados). E lembro que nesse jogo em 2004, pouco antes de começar a partida, os reservas do Figueirense estavam se dirigindo à casamata dos visitantes, e um cara atrás de nós, na Social, gritou bem alto para os catarinenses: "reserva do Figueirense é foda, hein!" O comentário foi engraçado, naquele momento, mas a ironia não demorou para se revelar pois o Figueirense empatou aquele jogo (2x2) e dali em diante nunca mais perdeu, ou melhor, ganhou quase todas. Trata-se, então, de um time que complica sempre.

Só que 2008 está sendo um ano diferente para o Grêmio. O Flamengo, na véspera, empatara seu jogo contra a Portuguesa (deu no 12, e foi um bom e complicado jogo), e estava ao alcance dos gremistas, desde que houvesse vitória contra o Figueirense. Pelo histórico recente, recomendava-se cautela, e um empate seria bom resultado. O que se viu, no entanto, foi a maior goleada do Grêmio na sua história no Brasileirão, e o resultado mais expressivo do Brasileirão 2008. Sete a um. No campo do adversário. Realmente, é um resultado incomum para qualquer time. Ninguém vence outro time, seja em casa ou fora, por 7x1, a não ser que se trate de um supertime, ou que o adversário seja medíocre. Nenhum dos casos foi o do jogo dessa quinta-feira. Com três gols de Perea, três de Reinaldo, e um de Marcel, o Grêmio despachou o Figueirense, que jogou limpo o tempo todo, mas pareceu sem bom condicionamento físico.

Além da vitória, dos três pontos, do excelente resultado fora-de-casa, a partida representou: (a) a liderança no Brasileirão 2008, um ponto a frente do Flamengo; (b) a consagração do segundo melhor ataque, um gol atrás do Flamengo; (c) a consagração da melhor defesa. Evidentemente que é improvável que o Grêmio permaneça na liderança até o final do campeonato, e nessas condições preferia que só fosse lider na última rodada, mas já é um baita negócio para um time que na 1.ª rodada se dizia que poderia lutar para não cair, e me parece que se conseguir se manter na ponta de cima da tabela, para disputar a Libertadores 2009, já vai ter valido a contratação do Celso Roth no lugar do Vagner Mancini (a essas alturas, ninguém mais lembra desse técnico).

A próxima partida é contra o Palmeiras, no Estádio Olímpico, na tarde de domingo.

FIGUEIRENSE: Wilson; Anderson Luis (Wellington Amorim, 20'/2º), Bruno Aguiar, Asprilla e Leandro Soares; Diogo (Ramon, 10'/2º), Magal (Leandro Carvalho, 10'/2º), Marquinho e Cleiton Xavier; Tadeu e Rafael Coelho. Técnico: PC Gusmão.

GRÊMIO: Victor; Jean, Pereira e Thiego (Makelele, 31'/2º); Paulo Sérgio (Bruno Teles, 31'/2º), Rafael Carioca, Willian Magrão, Tcheco, Anderson Pico; Perea e Marcel (Reinaldo, 17'/2º). Técnico: Celso Roth

Gols: Perea (G), aos 17min aos 28min, e Cleiton Xavier (F), aos 36min, no primeiro tempo. Marcel (G), aos 8min, Perea (G), aos 22min, e Reinaldo (G), aos 25min, aos 35min e aos 38min, no segundo. Cartões amarelos: Paulo Sérgio, Thiego (G) e Magal (F).
Arbitragem: Paulo Cesar Oliveira (Fifa-SP), Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Nilson de Souza Monção (SP).

GRÊMIO 1x1 PALMEIRAS - 15.ª rodada, 27.07.2008, 16h, Estádio Olímpico.

Estávamos certos de que iríamos acompanhar do Estádio Olímpico esse jogo de seis pontos (mais um), contra o Palmeiras do Luxemburgo. Mas choveu torrencialmente desde as primeiras horas do domingo, dia da partida, então resolvemos nos acomodar e assistir pela TV. Apesar disso, um público expressivo manteve a média que tem comparecido nos jogos em que o Grêmio detém o mando de campo.

E apesar da chuva e do gramado molhado, o jogo foi bom, afinal os times são competitivos, e nessas condições, a partida fica equilibrada. O Palmeiras saiu na frente, aos 17min. Melhor que o Grêmio empatou em seguida, com belo gol de Anderson Pico na entrada da área.

Bem, não dá pra ganhar todas, e o empate contra um time qualificado (mesmo que o Palmeiras não tenha contado com Valdívia e Leo Lima) pode ser considerado um bom resultado.

GRÊMIO: Victor; Willian Thiego (Reinaldo), Pereira e Réver; Felipe Mattioni, Willian Magrão, Rafael Carioca, Tcheco e Anderson Pico; Perea e Marcel.

PALMEIRAS: Marcos; Maurício, Jeci e Gladstone; Elder Granja, Sandro Silva (Wendel), Jumar, Diego Souza (Maicossuel) e Leandro; Alex Mineiro e Kléber (Denilson).
Técnico: Celso Roth Técnico: Wanderley Luxemburgo.

Arbitragem: Wagner Tardelli, Dibert Pedrosa Moises e Claudio Jose de Oliveira Soares. Gols: Alex Mineiro (P), aos 17min; Anderson Pico (G), aos 22min, ambos no 2º tempo.Cartões amarelos: Kléber, Maurício e Sandro Silva (P); Tcheco e Felipe Mattioni (G). Público pagante: 34.062. Público total: 36.688. Renda: R$ 693.499,50

CORITIBA 0x1 GRÊMIO - 16.ª rodada, 31.07.2008, 20h30min, Estádio Couto Pereira, Curitiba/PR.

Devido a um sério compromisso, não acompanhei o jogo, mas o Marcelo acionou o celular e ficamos sabendo que o Grêmio venceu mais uma partida fora-de-casa, desta feita contra o Coritiba, por 1x0, gol de Marcel (Tcheco cobrou escanteio e Marcel completou de cabeça).

Com os resultados da rodada, o time de Celso Roth se mantém na liderança e abre dois pontos na frente do 2.º colocado.

CORITIBA: Édson Bastos; Maurício, Nenê (Marcos, 25'/2°) e Felipe; Rodrigo Heffner, Rodrigo Mancha, Carlinhos Paraíba, João Henrique e Ricardinho (Guaru, 11'/2º); Keirrison e Hugo (Henrique, 25'/2º). Técnico: Dorival Júnior.

GRÊMIO: Victor; Pereira, Thiego e Réver; Paulo Sérgio, Rafael Carioca, Willian Magrão, Tcheco e Anderson Pico; Perea (André Luís, 28'/2º) e Marcel (Reinaldo, 36'/2º). Técnico: Celso Roth.

Gol: Marcel (G), aos 3 minutos do segundo tempo. Cartões amarelos: Marcel, Anderson Pico, Paulo Sérgio, André Luís (G), Felipe (C). Arbitragem: Wallace Nascimento Valente (ES), Ednilson Corona (Fifa/SP) e Antonio Carlos de Oliveira (ES).


GRÊMIO 2x0 VITÓRIA - 17.ª rodada, 03.08.2008, 15h, Estádio Olímpico.

A boa campanha, a liderança no Brasileirão 2008, as contratações de jogadores qualificados (Souza ficaria à disposição, no banco, pela primeira vez), e a perspectiva de duas vitórias em dois jogos no Estádio Olímpico, tudo isso servia como indicativo de grande público para o jogo contra o Vitória. Afinal, esse seria mais um jogo de seis pontos, contra o 3.º colocado na tabela (atrás de Grêmio e Cruzeiro), treinado por ninguém menos do que Vagner Mancini. E chegar áo Estádio Olímpico meia-hora antes da bola rolar é certeza de que o lugar disponível será lá na esquerda da social, bem atrás da linha de fundo.

Não há (muitas) dúvidas de que Vagner Mancini é um bom técnico. E não é por acaso que o Vitória tem boa campanha. Trata-se de um bom time, e o jogo foi dinâmico, lá e cá. O Grêmio saiu na frente, com belo gol de William Magrão, pouco depois dos 15min.

1.º gol - William Magrão:



Depois disso, o time de Roth recuou e o Vitória assumiu as iniciativas. A defesa, com Pereira, Réver e Thiego é muito sólida (Leo, maguari por ter perdido a Seleção Olímpica e na iminência de venda para o exterior, não tem feito falta). E quando os atacantes do Vitória superaram os zagueiros gremistas, bem, aí os caras tinham que enfrentar o excepcional Victor, que ganha 15 mil reais por mês, e arrebenta debaixo das traves. Não passa nada. Mas o resultado era perigoso, e, na pressão, o Vitória poderia bem ter empatado o jogo (Victor patrocinou algumas intervenções espantosas).

No 2.º tempo o Grêmio teve uns bons ataques no início, mas desperdiçou oportunidades, notadamente com Perea. É incrível como esse cara perde gols em jogos seguidos, aí empilha gols em determinada partida, e depois continua a seca. Pelo menos nessa temporada os dirigentes fizeram a coisa certa, e o elenco qualificado dá alternativas para Roth, que nem precisa mais inventar na escalação. Assim, se os atacantes estão mal, ou precisa dar uma mexida e agregar novas características, é só tirá-los e promover a entrada de outros atacantes. Então saíram Perea e Marcel para a entrada de Souza (estreando) e Reinaldo.

O jogo já estava no final, passados 40min do 2.º tempo, achei que já estava tudo decidido, guardei as máquinas, e a bola sobrou para o Reinaldo que atolou a bola para dentro do gol. É isso aí, não dá para perder; clareou, chuta com tudo.

O Flamengo não vence há 6 jogos e despencou na tabela; com a derrota para o Grêmio, o Vitória também caiu fora do grupo dos 4 primeiros (que se classificam para a Libertadores 2009); Palmeiras, São Paulo e Cruzeiro venceram os seus jogos e estão na ponta de cima da tabela. Próximo jogo será quarta-feira, no magnífico horário das 19h30min, no Olímpico, contra o lanterna Ipatinga.

GRÊMIO: Victor, William Thiego, Pereira e Rever; Paulo Sérgio, William Magrão, Rafael Carioca, Tcheco (Makelele) e Anderson Pico; Perea (Souza) e Marcel (Reinaldo). Técnico: Celso Roth.

VITÓRIA: Viáfara, Marco Aurélio, Anderson Martins, Leonardo Silva e Marcelo Cordeiro; Wallace, Renan (Leandro Domingues), Marquinhos e Jackson (Ricardinho); Marco Antônio e Rodrigão (Adriano). Técnico: Vágner Mancini
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (Fifa-SP), Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Edynei Guerreiro Mascarenhas (RJ). Público: 37.784 pagantes. Cartões amarelos: Paulo Sérgio, Rafael Carioca (Grêmio); Leonardo Silva, Anderson Martins (Vitória)
Gols: William Magrão, aos 17 minutos do primeiro tempo, e Reinaldo, aos 43 minutos do segundo tempo.

CLASSIFICAÇÃO (após 17 rodadas):

Equipe P V SG %

1º Grêmio (RS) 35 10 18 68,6
2º Cruzeiro (MG) 33 10 12 64,7
3º Palmeiras (SP) 31 9 9 60,8
4º São Paulo (SP) 30 8 13 58,8
5º Vitória (BA) 29 9 7 56,9
6º Flamengo (RJ) 28 8 11 54,9
7º Coritiba (PR) 26 7 5 51,0
8º Botafogo (RJ) 25 7 8 49,0
9º Inter (RS) 25 7 3 49,0
10º Sport (PE) 24 7 -2 47,1
11º Figueirense (SC) 24 6 -10 47,1
12º Atlético-MG (MG) 21 5 -9 41,2
13º Goiás (GO) 20 5 -5 39,2
14º Vasco (RJ) 19 5 -2 37,3
15º Portuguesa (SP) 19 5 -12 37,3
16º Náutico (PE) 18 5 -8 35,3
17º Atlético (PR) 17 4 -5 33,3
18º Santos (SP) 17 4 -10 33,3
19º Fluminense (RJ) 13 3 -9 25,5
20º Ipatinga (MG) 13 3 -14 25,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio 3x0 Sport (Série B, 31.ª rodada, Arena do Grêmio, 20.09.2022, 19:00)

 Com Renato de volta à casamata gremista, e após a vitória contra o Vasco, a expectativa era de como o Grêmio se portaria nos jogos fora de ...